ASSISTÊNCIA SOCIAL NÃO É QUALQUER COISA

preview_player
Показать описание
Instagram: @anapincolini

A política pública está em constante atualização. Nesse vídeo comparamos dois importantes documentos do SUAS, lançados em momentos históricos bem diferentes. Vamos fazer a leitura contextualizada dos serviços de assistência social da época do lançamento da PNAS, em 2004, com os serviços que se consagraram e foram assim reconhecidos pela Tipificação Nacional, em 2009 (revisada em 2014). Não podemos simplesmente pegar a PNAS e fazer uma leitura anacrônica, ignorando todos os documentos que vieram depois dela e que atualizaram nomenclaturas que estão lá. O arcabouço normativo tem que ser lido em conjunto, levando em conta as atualizações. Por isso eu convido você, colega, a comparar os serviços lá da PNAS, que foi escrita lá em 2004, antes do SUAS, e aqueles da Tipificação Nacional, lançada em 2009 e revisada em 2014, que se consagraram, nacionalmente, como serviços considerados de assistência social. E atenção: não basta mudar de nome: é preciso mudar a concepção do serviço, já que, com o amadurecimento da assistência social enquanto política pública, muitos deles foram reordenados.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Conforme o prometido, seguem os documentos mencionados no vídeo:
1. PNAS (2004) - Nessa edição, de capa bege, os serviços da época constam nas páginas 36 a 38. Disponível em:

2. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009, edição revisada 2014): ver quadro síntese que está na página 10 (versão impressa) e página 12 (versão eletrônica). Disponível em:

3. Resolução CNAS N°01/2013 - Reordenamento do SCFV. Disponível em:

4. Decreto 5.085/2004 - Define os serviços (ações continuadas) de assistência social (esse decreto impactou o PAIF, que ficou caracterizado como "serviço" e não mais "programa". Disponível em:

5. Resolução CNAS N° 34 - Define o conceito de habilitação e reabilitação na assistência social (que é diferente da saúde).

6. Relatório mundial sobre a deficiência - OMS - ver páginas 99 a 128 para compreender habilitação e reabilitação na saúde.

Era isso, pessoal, boas leituras! Beijokas!

SUASConversas
Автор

esse, vedio
e, sobre , suas,, muito
importante,

heliorodrigeusdesousa
Автор

Ana, teus vídeos são esclarecedores. Trabalho no Suas/Creas/Paefi e vejo profissionais equivocados, qto ao fazer desse serviço. Como seria importante ter
Tuas conversas sendo aplicada em nossa educação continuada, aqui no município. E aproveitando, em q momento o serviço família acolhedora é realizado?

solange
Автор

Quanto tempo após respondido o Questionário de Averiguação a mensagem sai do Sistema, consequentemente do Aplicativo?

isaacalcantara
Автор

Assunto importante! Obrigada!
Como faço para adquirir o seu livro?

cristinachiattone
Автор

Eu vou fazer o curso de serviço social

amgelamariateles
join shbcf.ru