Salomão Habib - SINTO-ME BEM ASSIM - TÓ TEIXEIRA Tango Brasileiro

preview_player
Показать описание
No dia 13 de junho de 1893, há 127 anos nascia Antônio Teixeira do Nascimento Filho, carinhosamente chamado de Tó Teixeira no alegre bairro do Umarizal, na cidade de Belém do Pará, Amazônia Brasileira, bairro este considerado de negros pelo fato de nesta região morarem os trabalhadores das casas dos senhores brancos e ricos que habitavam as chamadas "rocinhas" no centro da cidade, atual cidade velha.

Tó foi o primeiro homem negro a realizar uma apresentação na forma de concerto na cidade de Belém, em 1919, contrariando o preconceito existente. Tó era pobre, negro e músico. Mas não recuou ante as adversidades.
Em sua tarefa de encadernador ou "ressuscitador de livros" como o apelidavam, Tó Teixeira lia os livros deixados para restauro na pequenina oficina situada na Rua 13 de Maio, antiga Rua do Pelourinho, em Belém, ao lado de seu amigo Bruno de Menezes, poeta e sonhador como ele.
Desta forma cresceu compreendeu e aprendeu, sem nunca ter ido a escola.
Tó Teixeira era professor em sua humilde casa na Domingos Marreiros , 370 e formou gerações de músicos que iam de pedreiros a juízes.
Mestre em sua missão, Tó compôs 18 Ladainhas para Santos diversos e mais de 250 músicas entre canções e peças instrumentais para Violão solo além de transcrições e arranjos de pecas clássicas.
Tó era descendente de escravos e seu pai, como ele Tó e muitos, somente podiam desempenhar tarefas reservadas a negros pela sociedade, inclusive "tocar violao"
Tó cresceu entre o o racismo, a discriminação ao músico popular e a pobreza.
Venceu as três lutas pois se considerava um homem feliz por tocar violão.
Salomão Habib

Gravação: Amazon Filmes
Direção de Gravação: Cassim Jordy
DVD Tó Teixeira O Poeta do Violão - Selo VIOLÕES DA AMAZÔNIA - 2013
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito apreciativa e boas suas peças, parabéns pelo resgate

paulogoncalves
Автор

Deu vontade de pegar minha preta e ir dançar esse tango no meio da Praça da República em baixo daquele toró.

FabioFreireFreire