O fascismo se apresenta | Ponto de Partida

preview_player
Показать описание
Tem um bando de gente ligada a Trump brincando de fazer saudação fascista. Isso quer dizer alguma coisa a sério? Quem presta atenção nos gestos do governo deveria achar que sim.
-
O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no Youtube do Meio. Inscreva-se!

#trump | #fascismo | #política | #meio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu participava de dois grupos de whatsapp com um bom número de pessoas (entre dez e vinte), com alguma pluralidade até certo momento, mas com vieses diferentes: um grupo dos meus colegas de trabalho, funcionários públicos, tendendo à esquerda; outro dos meus colegas de mestrado e doutorado em ciência da computação, tendendo à direita. Com o tempo, no primeiro grupo comecei a ser rotulado como "neoliberal" moldado pela imprensa; já no segundo grupo, num dado momento, passei a ser hostilizado por ser supostamente de extrema-esquerda. Hoje até que a situação está bem amigável no primeiro (Bolsonaro e similares nos uniram, contra eles). Já do segundo não participo mais porque se tornou insalubre. O último movimento do grupo foi um exercício de tolerância aos símbolos nazistas para se manterem receptivos à extrema-direita trumpista, que vem com tudo com a estética nazi-fascista. Não existe um limite moral fixo, talvez nem mesmo um móvel, e isso é desesperador. Tudo será aceito pela tribo. É assim que a história tenta se repetir.

fmpinto
Автор

Muito corajoso ao chamar as coisas pelos seus nomes. Parabéns

matheus_p_m
Автор

O problema não é a duração, mas sim o estrago causado nas Sociedades.
A próxima geração desse Fenômeno será melhor?!

cesarcerveira
Автор

Excelente, Pedro! Suas análises ajudam muito pessoas como eu, que desejam entender a complexidade das coisas!

concerto
Автор

Tomara mesmo que Pedro esteja correto em pensar que essa insanidade não dura. Ainda continuo sem saber porque eles estão fazendo isso, mas sempre me lembro de um experimento em que deixaram crianças sozinhas em uma casa e ela foi destruída. Bilionários, reis da ilusão, narcisistas à toda prova, são crianças com brinquedos caríssimos nas mãos.

guidaribeiromap
Автор

Pedro, eu estava assistindo a Central Meio de hoje e participando do chat. Vi o que essa pessoa falou e também percebi que, mesmo depois de você fazer uma explicação semelhante a esta de agora, continuou lançando mensagens de provocação. Ela não estava ali para ter qualquer resposta, sabia o que queria dizer e estava disseminando a mensagem, talvez imitando Trump et alii. Infelizmente, como você disse em outro trecho da Central, não é possível conversar com o fascistas que querem simplesmente propagar a ideia.

zecarlosmenezes
Автор

Só um adendo: Vaterland = Pátria. A raiz da palavra “pátria” também vem de “pai”. O hino alemão (e não estou falando das estrofes que foram banidas) ainda traz o termo. Mutterland (Terra-mãe) também existe. O uso de Vaterland não necessariamente significa uma ação neonazista. Dito isso, como brasileiro-alemão, ando muito preocupado com a ascensão da AfD por aqui.

caiocaesv
Автор

A nossa democracia liberal não é a que o Pedro gostaria que fosse, é a que se apresenta de fato. E ela não representa uma corrente de opiniões, ela representa os interesses da elite financista e elite do agronegócio. Pedro é melhor que isso.

hagarborges
Автор

Tá aberto! Dou aula numa universidade federal. Hoje a minha colega de departamento postou no Instagram um trecho do Mein Kampf sobre a teoria da grande mentira. Sem nenhuma vergonha ou autocrítica

Rodrigo-dqmt
Автор

O fascismo se apresentou nos ataques em F
Gaza?

ivomareufrasio
Автор

Primeiro erro: Musk fez o gesto duas vezes no mesmo evento. Segundo erro: a esquerda vem falando desse crescimento a anos e só agora a imprensa está começando a notar isso, diga-se, muito a contra gosto. O lance é que eles são ricos e ninguém faz nada, mas tem um bando de idiotas pobres que estão fazendo e se fudendo, bem feito mesmo, exemplo o cara que foi na faculdade c um símbolo tatuado no rosto e ele devia ter saído de lá preso. Quanto a democracia ela não existe na favela, só ver: na favela a polícia entra na casa das pessoas arrombando a casa delas, só lembrar o vídeo da polícia invadindo a casa de uma mulher as 5h da manhã e o mandado de busca e apreensão era em nome de uma pessoa que nem morava lá, ou quando a polícia bate na cara de preto pobre, mata adolescente por confundir guarda chuva c fuzil, metralha carro de músico (esse foi o exército), mata e descarta corpos em locais diferentes, se isso n lembra uma certa ditadura militar, então não sei o que lembra.

danieldesigneroito
Автор

Ué não era bandido bom. Bandido morto? 😮 agora é bandido solto ? .😢

rosanarodrigues
Автор

Pedro, gostaria de um vídeo sobre a tolerância com quem tolera o fascimo. Quem chama fascista de grande líder deve ser tolerado? Pra ser claro: dá pra engolir Tarcísio e outros que se colocam como liderados por Bolsonaro?

_RafaeLBorges_
Автор

Eu acho que interpretar esse comentário de que o "povo não manda" como fascismo, supondo que o" povo" significa algo homogêneo é um pouco forçação de barra. É inocência não perceber que a democracia dos EUA (e no Brasil também) é fortemente manipulada por lobby de bilionários. Se não fosse assim, não seria normal falar de "bancada da bala", "bancada do agro", etc. A que parte da população uma bancada que só quer favorecer produtores de armas beneficia? Os EUA sequer tem saúde pública, e gastam horrores com guerra. Acredito que na Europa (moro na Finlândia) as democracias sejam mais próximas da definição do Pedro, com parlamente multipartidário e sem um executivo concentrando tanto poder. Mas nos EUA é difícil ver democracia real no sistema deles. E agora os bilionários como Musk estão escancarando seus interesses, nem se preocupam mais em fazer lobby nos bastidores como até então.

FranciscoSenna
Автор

Não foi acidente em Nenhuma das vezes...

thbastos
Автор

Não dá para dividir um chopp com Trump ou Bolsonaro....

rosanarodrigues
Автор

Alguma evidência histórica que existiu a saudação Romana? Ainda não encontrei nenhuma que fosse cientificamente aceita

DicasdoFred
Автор

Uma vez é acidente. Duas é erro. Três é escolha

é o país de Margaret Atwood

fredericofetter
Автор

Se não chamassem Marina Silva, Alckmin e FHC de Fascistas talvez alguém fora da bolha desse importância a essa palavra

lucasjleandro
Автор

Como você mesmo disse. Identitarismo de minoria termina inevitavelmente em identitarismo de maioria, isso é campo fertil para discursos de direita populista que e flerte com fascismo.
Agora como resolver isso nessa altura?
Não faço ideia, apenas assisto com tristeza na alma.

JEF
join shbcf.ru