Acidente no K2 gera polêmica no Montanhismo - comentários de Pedro Hauck - AltaMontanha News

preview_player
Показать описание
O paquistanês Muhammad Hassan de 27 anos que trabalhava na fixação de cordas no K2 faleceu enquanto tentava chegar ao cume no dia 27/07. Ele perdeu a consciência e ficou pendurado em uma das cordas fixas a cerca de 400 metros do cume na travessia de um grande Serac..

Matéria Completa Aqui:

Equipamentos para montanha, é na Loja AltaMontanha!
Siga a Alta Montanha nas redes sociais!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Trouxe um espanhol do cume do Aconcágua em 98, ano trágico com a perda de parte da equipe brasileira (Catão, Reinaldo e Oto), ele literalmente fugiu da sua equipe (que já tinha o proibido de atacar o cume de Nido), o encontrei no final da Canaleta, ele conseguiu o cume mas totalmente sem condições de voltar, coloquei meu parceiro e eu em risco, mas conseguimos trazer ele de volta. Quis me pagar em dinheiro, eu roguei a ele nunca mais voltar às montanhas, ele, pelo despreparo coloca outros em risco. Não hesitei em nenhum momento em resgatá-lo. Meu cume é voltar pra casa. Ao reclamar sobre o despreparo e a presença de turistas assim, a única providência foi aumentar a taxa do "permisso". Uma vida humana é preciosa demais pra ser deixada assim, sem nenhuma tentativa...

gustavolima
Автор

o mais triste é saber que se fosse um "turista" provavelmente esses"funcionários" não os abandonariam.

mike
Автор

A vida de um irmão tem menos valor que uma foto no topo da montanha que cena triste 😔

williamlima
Автор

10:40
"Essa conquista de vocês que abandonaram uma pessoa precisando de ajuda, é uma conquista sem glória" (Pedro Hauck, 2023)
Sábias palavras meu amigo. Que o Senhor o acompanhe em suas jornadas. 🙏

Sandro_rufino
Автор

Parabéns Gabriel!
"Se puder curar, cure. Se não puder curar, alivie. Se não puder aliviar, console."  Isso é o que nos faz gente!

taniacavalcante
Автор

Terrível essa história.
Por mais que fosse difícil o resgate, ninguém tentou.
Parabéns ao Gabriel. Fica a sugestão: faz um vídeo com ele pra contar essa história. Abraços.

edemilsonlima
Автор

Depois que o australiano Robert Gropel deixou a própria esposa passando mal na trilha para chegar ao topo do Everest, esse tipo de situação não me surpreendeu. Ela não resistiu. Na época fiquei chocada com esse fascínio pelo topo a custe o que custar

marciarigel
Автор

Conheci o Gabriel Tarso FDS passado na pedra da mina, serra da mantiqueira, maluco humilde demais já era fã dele antes de saber desse fato !

henriquefogaca
Автор

Concordo em gênero e grau com o que foi dito por Pedro. Estamos perdendo nossa humanidade por glamour! Conquista sem glória, sem mérito, na real, é uma "des-conquista"...uma mancha no montanhismo mundial.

michellilaureano
Автор

Concordo plenamente. Eu li que uma vez uns alpinistas não ajudaram um sherpa que estava com dificuldade no cume do Everest. Ele acabou morrendo. Eles tentaram se justificar que naquela altitude as coisas eram diferentes e não daria para ajudar naquelas condições. Tem vezes que eu até entendo as dificuldades. Mas eles não deram nem um pouco de chá para ele. E vão esperar para ajudar quando?! Quando estiverem na praia, nas melhores condições de receber ajuda? Não, lá é que a ajuda é a mais necessária.

fromsouthbrasil
Автор

Eh só lembrarmos da Tragédia do Everest, contada em seu canal... Anatoli buscou os alpinistas perdidos em condições adversas e sozinho, várias vezes.Suas palavras descrevem a indignação de todos que acompanham seu canal

mariaandrea
Автор

Pedro, tenho repetido muito nos últimos dias que "um de nossos maiores erros é achar que todas as outras pessoas são como nós mesmos". Infelizmente, hoje foi dia de ter um dissabor com um pequeno grupo de montanhistas. Graças a Deus, e você é um exemplo disso, essas pessoas ruins são exceção.
Grande abraço, irmão! Sou seu fã.

iagofelipe
Автор

Parabéns pra quem filmou, pois se não tivesse mostrado p todos, nunca ninguém saberia desta covardia. Não tem nem nome p esta atitude. parabéns ao brasileiro que ajudou. è triste ver o que esta se tornando o ser humano, trataram o rapaz pior que um animal que esta morrendo. que vergonha.

Maripassos
Автор

Já fui alpinista e montanhista aqui no Brasil, e me choca ver que nem as grandes montanhas do Himalaia conseguem vencer o poder da comercialização, da ganância e da arrogância das empresas privadas.

luisclaudiofontenelle
Автор

Cena estarrecedora essa do vídeo.
O fato é que a vaidade e a ambição humana não tem limite.
Mesmo parecendo que um resgate naquela seção da montanha seria extremamente complicada e difícil, não existe desculpas para a omissão dos que ali aparecem.
Muito triste.

marioleao
Автор

Nunca tive a oportunidade de praticar o montanhismo, ou ao menos cheguei a conhecer pessoas que pratica o montanhismo, porém estou completamente apaixonado pelas as histórias do Irmão Pedro Hauck aqui no canal, aprendi que várias vidas foram Ceifadas nas Montanhas por Ego, Orgulho, Vaidade, falta de perícia...mas ver vários irmãos cometer uma OMISSAO COLETIVA é muito triste, e ao meu ver uma derrota de todos nós! Essa imagem não é reflexo somente do que pode acontecer no Montanhismo, mas é um espelho do que acontece no dia a dia. Esse vídeo diz muito sobre nós mesmos nos dias atuais, é simplesmente um tapa na cara, será onde que foi parar nossos valores, nosso respeito ao próximo, nossa racionalidade?
Se fosse usado a razão ou a emoção nesse caso, em ambas o socorro seria o foco central!

carlosantoniodebrito
Автор

Tempos moderno, o coração do ser humano esfriou, triste e lamentável esse fato.

jogomesgomes
Автор

Se a pessoa não consegue andar por si mesma, é basicamente impossível retirá-la das partes altas de um 8000m. Não sou tão duro no julgamento, a situação de todos ali é bastante precária. Imagino que eu poderia tentar reanimá-lo com remédios, chá quente e oxigênio, mas não me ocorreria tentar arrastá-lo desacordado montanha abaixo. Acharia impossível e inútil. Talvez com uma maca e uma equipe grande, entre 4 e 8 pessoas, algo pudesse ser feito. Mas nem isso me convence, era o garrafão do K2, quase na estratosfera... A dura verdade é essa: quem desmaiar acima de 7500 m, vai morrer. Só se salva se voltar a ter consciência e caminhar. Quem sobe lá conhece o risco.

eduardoprestes
Автор

É bem complicado isso, o cara passou mal logo no lugar mais complicado da montanha, onde a maioria das pessoas morreram no K2.

renatoguitart
Автор

"O contrário de ser egoísta é ser humano".
Coisa cada vez mais rara mas que podemos encontrar neste depoimento! Salve, Pedro!

WandaBSilva