ELETRICISTA PRECISA DE TERRÔMETRO PARA GARANTIR UM BOM ATERRAMENTO?

preview_player
Показать описание
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
Será que um aterramento eficiente só pode ser conseguido com a utilização de um terrômetro?

A primeira coisa que o eletricista precisa fazer é tirar da cabeça bordões como “aterramento bom só abaixo de 10Ω” ou “aterramento bom só com 3 hastes em triângulo”, ou ainda “aterramento bom, só com só com terrômetro.”

Antes de falarmos se o terrômetro é ou não necessário você precisa entender alguns detalhes que podem classificar um aterramento como bom.

Existe uma diferença entre esquema e sistema de aterramento. Esquema de aterramento é a forma como massas e alimentações são aterradas e podem ser TN, TT ou IT. Sistema de aterramento tem a ver com a maneira com que seu esquema será utilizado na instalação.

Pensando no esquema, para imóveis novos, sequer pode ser feito aterramento usando apenas hastes. As hastes são permitidas em reformas, onde não é possível utilizar nenhum dos quatro tipos de aterramento determinados pela NBR-5410.

Pensando em sistema, outro detalhe que precisa ser entendido e que já falamos várias vezes aqui no canal é que aterramento por si só não resolve absolutamente nada. Dois itens muito importantes para a proteção contra choques elétricos são a equipotencialização e o seccionamentos automático da alimentação.

Mas o que é equipotencialização em uma linguagem mais simples? É a interligação de forma intencional de diversos elementos entre si como as armaduras de concreto armado e outras estruturas metálicas da edificação, tubulações metálicas elétricas, de água, de gás combustível, de esgoto, de sistemas de ar-condicionado etc., além é claro do condutor neutro da alimentação elétrica, salvo se não existente ou se a edificação tiver que ser alimentada, por qualquer motivo, em esquema TT ou IT.

Para que um dispositivo, IDR ou Disjuntor interrompa a alimentação automaticamente, a escolha do esquema de aterramento é muito importante e ela é quem vai determinar se você precisa ou não usar um terrômetro.

Baseando nos 2 esquemas mais conhecidos, TT e TN podemos afirmar que sim, para o TT você precisa saber o valor da resistência de aterramento e atender a uma inequação da NBR-5410 que raramente vi algum eletricista mencionar.

Agora complicou, já começamos a falar de termos complicados como inequação. Fique tranquilo, pois uma inequação, nada mais é do que uma sentença matemática em que temos sinais como ≤ ou ≥ que é o nosso caso.

A condição que está em 5.1.2.2.4.3 Esquema TT é a seguinte:
RA. IDn ≤ UL

Onde:
RA é a soma das resistências, em ohms, do eletrodo de aterramento e dos condutores de proteção das massas;
IDn é a corrente diferencial-residual nominal do dispositivo DR, em ampères;
UL é a tensão de contato limite, em volts.

Se analisarmos a tabela C.2 do anexo podemos ver que os valores de tensão limite é de 12V, para pessoa imersa, situação 3, 25V para a situação 2 com pele úmida e 50V para a situação 1 em pele seca.

Se usarmos a inequação para saber o valor que eu precisaria de resistência de aterramento para um IDR de 30mA nas 3 tensões teríamos:

400Ω para situação 3
833Ω para situação 2
1666Ω para situação 1

Podemos notar que em nenhuma das 3 situações com IDR de 30mA foi preciso chegar sequer próximo do valor de 10Ω.

💡 Se liga na #eletricity 💡

Deixe seu comentário aqui em baixo. 👇 👇 👇
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*Achou difícil entender o vídeo❓*
*Então você está precisando de um bom curso de aterramento.*

eletricityeletrica
Автор

Ja tô começando a desconfiar que esse cara não é da terra...caraca véi o cara explica tão bem, que faz tudo se tornar bem mais fácil...caraca.

laelsantiago
Автор

Esse cara é o perfeito retrato de quem ama, estuda e pratica a profissão de eletricista, obrigado por passar os conhecimentos, que Deus te abençoe.

RegisSantos
Автор

Abraço. sempre com boas informações!!
Existe uma maneira simples de calcular a impedância da linha, usando um certificador de instalações eletricas tipo Fluke 1664Fc... ele faz isso.(ele também mede a impedância do aterramento, maneira mais simples de medir o aterramento.)
No TN-S em teoria, se respeitar os limites máximos de queda de tensão que a NBR5410 informa para os circuitos, o aterramento ta dentro do tempo de desarme informado na NBR5410.(na realidade quase ninguém respeita a queda de tensão máxima.)
Se não souber os ohms de impedância da linha... A única maneira de garantir que seja comprido o tempo de desarme informado na NBR5410, é usando DR. (como professor falou)

maxgomes
Автор

Muito bem explicado. Só Mestre pra determinar com tanta habilidade um assunto tão abrangente.

Kleuberh
Автор

Show bora estudar que o conhecimento é tudo.

crygohotmail
Автор

Melhor canal técnico para profissionais.

rafaeldeporte
Автор

Desmistificar a elétrica é algo muito raro na web. A maioria quer apenas bender ideias para comprar equipamentos que dificilmente usaríamos no dia a dia.
Muito obrigado por ser tão honesto e seguro em suas palavras!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👋👋👋👋👋👋👋👋

deolivieri
Автор

Parabéns pela didática Adoniran. Vc é a universidade da elétrica. Ao meu ver é o melhor canal de eletricidade. Tem capricho e zelo pelo saber. Obrigado !!🙏🏻

maurosantos
Автор

Muito bem explicado. Conciliar isso tudo com o mercado é um problema ainda maior, pois muitos clientes não entendem a necessidade de se readequar um sistema de aterramento eficiente e acabam indo para as soluções mágicas e baratas do mercado.

wellingtonricieri
Автор

Como estou feliz em está caminhando no caminho certo... Obrigado a Eletricity por nos ajudar...

adenildodasilva
Автор

suas explicações são super fáceis de serem entendidas show de aula

marciooliveira
Автор

Suas explicações são top!
Direto ao assunto, claro e específico.
Parabéns!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏

robertorodrigues
Автор

Atualmente o unico canal q vale apena assistir

valterrodrigues
Автор

Sem comentários. Obrigado por mais essa 👍

osvaldocamargo
Автор

Que aula! que explicação! Objetivo e embasado na NBR 5410.

emidiobernardino
Автор

Termo complexo é esse de aterramento mas, graças a Deus, temos Mestres pra tirar nossas dúvidas. Gratidão Mestre Adoniram e Equipe Eletricity, vcs são SHOW.

marcoantoniogodinho
Автор

essa aula deixou todo mundo com dúvida como seria na pratica. der um exemplo pratico professor pois na pratica fica mais fácil de entender e tmb podemos sempre assistir o vídeo se tivermos alguma dúvida na montagem pois assim o senhor mostra a forma correta pra gente de uma vez por todas

romulobrito
Автор

Parabéns e obrigado por expor as entranhas da Norma muito bem detalhada.

itaipu
Автор

Cara, sei que fica repetitivo, mas essa combinação de técnica, prática e simplicidade só conheço 2 canais aqui no YouTube, 'Eletricity' e 'Atom Elétrica'...
Claro que existem outros excelentes canais, todavia a forma que o Adoniran (Eletricity) e o Rodrigo (Atom) transferem o conhecimento é muito rico e simples ao mesmo tempo!
Mais uma vez parabéns, pelo vídeo e pela transferência de conhecimento!

faculhps