Eu sou a menina que nasceu sem cor...

preview_player
Показать описание
O programa traz Midria, representando a cena dos slams.

Siga as redes da TV Cultura!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

As lágrimas a gente segura, mas o arrepio é inevitável.

alexandrecordeirorodrigues
Автор

O único problema desse vídeo é q ele acaba. 💕

railanepinheiro
Автор

Eu tenho um problema: meu ascendente é em Ariés. E eu tenho outro problema: é que eu sou a menina que nasceu sem cor. Pra alguns eu sou "preta", para outras eu sou Preta, para muitos e muitos eu sou parda. Ainda que eu sempre tenha ouvido por aí que parda é cor de papel e a minha consciência racial quando me chamem de parda fique tão bamba quanto a auto-declaração de artista pop como Anitta quando pratica apropriação cultural. Eu sou a menina que nasceu sem cor porque eu nasci num país sem memoria, com amnésia, que apaga da historia todos os seus símbolos de resistência negra, que embranquece a sua população e trajetória a cada brecha, que faz da redenção de Can a sua obra prima, Monalisa da miscigenação. E ô ode ao milagre da miscigenação, calcado no estupro das minhas ancestrais, na posse de corpos que nasceram para serem livres, na violação de ventres que nunca deveriam ter deixado de serem nossos. E eu tenho outro problema... pô, eu não sei dar cambalhota e não importa que pra alguns eu seja a menina que nasceu sem cor, que falte melanina pra minha pele ser retinta, que os meus traços não sejam tão marcados. O colorismo é uma política de embranquecimento do Estado que por muito tempo fez com que eu odiasse os traços genéticos do meu pai herdados, me odiasse, me mutilasse, meu cabelo alisasse. Meninas pretas não brincam com bonecas pretas. Mas faço questão de botar no meu texto que pretas e pretos estão se armando, se amando. Porque me chamam por aí de parda, morena, moreninha, mestiça, mulata, café com leite, marrom bombom... Por muito tempo eu fui a menina que nasceu sem cor, mas um dia gritaram-me: NEGRA. E eu respondi.
-Midria

renatalaianny
Автор

Meu Pai é Branco e minha mãe Morena Baiana. Eu alguns tempos atrás me considerava negra, pq muita gente falava que eu era, e quando eu falava que era "Negra" muitas pessoas diziam que não, que minha pele era clara. Então desde então vivi com conflitos de que cor de pele eu me encaixava perante a sociedade. E óbvio que se fosse uns tempos atrás na escravidão eu seria com certeza tratada como uma escrava. Só que eu não vejo problema nenhum de ser parda, na minha certidão tá assim, minha mãe diz que essa é minha cor. Então eu digo parda também é cor, não existe só branco e negro. Parda é o meu lugar, e negra é a história que eu carrego. Não desmereça as pessoas pardas, negras, brancas, amarelas e retintas.

jaquelinegomes
Автор

Tenho uma prima negra que nunca se aceitou como era, ela alisou o cabelo e hoje se considera parda. Hoje vejo a história se repetir com outra prima e isso me deixa estremamente triste. Não tenham vergonha da herança étnica que vcs caregam.

juliaferreira
Автор

Eu nunca me canso de assistir essa maravilha de vídeo ❤

Portgas_D_caio
Автор

Escutei esse slam na escola a uns 6/7 anos atrás, eu ainda era criança, mas ficou tão enraizado na minha cabeça q eu toda vez q me questionava lembrava dele

Izzy_.kr
Автор

e ainda citou Rincon A MINA É BRABA
trampo ÉPICO

alinemorisluzente
Автор

que choro 🤎🤎🤎🤎🤎 nossa sinto uma fisgada no peito. poesia ❤

ajaponega
Автор

Amo amo amo! E choro sempre que vejo. A identificação é grande!

Maryannenunes
Автор

Recitei ano passado esse poema lindo da Midria na minha instituição e esse ano fui convidada para recitar de novo <3 Me inspira e me orgulha demais essa obra!

eduardareichert
Автор

Não sei nem expressar o quanto esse Slam me toca 💘

Gabriela___
Автор

Mas um dia Gritaram "NEGRA" é eu respondi🙌❤👏

sileianascimento
Автор

Eu amo tanto essa poesia, me arrepia todas as vezes que eu escuto !

beatrizaraujo
Автор

Me vejo no que ela diz sempre me chamaram de parda .E hoje sei que sou negra, negra com orgulho.

gefaria
Автор

sempre amei essa E HJ FAZENDO ATIVIDADE DO SISTEMA DO SAS, há uma questão exatamente com tal textoo!! Que orgulho!!!

victornolascomendes
Автор

A dois anos atrás eu vi esse vídeos e não entendi nada, e agora ouvindo isso mais uma vez eu entendi a força desse vídeo ❤️

marviabreu
Автор

Incrível demais, chorei um monte, me representou...

stefanygomes
Автор

n importa quantas vezes eu vejo esse video, eu sempre me arrepio

jasmim.borges
Автор

Ela conseguiu colocar em palavras o que eu só sentia no coração. Obrigada por tanta inspiração.

ingridcristina