Como sua Internet Funciona | Introdução a Redes Parte 3

preview_player
Показать описание
Vamos mais na prática como a internet da sua casa funciona. O que vem depois do modem. Como seu PC, seu celular, sua TV, conseguem se comunicar e acessar a internet? E se no ipv4 dizem que já acabou os possíveis endereços de IP, como continuamos usando internet sem migrar pro tal ipv6? Aliás, o que é ipv6? Vamos tirar essas coisas básicas do caminho.

## Conteúdo:

00:00 - Introdução
00:47 - Tanenbaum
01:43 - OSI Model
04:39 - Configurando roteador
06:22 - Endereço ipv4
07:36 - Máscara de Rede
09:23 - Telefones e ramais
11:28 - NAT
14:25 - ARP
16:40 - Default Gateway
17:56 - DHCP
19:39 - Hubs e Switches
21:58 - DNS
26:30 - Pi-Hole (DoH)
27:57 - Roteamento
30:20 - CGNAT
33:20 - IPv6
40:23 - Conclusão
40:53 - Bloopers

## Links:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O Akita em 41 minutos resumiu meio semestre da minha faculdade de rede lá de 12 anos atrás. É nesses bloopers no fim do vídeo que eu mais me identifico hehehe. Muito obrigado pela aula!

PeritoDesigner
Автор

Se esse vídeo tivesse 10 horas, ainda assim eu assistiria, como se estivesse maratonando série. É incrível como você transforma assuntos técnicos em vídeos satisfatórios.

joseleitedasilva
Автор

O bom do vídeo é que o Akita diz que não quer entrar em detalhes e explicar tudo, mas em 4 min ele explica melhor que 90% dos professores

GabrielOshiro
Автор

Essa foi a série que despencou em views né? Eu sinto muito por quem não tá acompanhando, isso é a base da base para nós desenvolvedores. Conteúdo excelente como sempre Akita!

lucaslopes
Автор

Aos 8:55 tem canelada do Akita. São (2^n - 2) endereços IP disponíveis para hosts, porque o primeiro endereço é o endereço da rede (192.168.1.0 no caso de um /24) e o último é o endereço de broadcast da rede (192.168.1.255 para rede /24). Então, para uma rede /24, são 254 endereços disponíveis para hosts e não 256.

De qualquer maneira, isso é detalhe que não impacta em muita coisa no fim das contas.
Série muito boa. Obrigado, Akita!

cassiofabius
Автор

Eu comecei a trabalhar com redes, totalmente forçado, por não ter conhecimento o suficiente para entrar no mundo da programação. Sinceramente, eu estava precisando de um conteúdo como o seu Akita. Dias atrás, quando iniciei na empresa, pensei: "Seria bom se o Akita fizesse um vídeo falando sobre isso, com certeza eu iria aprender e ter um melhor desempenho no trabalho". Dias depois, estou eu aqui, aprendendo. Obrigado Akita, todos os seus vídeos sempre me ajudaram bastante.

ulissesfilho
Автор

Um adendo: tem outro livro de Redes de Computadores muito famoso, muito usado ao redor do mundo creio que mais do que o do Tanenbaum, que é do Kurose & Ross. Eu ja folheei ambos, e ambos se complementam, um tem uns capitulos e curiosidades que o outro não tem. Legal ter os dois

TecnocraciaLTDA
Автор

mano, esse final ficou bom demais. O conteúdo do seu canal é sempre ouro e essa foi uma das aulas mais bacanas que eu já vi, mas infelizmente os bloopers conseguiram superar o vídeo todo parabéns e obrigado por compartilhar tanto conhecimento com tanta qualidade assim.

gabrielbraga
Автор

Excelente explicação básica do básica e do básico em redes por camadas! Esclarecedor! Deveria ser "Obrigação de qualquer Dev" entender como seus códigos se comunicam em uma infra, antes de colocar a culpa no administrador de infra de redes/ti quando seu código não tem alto desempenho de comunicação... Vlw! ;)

rogerioalmeida
Автор

Eu queria saber o porquê professores de faculdade não tem uma didática dessas? Eu entendo que o vídeo é produzido e você faz cortes, roteiriza e tudo mais, mas você não faz algo tão espetacular, só faz um básico bem feito, som e imagem agradáveis, encaixa os assuntos de forma coerente e fala com calma. Isso que faz eu perguntar, por que professores de faculdade não conseguem manter minha atenção?

Eu sempre tenho que estudar por conta porque o tédio nas aulas é tão grande que eu me distraio facilmente com uma borracha um lápis na mesa.

raphaelaugusto
Автор

QUE AULÃO, Akita com certeza dando o melhor para nós meros mortais..

Junin-Speedcuber
Автор

"metade escolhe 13, ou metade escolhe 22..." boa

arthurwrambor
Автор

PQP maratonei essa pequena série no Odysee de uma vez só, em plena madrugada e só tenho a agradecer por esse conteúdo. É introdutório, mas de imenso valor, algo que se eu fosse depender somente da faculdade, nem veria em tempo hábil ou seria passado de forma tardia e confusa. Para o estudante de programação e o próprio profissional da área aperfeiçoarem as competências, tá muito bom. Apenas continua com o canal porque só tem coisas relevantes nele. Vale a pena enfrentar vizinho pnc AUHAUAHAUHAUAHAU

mrseniperes
Автор

Cara, curti demais essa serie de vídeos. Sério mesmo. O caminho até aqui foi de muito aprendizado e nostalgia também pq vem da época da internet discada. Em 1994 fiz meu primeiro "curso de informática básica". Até hoje nem sabia que o Modem era uma sigla. hahahahahaa. Sensacional mesmo.

carlobatera
Автор

Fui pesquisar sobre STUN/TURN, mas ainda não tenho certeza se entendi.

Pelo que entendi pra tecnologias como WebRTC tem um servidor de signaling que duas máquinas (A e B) já estão conectadas.

O servidor de STUN salva os endereços + portas recebidos nos pacotes do A e B.
Aí ele informa o endereço + porta da conexão ativa do A pro B e vice versa.

Assim eles conseguem se comunicar.
Aí quando um dos dois tem um NAT configurado pra bloquear tráfego vindo de outros endereços que não do servidor que ele se conectou (no caso A poderia ter rejeitado a conexão do B, pois ele não iniciou uma comunicação com ele, e sim com o servidor) é utilizado o TURN.

O TURN é basicamente o servidor no meio enviando todos os pacotes do A pro B e do B pro A, o que é mais custoso e tem mais latência.

Isso me fez pensar mais um pouco sobre como funciona o bittorrent. Imagino que para nós com NAT que bloqueia tudo, talvez alguns outros nós possam agir como TURN pra manter a conexão.

patrickstival
Автор

Perfeeitoo, esse cara explica como ninguém, sou fã demais, eu trabalho em um provedor de internet e nunca tinha visto ninguém explicar sobre redes tão bem. Pois conhecer de redes é fundamental pra qualquer programador, mas muitos nem sabemm como funcionaa

mdtch
Автор

Nessas horas eu vejo como eu tive a sorte de ter um ótimo professor de redes em 2015/2016, reconheci e relembrei tudo enquanto o Fabio falava, vou até mandar uma mensagem para meu professor agora, com o link para o vídeo, sensacional!

alessandrogentil
Автор

Sua serie de redes é excelente.

Quando estudei redes na FAM não tinha visto muito dessas coisas. A FAM AUGUSTA, evite ela se estiver procurando uma faculdade agora.

Futuramente certamente irei comprar muitos livros, seja de gestão, tecnologias ou matemática, mas por agora estou estudando apenas com conteúdos gratuitos ou mais baratos que os 200 reais para cada livro.

Mesmo que eu não entenda tudo, seus vídeos me ajudam bastante a ter uma imagem maior das coisas.

vitorfreitas
Автор

É incrível o seu serviço para os jovens e todos desta plataforma. Tenho orgulho em dizer que estou virando um fã. Parabéns Akita. Já trabalhei como analista técnico em infraestrutura, suporte, telecomunicações, telefonia, segurança, e agora dev. O seu trabalho aqui é sensacional. Parabéns demais

patrickcruz
Автор

Só complementando uma informação. O NAT foi uma das últimas soluções para mitigar o esgotamento do IPv4. A primeira foi o CIDR já que antes, uma empresa que precisava de, sei lá, uns 300 IPs obrigatoriamente tinha que receber um classe B com 65.536 endereços. Veja o tamanho do desperdício. Outra estratégia criada foi o próprio DHCP (isso mesmo, o DHCP!) que conseguia alocar dinamicamente os endereços dos assinantes sem precisar reservar o endereço o tempo todo para aquele assistente que só se conectava umas poucas horas na semana. Aí sim veio o NAT. E também teve algumas outras como /31 em links p2p (pouco efetivo na prática) e uso de endereços privados na infraestrutura de rede (já que um router no meio do caminho não precisa fazer muito mais que entregar o pacote ao próximo salto).

ppcarvalhof