Doença de Addison

preview_player
Показать описание
A Doença de Addison é causada pelo funcionamento incorreto das glândulas adrenais, localizadas nos rins e responsáveis pela produção de diversas substâncias, como: os hormônios Cortisol e Aldosterona.

Este mau funcionamento ocorre pela destruição da glândula adrenal devido a uma resposta autoimune. Em alguns casos também acontece pela destruição da glândula por câncer, infecção ou outras doenças.
Em casos raros, a doença tem característica genética, e possui herança genética ligada ao cromossomo x. Nesse caso, os sintomas geralmente se iniciam na infância ou na adolescência.

Entre os principais sintomas estão: fadiga, anorexia e perda de peso. Além disso, há relatos de: fraqueza, taquicardia, náuseas, dores musculares, intolerância ao frio, escurecimento de pele, e outros.

O diagnóstico da doença é feito, principalmente, por meio de exames laboratoriais, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O tratamento é direcionado para a restauração da função adrenal, com a administração de hormônios via oral ou intravenosa e anti-inflamatórios esteroidais.
Рекомендации по теме