2. Quais são os principais desafios e diferenciais da indústria farmacêutica brasileira em relação à

preview_player
Показать описание
MAPA - ECO - ECONOMIA INDUSTRIAL - 51/2024
Olá, estudante do curso de Ciências Econômicas!

A atividade proposta diz respeito ao Material de Avaliação Prática da Aprendizagem (MAPA).
O objetivo do MAPA é te levar a se sentir imerso(a) em uma análise de economia industrial.

Qual é a relação entre a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o crescimento econômico de um país?

Economias que têm uma estrutura produtiva considerada complexa e sofisticada possuem organizações que destinam bastante dinheiro para as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de produtos e serviços. Nesse contexto, direcionar recursos para setores complexos e sofisticados significa promover o crescimento e desenvolvimento de um país. Por isso, segmentos produtivos com elevadas economias de escala e altas taxas de inovação tecnológica são definidos como fortes indutores do crescimento e desenvolvimento econômico. De modo geral, essas atividades se caracterizam principalmente pela concorrência imperfeita (competição monopolística e oligopólio), elevada concentração industrial e barreiras à entrada, níveis elevados de economias de escala e de escopo, diferenciação de produtos por marcas, agilidade na inovação tecnológica, entre outros.
Entretanto, países e empresas com uma estrutura produtiva definida como pobre tendem a não investir significativamente em P&D. Esse é o caso da economia brasileira.
Nesse sentido, você deverá assistir a uma discussão sobre a estrutura de pesquisa, desenvolvimento e inovação existentes no Brasil, e os resultados obtidos até a atualidade.

Você também deverá ler o artigo o artigo “Indústria farmacêutica no Brasil: evolução histórica, capacitação competitiva e políticas industriais” de Silva e Caliari (2016). Conforme o link disponibilizado a seguir:

Agora, suponha que a indústria farmacêutica brasileira esteja em declínio e enfrentando dificuldades para concorrer com as empresas estrangeiras. Para tentar reverter essa situação, o setor farmacêutico decide realizar uma pesquisa a partir do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho, para analisar o seu desempenho industrial. Essa pesquisa visa a identificar as variáveis ou conjunto de características que podem explicar as diferenças de desempenho industrial.
Além disso, a obtenção desse tipo de informação possibilita reduzir os custos de produção da indústria farmacêutica brasileira e ampliar a sua competitividade interna e externamente. Por outro lado, o governo pode estabelecer alguma política e/ou regulamentação pública para incentivar a indústria doméstica e protegê-la da concorrência externa, de modo a expandir a sua participação no mercado e gerar novos postos de trabalho no setor farmacêutico brasileiro.

Podemos parar para pensar como a utilização do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho pode contribuir para a melhora no desempenho do mercado farmacêutico nacional: você já pensou nisso? Quais são os impactos de uma tarifa ou subsídio do governo no desempenho industrial farmacêutico no Brasil?

O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino vão auxiliá-lo(a) na realização dessa atividade. Além disso, um livro sobre economia industrial está disponível em sua biblioteca do Studeo, basta clicar em Bibliotecas Minha biblioteca. Nesse livro, há um exemplo de uso do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho para a indústria de massas alimentícias no Brasil e maiores informações sobre o modelo Estrutura-Conduta-Desempenho, o título do livro é Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil, de David Kupfer e Lia Hasenclever.
Chegou o momento mais esperado de sua atividade MAPA: aquele em que você colocará a mão na massa e partirá para a ação. Nessa atividade MAPA, você será convidado(a) a ter uma experiência de situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre a economia industrial.

Dessa forma, imagine que você, hipoteticamente, trabalhe como um pesquisador na área de economia industrial. Pensando na função exercida por você, foi solicitado que escrevesse um relatório sobre o desempenho industrial do setor farmacêutico, após a realização da pesquisa a partir do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho, solicitada pela associação de indústrias farmacêuticas do Brasil.

Assim, considere que você precisa redigir um relatório sobre a performance industrial do setor farmacêutico brasileiro em relação aos concorrentes estrangeiros. O seu relatório deverá contemplar os seguintes tópicos:

1. Quais são as principais características da indústria farmacêutica brasileira?
2. Quais são os principais desafios e diferenciais da indústria farmacêutica brasileira em relação à concorrência externa, considerando o modelo Estrutura-Conduta-Desempenho?
3. Quais políticas e/ou regulamentações públicas que prejudicam e favorecem o desempenho da indústria farmacêutica nacional?
4. O que pode ser
Рекомендации по теме