Contador Explicando a HURB: De quase uma Unicórnio a realidade de uma possível Falência

preview_player
Показать описание
No Vídeo de hoje eu comento sobre os possíveis motivos da HURB não está entregando os serviços adquiridos pelos clientes na pandemia. Eu uso como suporte princípios contábeis e o cenário macro econômico criado pela pandemia e pós-pandemia que deixa evidenciado que a empresa provavelmente não soube projetar o seu fluxo de caixa. Faço uma analise de que a empresa provavelmente faturou antecipadamente para suprir custos indiretos e os possíveis cancelamentos atuais sejam por conta dos custos diretos dos serviços terem subidos em um cenário pós-pandemia de um dólar que não caiu e com um cenário global de inflação e taxa de juros altos.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Assim, as companhias aéreas não vendem para cima de 11 meses, eles nunca fizeram isso. A HURB parece que fez tudo na "inocência". Outra coisa nenhum pacote por R$999 cobria os custos de hotel e passagens, talvez em 2002 ou 2003, você mora ai e sabe bem os custos disso.

Автор

tenho agencia de viagens, e pra mim o hurb nao foi inocente, pq é matematicamente impossivel cobrir os custos de uma viagem nos preços que eles venderam, e eles sabiam disso! por mais que possam existir acordos, esses acordos tem limite, um fornecedor seja de aereo ou hotel, tem um limite de custo/negociação que pode assumir, na verdade a pandemia foi uma benção pra hurb, pois só entrou dinheiro sem precisar gastar, nao havia viagens! agora que a conta chegou, é hora de honrar, e não possivel honrar, mesmo se tivéssemos no cenário pre pandemia, os custos cobrados por eles, nao cobrem ! não sei o que pensaram em fazer essa tatica, e infelizmente 123 milhas esta trilhando mesmo caminho, pois venderam e ainda vendem viagens que nao existem no inventario das companhias aéreas, ou seja vendem sem saber quanto vai custar, tanto que pegam o dinheiro do pessoal e só emitem perto da viagem, qual a logica de receber e nao entragar o produto? pilantragem, pois em qualquer agencia quando vc paga, ja receber sua passagem, seu voucher de hospedagem, etc.

thiagosoares
Автор

E o interessante que a Hurb continua oferecendo os seus pacotes pelo seu APP com preços baixos pra 2023 e 2024, fico sem intender como ela com esse "abacaxi " na mão ainda continua com a prática!!!

adnilsonvialle
Автор

Adorei seu vídeo! Vc saberia dizer o que o consumidor pode fazer para ao menos reaver seu dinheiro, caso eles enrolem muito? Obrigada!!!

cristinasantan
Автор

Não concordo que seja um breve caso de falência, pois a empresa está agindo em conformidade a legislação... embora com extrema falta de escrúpulos!

O fato é que se a Lei 14.046 for alterada, como foi com as Leis 14.186 e 14.390, a hurb, só irá cumprir se quiser... Fato é que as duas se debruçaram na bengala das MPs de covid, para se captalizar sem qualquer preocupação com fornecimento do serviço.

Isso os canais de passagens, propositalmente omitem... vou te passar aqui uns trechos de ótima leitura:

Art. 2º Na hipótese de adiamento ou de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos, incluídos shows e espetáculos, de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022, em decorrência da pandemia da covid-19, o prestador de serviços ou a sociedade empresária não serão obrigados a reembolsar os valores pagos pelo consumidor, desde que assegurem: (Redação dada pela Lei nº 14.390, de 2022)

I - a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos adiados; ou

II - a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos disponíveis nas respectivas empresas.

§ 6º O prestador de serviço ou a sociedade empresária deverão restituir o valor recebido ao consumidor somente na hipótese de ficarem impossibilitados de oferecer a remarcação dos serviços ou a disponibilização de crédito a que se referem os incisos I e II do caput deste artigo nos seguintes prazos: (Redação dada pela Lei nº 14.390, de 2022)

I - até 31 de dezembro de 2022, para os cancelamentos realizados até 31 de dezembro de 2021; e (Incluído pela Lei nº 14.390, de 2022)

II - até 31 de dezembro de 2023, para os cancelamentos realizados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. (Incluído pela Lei nº 14.390, de 2022)


Porém o mais bizarro é este:

Art. 5º Eventuais cancelamentos ou adiamentos dos contratos de natureza consumerista regidos por esta Lei caracterizam hipótese de caso fortuito ou de força maior, e não são cabíveis reparação por danos morais, aplicação de multas ou imposição das penalidades previstas no art. 56 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, ressalvadas as situações previstas no § 7º do art. 2º e no § 1º do art. 4º desta Lei, desde que caracterizada má-fé do prestador de serviço ou da sociedade empresária.


Agora, as Leis acima não consideram, que a empresa vendia tais passagens desde 2020 e até agora só promete entregar ano que vem, vivendo de captação de dinheiro a juros zero, em um país que apura um consolidado de inflação de mais de 30% no peróido. E isso, se não vierem com uma nova MP/convertida em Lei

jpmartins.
Автор

Daí, uma empresa que detinha um bom nome junto ao mercado e ao público, a 123milhas, seguiu esse mesmo enredo falido da Hurb e, no começo de 2022, sem estar vivendo o drama de uma pandemia, criou uma tal de promoção com datas flexíveis, no mesmo esquema da Hurb de tentar fazer do cliente um financiador da empresa e de forma não declarada, na tocaia.

MultiSUPERLATIVO
Автор

Você não mencionou alguns pontos importantes que sugerem má fé e pura desonestidade da empresa: eles continuam a vender o mesmo tipo de pacote com preços mirabolantes, desde o início de 2022, para viagens em 2024 e 2025; o dinheiro é devolvido sem correção alguma e em até dizer meses. O negócio no fundo é o velho "Rob Peter to pay Paul". O dinheiro que está entrando hoje paga alguns pacotes e os demais receber seu dinheiro de volta em 12 meses, com correção zero. Enquanto isso, o dinheiro aplicado rendendo 14% ao ano para a empresa

mtmarroquim
Автор

E os processos? HURB vai aguentar tantos processos? No meu caso vão ter que entregar o pacote em uma datas que escolhi, senão enviarem em 10 dias a multa diária é de 1000 reais!

dileneholler
Автор

A Hurb acabou de honrar uma viagem a Thailandia para 3 pessoas de forma muito digna. Excelentes hotéis, voos sem problema algum. E tudo por 4.350, 00 reais. À credibilidade dela comigo está em alta e vou continuar comprando mesmo sabendo que nunca mais terei esse valor. Seu vídeo não ajuda a empresa a permanecer aberta!

claudiadossantosmarqueslat
Автор

Viajar com a Hurb é pra quem tem DISPONIBILIDADE e ponto final. 99% das reclamações sao a respeito de nao comprimento de datas, quando o cliente indica as tres datas que deseja viajar e o Hurb nao consegue cumprir, ou oferece uma data totalmente diferente, ou até mesmo prorroga por mais um ano por não terem encontrato a passagem aérea promocional. Ou seja, o brasileiro compra sem ler o contrato, sem entender como realmente a empresa funciona, quer pagar uma viagem com 90% de desconto em relação a uma agencia/empresa tradicional sem pensar que esse valor tão baixo é porque tem muitas regras. Com isso o cliente sai frustado, e é essa frustação que gera essa enorme dor de cabeça, um sonho nao realizado, uma viagem em familia, uma lua de mel, etc. no meu ponto de vista o Hurb não está errado, entregando a viagem, seja quando for, isso que é o importante. A unica reclamação sensata que eu ja vi foi de clientes que pediram o reembolso e o Hurb devolveu o dinheiro que foi pago sem correção, ou seja, após ficar com seu dinheiro por 2 anos a empresa deveria pelo menos devolver o valor corrigido, ja que so de ter ficado parado na conta deles gerou um redimento para a empresa. Comprei 6 pacotes com eles no começo da pandemia, quando venderam absurdamente baratos, ja viajei para 3 (cancun, cartagena/san andres, punta cana) e deu tudo certo (Nenhum caiu exatamente nas datas que pedi, mas aceitei a data que eles ofereceram) e falta eu viajar para outros 3 (tailandia, curaçau e egito) que no caso ja informaram que meus pacotes ganharam um ano a mais para viajar, sigo aguardando tranquilamente e com total disponibilidade, afinal, esses valores que paguei eu jamais me ousaria a reclamar de alguma coisa, entregando a viagem é o que importa, seja quando for. Fico triste de ver tantos videos similares ao seu com esses titulos, falencia, calote, piramide, etc, etc onde NENHUM DE VOCES tem acesso a nenhum tipo de informação concreta da empresa, entao nao sabem e nao poderiam falar absolutamente nada, podem somente especular a respeito, e especulação é igual fofoca, é feio fazer e nao chega a lugar algum, somente prejudica ainda mais a empresa e consequentemente os clientes. Abraço.

tuliobarros
Автор

Não vai falir kkkk queira estar igual eles

clinicadetenisdanielpadula
Автор

Só balela. Qualquer empresa já programava o aumento de seus custos no pós pandemia e consequentemente, repassar para seus clientes. Empresa nenhuma quer ficar no prejuízo, a não ser a Hurb que vende pacotes há 1200 reais, com custo de passagens a 4 mil 🤭. E outra, nome sujo na praça é o mesmo que a perda de clientes

italobru
Автор

Fui para a Argentina por eles e deu tudo certo… as pessoas não entendem que compraram um pacote FLEXÍVEL. Não é golpe, não é pirâmide. Você vai viajar, mas não sabe quando (os robôs acharem uma passagem em conta). Pelo contrato eles têm a prerrogativa de prorrogar o pacote. Quer ter certeza de quando vai viajar? Previsibilidade? Compre uma passagem no site da American Airlines. Você leva o que você paga. Recebi o famoso comunicado de prorrogação do pacote dos EUA, vou sugerir datas para o primeiro semestre de 2023! Se vocês youtubers continuarem fazendo vídeo com alarde para conseguir likes, acusando a empresa de golpe ou que vai falir (já há vários falando isso levianamente), aí sim vão conseguir fechar a empresa e ninguém vai viajar. Deveriam era chamar alguém da empresa para explicar o ocorrido, LER O CONTRATO, mas aí não daria tanto like quanto descer a lenha na empresa.

igorhenrique