COMO NICOLAU COPÉRNICO MORREU?

preview_player
Показать описание
Como Nicolau Copérnico morreu?

Nicolau Copérnico,  foi um astrônomo, e matemático renascentista, que desempenhou um papel fundamental na revolução científica. Ele ficou conhecido por formular a teoria heliocentrista, que colocava o Sol no centro do sistema solar.

Nicolau Copérnico, veio ao mundo no dia 19 de fevereiro de 1473,  na cidade de Torun, no Principado-Bispado de Vármia, no norte da Polônia.

 
Ele era o mais novo de quatro filhos de uma família de comerciantes ricos e influentes. Seu pai era magistrado e líder municipal, mas faleceu quando Nicolau tinha apenas 10 anos.

Após o falecimento do seu pai, seu tio materno, o bispo de Vármia Lucas Watzenrode, assumiu as responsabilidades paternas, em relação a vida e os estudos de Copérnico, oferecendo para o jovem a melhor educação possível.

O tio de Copérnico queria que ele estudasse as leis e regulamentos da Igreja Católica, e depois voltasse para casa para se tornar um cônego, uma espécie de funcionário da Igreja Católica.

Durante seu tempo se dedicando a vida acadêmica, ele pôde estudar em várias instituições acadêmicas e se dedicando aos mais variados cursos.  .

A contribuição mais significativa de Copérnico para a ciência, foi a formulação do modelo heliocêntrico do Sistema Solar. Na época em que Copérnico viveu, a visão predominante era o modelo geocêntrico de Ptolomeu, que afirmava que a Terra estava no centro do universo, e todos os planetas, incluindo o Sol, orbitavam em torno dela. No entanto, Copérnico questionou essa visão tradicional, e propôs um modelo em que o Sol estava no centro, e os planetas, incluindo a Terra, orbitavam ao seu redor. 

A obra principal de Copérnico, "As Revoluções dos Orbes Celestes", foi publicada próximo a data de sua morte, em 1543. Ele dedicou diplomaticamente o livro ao Papa Paulo III. A igreja não condenou imediatamente o livro como herético, talvez porque o impressor acrescentou uma nota que dizia que, embora a teoria do livro fosse incomum, se ajudasse os astrônomos em seus cálculos, não importava se não fosse realmente verdadeira. Provavelmente também ajudou o fato de o assunto ser tão difícil que apenas pessoas altamente inteligentes poderiam entendê-lo. A Igreja acabou banindo o livro em 1616.

Sua obra desencadeou uma revolução na compreensão do cosmos, e teve profundas implicações tanto para a astronomia quanto para a filosofia. Ela desafiou as visões geocêntricas aceitas pela Igreja Católica e inaugurou um período de mudanças científicas que culminaria nas ideias de Galileu Galilei e Johannes Kepler.

Nos seus últimos anos de vida, já septuagenário, Nicolau Copérnico residia em Frombork, na Polônia, onde trabalhava como cônego na catedral da cidade. Apesar de sua idade avançada e problemas frequentes de saúde ele continuava dedicado, aos estudos astronômicos e desenvolvendo sua revolucionária teoria heliocentrista.

Copérnico sofria de hemorragias cerebrais recorrentes e paralisia nos membros, resultado de sucessivos derrames. No final de 1542, pouco antes de completar 70 anos, teve mais um grave derrame que o deixou impossibilitado de movimentar-se e marcado por longos períodos de inconsciência.

Mesmo debilitado no leito, ditava trechos de seu manuscrito sobre o heliocentrismo para seus assistentes. Nas raras ocasiões em que conseguia segurar uma pena, fazia anotações trêmulas em pedaços de papel, trabalhando contra o tempo para concluir sua obra-prima.

No começo de 1543, o livro que reformulou o cosmos, "As Revoluções dos Orbes Celestes", foi finalmente impresso e chegou às mãos de Copérnico já no leito de morte. No dia 21 de maio daquele ano, aos cuidados de discípulos e médicos, ele teve a chance de segurar e folhear a concretização impressa de sua genial teoria.

Poucas horas depois, Nicolau Copérnico faleceu serenamente, provavelmente vítima de sua quarta hemorragia cerebral nos últimos dois anos. Seu corpo foi velado na Catedral de Frombork, onde trabalhou por décadas, e enterrado sob o piso de pedra da igreja.

Seu túmulo permaneceu desconhecido até 2005, quando seus restos mortais foram identificados por meio de exames de DNA. Em 2010, ele recebeu um funeral solene e foi enterrado novamente na mesma catedral, com uma lápide que o homenageia como o fundador da astronomia moderna.

Nicolau Copérnico deixou um legado duradouro no campo da astronomia e da ciência em geral. Sua coragem em desafiar as convenções estabelecidas, e propor uma visão do universo baseada em observações e matemática, influenciou profundamente a maneira como vemos e entendemos o cosmos hoje.

E foi assim que Nicolau Copérnico morreu.

Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Como Henrique II da Inglaterra morreu?

peryssonluistube
Автор

VC poderia no fim de cada vídeo inserir o ano de nascimento e falecimento de cada personagem.

Censura_livre
Автор

O Niní morreu????
Que isso, o Niní era uma boneca depois que se montava!
Ela tinha mania de morder tudo..., lápis, fronha😂, e batom....
Ela tinha logo que engolir um batom????, deve ter entalado na garganta do Niní...😂😂😂😂

LaborConsultoria