Ainda vale a pena cursar Engenharia Civil? (versão 2021) x Engenharia não dá dinheiro

preview_player
Показать описание
#marimeajuda #engenhariacivil #ensinodeengenharia
Olá queridos e queridas, tudo bem?

Já aviso que esse vídeo contém verdades e pode doer.
Vem de encontro para responder a duas perguntas: Ainda vale a pena cursar engenharia civil em 2021? Engenharia dá dinheiro? Prestígio, sucesso profissional?

❤️ Links importantes:

😉 Se inscreva no canal!

Se torne meu aluno e seja especialista na área:

Comenta, curte e compartilha com os seus amigos esse vídeo!

Te vejo em breve,
Até mais.
Mariana Buratto
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou engenheira e vou dar uma dica para quem quer ser engenheiro: FAÇA BONS ESTÁGIOS! Fiquei bitolada em formar logo, puxar matéria, me dedicar a teoria e deixei a prática de lado (estudei na UFMG). Resultado: insegurança total, medo da responsabilidade e etc. Atuo hoje como professora de matemática, mas quero voltar para a área: todos os meus colegas estão empregados e ganhando bem.

Editando depois de 2 anos.
Não quero mais voltar a área, pq finalmente me encontrei na matemática. 🙃

flokinho
Автор

Depois de 10 anos trabalhando na construção civil como pedreiro, encanador, azulejista, agora como encarregado liderando uma equipe e lidando com projetos arquitetônicos e hidráulico e elétrico básico, resolvi esse ano fazer engenharia civil em umas das melhores faculdade privada do país, tá sendo algo novo pra mim.
Estou terminando meu primeiro semestre, prática tenho muito, agora é teoria!amo e gosto do que eu faço.
Não tem dinheiro que pague isso.Uma dica pra quem quer fazer engenharia civil, não entre se vc não gostar desse área, engenharia civil não é brincadeira.Abrange muitas áreas e nela não tem vaga pra quem tem mente pequena ou quer entrar só por causa do salário e etc, o salário é a recompensa do nosso esforço e dedicação!

erasmoferreirah
Автор

Meu primo fez eng. civil e depois um pos. Tres anos atras ele mudou para a Europa com passagem comprada por ajuda da familia e de tanto estar acostumado a ralar no curso de engenharia, conquistou com facilidade varias oportunidades la fora. Hoje ele envia dinheiro pra a gente aqui no Brasil

leonardosantana
Автор

Tem muita gente formada nessa área, agora, realmente capacitada... Aí é outra história! Muito obrigada pelo vídeo, Mariana! Muito necessário tudo que você disse.

vitoriabrnd
Автор

Único curso em que vc se forma e no dia seguinte está trabalhando com salário de 10k é Medicina

lucasc
Автор

Ao analisar os dados de desemprego, não leve em conta apenas a CLT, pois esta está sendo deixada de lado nas relações trabalhistas...

mateusmemes
Автор

Trabalho com construções desde dos meu 10 anos de idade, tenho 21 anos de idade, não sei nem um pouco matemática kkkk mais vo começar engenharia esse ano, não tô nem mim importando se ganha muito dinheiro ou não, eu amo demais essa área, demais da conta ❤️🔩⚒️

Matheus-dhhr
Автор

Não vale a pena. Sou engenheiro mecânico. 90% da minha turma não achou emprego na área. Engenharia civil é a mesma coisa. A única área que tem emprego garantido é a área da saúde pois nela exige-se diploma e experiência. Nas demais áreas (mecânica, civil, automação, elétrica, etc) é exigido, na maioria dos casos, apenas experiência. Ninguém vai confiar em ninguém para mexer em sua boca, a não ser um dentista. Ninguém irá confiar em ninguém para cuidar da sua saúde a não ser um médico. Agora, se você precisa construir uma casa, você vai procurar um pedreiro apenas, na maioria dos casos.

Jean-keoe
Автор

Seu vídeo me deu uma ponta de esperança de ir atrás do meu sonho, que é ser engenheiro civil
Muito obrigado

bernardino
Автор

Eu so um menino de 15 anos eu sembre quiz fazer Engenharia civil e se DEUS quizer eu vou faz sim

isaacdasilvasilva
Автор

Eu sou pedreiro tenho 27 anos e conseguir agora entrar pra fazer engenharia civil 💪 tou super ansioso pra começar logo p

Jhemersonjaizon
Автор

6:20 O problema nao é nem vc sair da faculdade e encontrar no mercado de trabalho, vagas de emprego que pagam apenas 2 salarios minimos, depois de 5, 8 anos de curso . Que é o normal que as pessoas levam pra forma. O problema em si, é as empresas prostituirem sua profissao, e colocar vc no mesmo patamar, de quem nao fez nenhum curso, ou ate senai, e muitas vezes oferecem ate se nao quase sempre, te oferecem 1300, 1500, 1800, sem nenhum beneficio, plano de saude, VA ou VT. E as pessaos que tem tecnico estao ganhando mais do que o dobro que vc. Isso no começo da carreira de engenheiro. Nao que com o tempo seu salario vai alavancar, como no Brasil nao existe industria. Nao ha uma mentalidade de fazer vc crescer dentro da empresa. O que as empresas querem e fazem normalmente, é contratar engenheiros ainda durante a graduaçao, como estagiarios, extraem o maximo deles, jogam fora, depois contratam outro. Dai depois de formado, as unicas vagas que restam, sao essas vagas de sub emprego, onde te oferecem quase nada.

budapesteBR
Автор

Muito bom.! realidade pura, o curso é sem dúvidas um dos melhores, pra quem encara-o com responsabilidade e clareza, o reconhecimento deve vir primeiramente de nós mesmos.

OZANOBEZERRAGOMES
Автор

Prezada Mariana
Teu comentário é muito bom.
Sou formado há 36 anos.
Contesto muito a minha formação.
Acho que é uma profissão desvalorizada.
Dependemos muito das políticas governamentais.
A grande herança da Engenharia é a "amplitude" que ela cria na cabeça na maioria dos profissionais...
Abs

marcoantoniolamounier
Автор

A vantagem do engenheiro é que em muitas funções ele "passa na frente" de outros cursos em diversas vagas de emprego. Isso ocorre mesmo em posições para as quais o engenheiro nem foi preparado para atuar (compras, logística, planejamento, comércio exterior, etc...). E isso ocorre principalmente em grandes empresas, que muitas vezes contratam SOMENTE engenheiros. Trabalhei em uma multinacional e no mínimo 80% dos funcionários eram engenheiros. O engenheiro só não atua em áreas que realmente exijam um conhecimento muito específico, como na área de contabilidade, ou se for algo puramente burocrático, como RH.

ivomartin
Автор

Real. Se a pessoa quer fazer dar certo tem que correr atrás. Recém formado as empresas querem colocar você na vaga de auxiliar, técnico ou assistente. Ganhando menos de 2k por mês. Isso se tiver vaga. O importante é não desanimar, continuar se capacitando ( pós, mestrado...) e pegar experiência. Mais na frente o $ vem. Na pior dar hipóteses usa o diploma para prestar concurso em outra área.

antoniocarmo
Автор

Excelente vídeo, vc falou tudo o que eu sempre falo para quem quer fazer engenharia civil, é um excelente curso, sou apaixonado pela profissão, mas infelizmente tem essa regulação do mercado. Eu saí de uma empresa que era “contratado” como PJ, trabalhei lá por quase 3 anos e decidi sair pra montar a minha empresa. Depois de quase 1 anos de muita luta e dedicação estou começando a colher os frutos da minha escolha agora. É uma profissão linda, mas ainda enfrentamos muitas barreiras. Mesmo com o crescimento quase que exponencial da oferta dos cursos há mercados para todos.

feh
Автор

Dentro da engenharia, na minha concepção a única área que vale ainda a pena é a civil. Sou formando em mecânica e o mercado é péssimo devido a desindustrialização de nosso país. Gosto muito da área, mas sei que para ter ascensão é mudar de país como Portugal, buscar um mestrado voltado ao trabalho por lá e tentar se fixar na França que é um dos países mais industrializados da Europa.
Resumo: engenheiro tem muito sucesso em países desenvolvidos, aqui no Brasil se vc visa estabilidade profissional recomendo medicina ou direito visando concursos.

carlosribeiro
Автор

O mercado tem suas dificuldades, principalmente no início, mas é possível sim viver da engenharia. Dica para quem quer começar a trabalhar por conta própria: Escolha um nicho de atuação e foque em oferecer serviço sobre isso. Exemplo: projetos. Não seja muito generalista no início.

faculdadederevit
Автор

Inventaram a falácia que faltavam engenheiros no Brasil. Milhares se matricularam nas instituições de ensino e não existem vagas para todos. Engenharia como qualquer outra profissão deve ser feito porque se gosta e não pela parte financeira. Antes de querer mandar é necessário saber fazer, senão logo logo a vida ti passa uma rasteira.

fabianobrum