filmov
tv
AUGUSTE COMTE E O POSITIVISMO | Resumo de Sociologia para o Enem. Profe Fábio Luiz Pereira
Показать описание
/// SOBRE O VÍDEO
Nessa aula de Sociologia, o professor Fábio Luiz Pereira, do canal do Curso Enem Gratuito, ensina o que é o Positivismo e como ele surgiu na teoria de Auguste Comte!
O Positivismo, pensamento positivista ou ciência positivista é uma doutrina sociológica, filosófica e política que surge no século XIX e é fortemente influenciada por ideais iluministas. Neste post você vai conhecer as principais características do Positivismo, conhecendo também o célebre pensador Augusto Comte, pai do positivismo e um dos precursores do pensamento sociológico. Vamos lá?
Quem foi Auguste Comte? Augusto Comte (1789-1957), nascido em Montpellier, França, foi o primeiro autor a sistematizar a Sociologia como ciência específica. Seu pensamento se caracterizou pela tentativa de ordenação do conhecimento humano por meio de uma abordagem fundamentalmente descritiva e baseada em elementos quantitativos, contrapondo-se às explicações metafísicas e teológicas que dominavam as teorias filosóficas e sociais da época.
Comte recusava teorias baseadas em especulações e abstrações universais, pois acreditava apenas na observação dos fenômenos pela experiência sensível. A teoria positivista criada por Comte defendia que a experiência sensível seria a única a produzir dados concretos (positivos) pois ela parte da observação do mundo físico ou material. A metodologia positivista é a própria observação dos fenômenos.
O Positivismo de Augusto Comte: ao desconsiderar completamente todo o conhecimento que não possa ser comprovado cientificamente a partir da experiência, o Positivismo tem como princípios: o real, o certo, o útil, o relativo, o preciso e o orgânico. Para os positivistas não há objetividade no conhecimento obtido pela metafísica ou pela teologia, pois estas não constroem suas teorias a partir de fenômenos observáveis cientificamente.
Este apego aos fenômenos observáveis – embora hoje nos pareça um pouco radical, já que descarta toda a forma de pensamento que não se baseie em fatos empíricos – foi fundamental para o surgimento das ciências sociais.
Diferentemente da filosofia, as ciências sociais surgem como área do conhecimento capaz de pensar a sociedade em termos científicos e, portanto, práticos e objetivos. Contudo, Augusto Comte se utiliza dos princípios das ciências naturais para analisar os fenômenos sociais e isso o levou a alguns equívocos.
A física social, criada por Comte, que depois se tornará a Sociologia, se constrói, neste primeiro momento, como uma ciência quantitativa, na qual os dados de pesquisa seriam capazes de construir teorias precisas sobre a sociedade. Para isso, a análise dos dados deveria ser objetiva.
O positivismo pregava “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. O lema da bandeira brasileira – ordem e progresso – é inspirada nos ideais positivistas. Para os positivistas o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:30 Quem foi Auguste Comte
03:10 O surgimento da Sociologia
07:35 Tarefas da Sociologia para Auguste Comte
09:00 O que é o Positivismo
🔴 ASSISTA TAMBÉM
+ COMO SURGIU A SOCIOLOGIA?
+ TEORIA DO TRABALHO PARA MARX, WEBER E DURKHEIM
❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/
/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!
Bora estudar com a gente?
🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
Комментарии