O avanço imparável da China na América Latina

preview_player
Показать описание
A influência da China na América Latina cresce sem parar.
Ela é fruto de uma estratégia pensada.
Implementada ao longo de duas décadas, sem grande alarde.
Um processo que não só atravessou crises graves, como a de 2008 e a pandemia.
Como se aproveitou delas para se consoliar.
Neste vídeo, eu vou falar um pouco sobre como a China virou um parceiro confiável numa região tradicionalmente de influência dos americanos e europeus.

#dwexplica #china #americalatina
---

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Uma coisa não podemos negar, a China é uma ótima estrategista.
Trabalha de forma lenta, sem fazer alarde!

patricialima
Автор

A Europa e América do Norte ignoraram o continente. O resultado é este.

giovanifm
Автор

Interessante que o relatório de 2008 da China fala em parcerias ganha-ganha.
EUA e Europa nunca tiveram esse olhar com o Brasil. Para eles o mercantilismo continua.
Claro, não dá pra ser ingênuo e achar que a China é boazinha, mas os antigos principais parceiros nem tentavam ser razoáveis.

zesegatto
Автор

Estados unidos e Europa tem sabotado continuamente a América Latina, em todos os setores, resultado Tai, fizemos parcerias com quem queria crescer junto com a gente ( obs. Há casos isolados sim).

g.msilva
Автор

Tem muitas coisa bem questionáveis na política da China, mas devemos aplaudir a capacidade de criar um plano de crescimento a longo prazo e executá-lo, coisa que o Brasil nem sonha. Cada eleição muda tudo.

torashuPanda
Автор

Americanos e europeus subestimaram demais o poder chinês na América latina e África

CarlosAmorimCarvalho
Автор

Não tem essa de melhor um ou outro, o melhor lado é o q é melhor para o Brasil. Nem EUA, China ou UE tem interesses em serem bozinhos com o Brasil, Aqui é ser estrategista tão quanto ou melhor que esses demais.

LeandroMesquita
Автор

Nao sei se isso vai ser bom ou ruim pra gente, mas se ensinar um pouco de humildade pros EUA e Europa eu já fico contente.

gamaliel
Автор

Região tradicionalmente de influencia americana e de europeus = traduzindo: Colônias desde os EUA até a Alemanha da DW

leandrosmorais
Автор

Talvez o único passo que falte para China em longo prazo é conseguir vender sua imagem melhor para as massas. Quase todo consumo de midia ocidental hoje é vendendo o modelo de vida, consumo e aspirações americanos, europeus, japoneses e Corenao.

Um investimento em cultura para mudar a sua imagem no mainstream, ajudaria muito na mudança de percepção da população sobre ela e logo menos resistência local a mais parcerias com ela.

takacolon
Автор

Brasil tem que negociar sempre com troca de tecnologia, é importante o país se tornar dono da região de fato, ser quem vai suprir o desenvolvimento e qualquer tipo de dependência aqui na AL. Outro ponto importante, os EUA lentamente estão perdendo forças, o Brasil tem que pensar a longo prazo (oq é dificil por aqui), mas de qualquer maneira, é pensar em ser dono do continente daqui há 60 anos.

ronaldojunb
Автор

Algo semelhante também acontece na África. Em relação a América Latina, os EUA não cuidaram do seu quintal, aí veio a China e vai acupando terreno

gislandoclaudino
Автор

Ora, mas que ótimo! Pelo menos a China defende uma relação de ganha - ganha, enquanto a América do Norte e Europa sempre defenderam uma relação em que apenas os norte americanos e europeus ganham. A mentalidade dos norte americanos e europeus é aquela velha idéia ridícula de que os norte americanos e os europeus são culturalmente superiores aos outros povos e portanto esses outros povos devem ser desprezados. É algo totalmente ridículo e ultrapassado, mas que infelizmente ainda existe. Eu torço pelo crescimento da China e também da Ásia como um todo, para que o mundo deixe de girar ao redor apenas de europeus e norte americanos.

brunorubim
Автор

Na prática EU e US nunca deram a menor bola pra AL. O chineses só ocuparam um espaço vago e vão ter enorme sucesso.

mszba
Автор

A China é inevitável! Devemos nos manter firmes e tirar proveito dessa relação econômica que pode nos beneficiar muito, mas claro, sem nos sujeitarmos as influências chinesas. A final não somos um mero país sem importância geopolítica, somos o BRASIL, o 5 maior país do mundo em extensão territorial, a 6° maior população do Mundo e a 10° maior economia. Somos grandes produtores de minérios, e um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

allanaquino
Автор

O modelo de crescimento diplomático chinês é sem dúvida o mais sustentável e melhor para todos os países envolvidos. Os EUA possuem o domínio cultural, que conta muito, e quando não bem estabelecido o impõe através da ameaça (ou ação) bélica. Sem contar, claro, com àquelas táticas não declaradas, como as influências em países frágeis (A.Latina?) para que eles mesmo se auto destruam.
Enquanto isso a China chega, faz negócios e parcerias com ganhos para os países e muitos ganhos para sua população.

almoxferra
Автор

Excelente análise, Clarissa!
Estamos somente no início. Se preparem!
Melhores saudações de Zhejiang Province 🇨🇳

Автор

Ótimo conteúdo. Espero que o YouTube me recomende vídeos como este.

brunogoulart
Автор

Ninguém é bonzinho na geopolítica, não se enganem.

GuilhermeOliveira-fmfh
Автор

Não entendi o tom alarmista da matéria. A América Latina só tem a ganhar com a cooperação econômica da China. Só vi vantagens. Politicamente, inclusive, visto que os Chineses não tem tradição, histórico ou interesse de se intrometer na política interna das Nações, ao contrário da cultura colonialista das relações internacionais dos EUA e seus satélites europeus.

AlissonGomesCallado