Por dentro do livro: Uma breve historia das doutrinas Cristãs - Justo Gonzalez

preview_player
Показать описание
Este livro é uma introdução às doutrinas cristãs, no contexto histórico no qual surgiram e a contínua importância que têm para a crença e prática cristã da atualidade.

Justo González mais uma vez mostra sua habilidade para interpretar as crenças (doutrinas) e a história da igreja. Neste livro, expõe as respostas a três perguntas fundamentais para entender a tradição cristã.

A primeira é: Quais são as doutrinas cristãs básicas? Que ideias e convicções fazem parte do cerne da identidade cristã?

A segunda é: De onde provêm essas doutrinas? Quais os contextos históricos em que começaram a ganhar destaque?

A terceira: O que significam essas doutrinas nos dias de hoje? Que reclamações continuam a ser feitas à crença e prática cristã no século XXI? "As doutrinas são boas? São por acaso necessárias? Em todo caso, o que é uma “doutrina”? De onde vieram?

Tais questões são todas legítimas, e os cristãos têm o direito de fazê-las. São boas perguntas porque, ao que parece, a principal função das doutrinas é criar divisões entre nós. Será que a igreja simplesmente não tem complicado demais as coisas com todas essas doutrinas sobre a autoridade das Escrituras, a criação, Deus e a Trindade etc.?" Justo González

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Livros são uma bênção mas para pessoas que dão o devido valor.

verenaoliveira
Автор

Editora Hagnos, volte a publicar a teologia sistemática de Chafer, pois é um material muito bom.

Автор

Não percebi referências na obra, que reforcem as fontes utilizadas pelo professor JG. Acho o trabalho dele muito bom, mas às vezes vem aquela questão: Qual terá sido a fonte para essa afirmação? Não é um demérito ao seu trabalho (jamais pretenderia tal), mas é bom saber, por exemplo, qual foi o caminho investigativo dele para afirmar que Israel primeiro adorou a Deus para depois desenvolver a doutrina da criação. Só um exemplo, pois estou justamente pesquisando sobre esse livro. Se ao longo to texto ele trabalha com esse aspecto das suas fontes, tranquilo. Repito: não quero rebaixar o trabalho do Dr. JG. Quem sou eu para desmerecer um autor tão profícuo e consagrado na literatura cristã. Muito provavelmente a falha esteja em minha observação.

giljunior