Como INSTALAR uma TOMADA SIMPLES em até 1 minuto? 💡🔌

preview_player
Показать описание
------

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Como INSTALAR uma TOMADA SIMPLES em até 1 minuto? 💡🔌

Eu sou André Mafra, eletricista e engenheiro e estou aqui para te ajudar a deixar sua instalação elétrica mais segura. Então já me segue para ver mais conteúdo!

Temos aqui uma tomada da linha Esatta da WEG, ela é bem moderna e tem ótimo acabamento.

Antes de começar, identifique qual é o cabo de fase, neutro e terra, pode usar um detector, um multímetro ou chave de teste se preferir.
Em seguida, certifique-se de desligar a energia. Segurança em primeiro lugar!

Nós também gostamos de identificar o circuito que essa tomada pertence no QDC, usando anilhas.

Desencape as pontas dos cabos e crimpe conectores tubulares para garantir uma melhor conexão.

Comece conectando o cabo de aterramento no parafuso central da tomada.
Depois procure o borne que tá escrito a letra N, é nesse parafuso que conectamos o cabo de neutro.

E o borne que sobrar, logicamente é onde iremos conectar o cabo de fase.
Aperte os terminais com firmeza, e depois puxe levemente os cabos para testar se ficou preso.

Por fim, parafuse a tomada sempre com o pino de terra virado pra cima, confira o alinhamento com um nível bolha, ajuste se necessário, e tá instalada sua tomada no padrão profissional.

03 DETALHES de TOMADAS, que todo ELETRICISTA PROFISSIONAL precisa EXPLICAR ao cliente! 🔌💡

Só pra começar nossa conversa aqui, pra você ter ideia, uma instalação correta de tomadas é tão importante que existe uma norma específica só para tomadas, a famosa NBR 14136.

Só que além das recomendações dessa norma, existem mais três detalhes que todo eletricista profissional deve explicar ao cliente na hora de fechar um serviço, e atenção, isso passa credibilidade e desperta mais confiança do cliente em você!

O primeiro detalhe é saber explicar ao cliente a quantidade mínima de pontos de tomada por ambiente, já que este é um item que costuma gerar bastante dúvida.

Basicamente nas cozinhas, copas, e áreas de serviço, a norma pede um ponto de tomada a cada 3,5m de parede. Então se minha cozinha tem por exemplo 4m de largura por 5m de comprimento, temos somando as 4 paredes, 18m lineares, dividindo isso por 3,5m, precisamos de pelo menos 5 pontos de tomadas espalhados por aqui…

Já nos quartos e demais ambientes da casa, a norma recomenda um ponto de tomada a cada 5 metros de parede, e o cálculo é o mesmo que mostrei.

Aqui dá pra gente ver isso na prática. Essa maquete simboliza uma casa que usamos para fazer nossas vídeo aulas do curso de eletricista profissional. Notem que na cozinha tenho mais pontos de tomadas do que nos quartos e sala, isso atende o mínimo de tomadas exigido para cada ambiente conforme recomendado pela norma!

Já o segundo detalhe que um eletricista profissional deve orientar ao seu cliente é sobre a altura de instalação das tomadas. Assim, desta forma, podemos garantir 3 coisas: funcionalidade, conforto e estética.

Existem basicamente 3 tipos de alturas padrão para instalarmos as tomadas.

As tomadas baixas, que em geral são utilizadas nos quartos, salas de jantar e salas de estar, e são instaladas em média a 30 centímetros do piso acabado.

Já em cozinhas, lavanderias, banheiros e áreas externas, costuma-se instalar as tomadas em altura média, ou seja, entre 1,20m e 1,30m do piso. Geralmente elas são instaladas a essa altura devido a existência de bancadas nestes ambientes.

E também temos as tomadas altas, que devem ser previstas para instalar aparelhos elétricos específicos, como um aparelho de ar condicionado, e devem ficar entre 2,0m e 2,2m do piso.

Agora, o terceiro detalhe que você deve orientar ao seu cliente é sobre a existência de 2 tipos de tomadas, as tomadas de uso geral (10A) e as tomadas de uso específico (20A).

As Tomadas de Uso Geral, conhecidas como TUG 's, são tomadas onde devemos ligar equipamentos que consomem pouco, como televisão, som e ventilador. Elas são, na maioria dos casos, tomadas que suportam no máximo 10A, já que os aparelhos ligados a elas, como eu disse antes, consomem pouca carga.

E as Tomadas de Uso Específico, ou simplesmente TUE´s, que servem para ligar equipamentos mais potentes, como secadores de cabelo, air fryer e microondas.

Essas tomadas, por serem usadas por equipamentos mais potentes, devem ser de 20A, em média se é cozinha, área de serviço, banheiro e até mesmo garagem onde talvez ligue lavadora de alta pressão, eu gosto de usar tomadas de 20A.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Somente está questão do "fio de terra virado pra cima" que tem me causado problemas com alguns clientes, pois, numa tomada tripla ou mesmo dupla, grande maioria dos cabos de força dos equipamentos (ainda no formato "L" praticamente impossibilita o uso dos 2 ou 3 módulos das tomadas! Isso praticamente obriga instalador colocar o último módulo virado com o "terra" para baixo.

saulomarconi
Автор

Tomada weg é top. Eu sempre indico para os meus clientes.

RenanDataMing
Автор

Show sempre vejo seus vídeos muito bons

ginaldopessoadacostaginald
Автор

Se colocar todos os terminais na posição que vc colocou o de fase no sentido do aperto, dependendo da tomada ajuda bastante!

andregomes
Автор

Onde a gente consegue essas anilhas para identificar o circuito?

rafaelandrade
Автор

É qual a melhor forma de fazer uma tomada com 2, 3, 4 ou 6 ?

gabrielgomes
Автор

Qual seria o critério utilizado para anilhar os circuitos? Tem alguma regra?

marloncazais
Автор

O que acontece se eu não conectar o cabo neutro e de fase na posição correta? ou seja se eu invertesse a posição. Só por curiosidade. Sou bem leigo nesse assunto

whyllesantos
Автор

Resumindo ninguém faz assim. Só desencapa e já coloca e apera e fecha nível no zóio.

jefersondonizetti
Автор

Porque aqui a que minha mãe trocou e so 2 fios?

raquelferreira
Автор

Mal contato apertando os parafusos dessa forma, sem um terminal

laerciocivali