Introdução ao pensamento de Hegel

preview_player
Показать описание
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Estugarda, 27 de agosto de 1770 – Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo germânico. Sua obra Fenomenologia do Espírito é tida como um marco na filosofia mundial e na filosofia alemã. Hegel pode ser incluído naquilo que se chamou de Idealismo Alemão, uma espécie de movimento filosófico marcado por intensas discussões filosóficas entre pensadores de cultura alemã (Prússia) do final do século XVIII e início do XIX. Essas discussões tiveram por base a publicação da Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant. Hegel, ainda no seminário de Tübingen, escreveu, juntamente com dois renomados colegas, os filósofos Friedrich Schelling e Friedrich Hölderlin, o que chamaram de "O Mais Antigo Programa de Sistema do Idealismo Alemão". Posteriormente desenvolveu um sistema filosófico que denominou "Idealismo Absoluto", uma filosofia capaz de compreender discursivamente o absoluto (de atingir um saber do absoluto, saber cuja possibilidade fora, de modo geral, negada pela crítica de Kant à metafísica dogmática). Apesar de ser notavelmente crítica em relação ao Iluminismo, a filosofia hegeliana é tida por muitos como, para usar a expressão de Habermas, a "filosofia da modernidade por excelência" #Hegel #Fenomenologia #Espírito
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Continuo sem entender Hegel. Mas tu tem a sabedoria de tornar Hegel mais próximo. Obrigado por compartilhar os seus saberes....

adailtonbastos
Автор

Minha experiência: fui ler a introdução a fenomenologia do espírito e travei no primeiro parágrafo. Ainda bem que achei esse vídeo por aqui! Parabéns pelo canal!

chrleticia
Автор

Hegel é espirituoso e complexo. Materialidade, abstrato, concreto, espírito buscar uma linha reta explicativa para as teorias da filosofia não são exercícios de longo percurso e incerto de uma possível chegada. Pensar é necessário, aí reside a beleza da filosofia um caminho a ser trilhado. Parabéns.

adailtonbolinha
Автор

Cheguei aqui por que li o livro descontruindo o marxismo de Mises. Mises discorre sobre Hegel mostrando com Marx interpretou erroneamente as ideias de Hegel. Vou procurar ler a Fenomenologia do Espirito acredito que vai ser edificante a leitura. Ótimo vídeo!

diegovalois
Автор

Que apresentação fantástica! Conheci seu canal agora!

CaminhosdoPensamento.
Автор

Muito bom bom!!! Hegel na prática. A relação estabelecida com a consciência nós três níveis (em si, nos outros e absoluta) ajudou bastante a compreensão!!!

ivanildos
Автор

Faça um comentário sobre Hegel na filosofia da China hoje?

Euler
Автор

Boas considerações!
Vou compartilhar com meus alunos! 😉

paulaaraujo
Автор

A.J Ayer e Sir Russell salvaram o vídeo. aeuaeu mas parabéns pelo conteúdo.

mushra
Автор

Toop d+++, me ajudou muito Valeeeu👏🏼👏🏼👊🏼

thiagoaugusto
Автор

Hegel descobriu a estrutura da realidade, só que invertida na sua consciência

jorgeguerra
Автор

Olá, amo muito filósofia, e o pensamento Hegeliano. Quais obras vc acha que são imprescindíveis para tentar entender Hegel de forma mais profunda? E por qual livro de Hegel, começa-lo.

thalesmoura
Автор

Peter Singer elogiou Hegel? Chocado kk

Brunofromaraguari
Автор

Não seria prussia? Em 1700 ainda não havia territorio alemão

mikehenry
Автор

As críticas a Hegel são plenamente justificáveis. Todas as declarações de Hegel são triviais, ou incompreensíveis ou erradas. Falou sobre quase tudo, quase sempre de forma equivocada. Seu livro Filosofia da Natureza é, como disse Mario Bunge, um misto de ignorância e presunção (falar sobre ciência sem ter preparo é passar vergonha). Clareza e objetividade são apanagios da Boa filosofia (Voltaire, Stuart Mill, Schopenhauer, Mario Bunge, Karl Popper). Hegel, porém, foi pura empulhacao trivial.

alexandretadeubrazildepaiv