Desktop first ou Mobile first? Canvas no HTML - #PR 61

preview_player
Показать описание
👩‍💻 Maykão está de volta para mais um episódio do nosso querido quadro de perguntas e respostas.
Desde soft skills até dicas práticas, existem várias dúvidas sobre o que pode guiar sua jornada como dev. Como se manter constante nos estudos e como entender o que ainda faz sentido no seu aprendizado?
É melhor usar os caminhos absolutos ou os caminhos relativos dentro de imports? Como usar ArrowFunctions e this? E também vamos entender mais sobre responsividade no desenvolvimento web.
Essa nova temporada do PR está completamente diferente, dessa vez queremos tirar dúvidas na prática e gerar uma conversa produtiva sobre assuntos que circulam no universo da programação.

✅ Melhores conteúdos relacionados com esse:

✅ Experiência dev: dicas e habilidades - Alumni Especial #02

✅ CSS - Como eu penso em CSS? - root #02

✅ Técnicas de estudo em programação - Alumni Especial

Acompanhe a Rocketseat nas redes sociais:
Twitter: @rocketseat
Facebook: @rocketseat
Instagram: @rocketseat_oficial
Linkedin: @rocketseat

Nos ouça também no Spotify:
- Podcast Faladev
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu entendo e até concordo muito com o conceito de mobile first quando falamos do processo de DESIGN. Não apenas pelo fato de dispositivos móveis serem maioria, mas porque acho que isso nos força a pensar em interfaces mais limpas e ao mesmo tempo objetivas. Acho que, acima de tudo, é uma prática que nos "força" a pensar mais na UX. Mas não sei se isso impacta muito no DESENVOLVIMENTO de software. Eu, particularmente, sempre tive mais facilidade em começar a desenvolver o código do Desktop e, em seguida, ir adaptando continuamente às telas menores. E confesso que, num primeiro momento, não consigo pensar em nenhum projeto que participei cujo "mobile first" no código fosse mais interessante do que "desktop first". Adoraria receber argumentos contrários aqui sobre o assunto. No mais, parabéns mais uma vez, Rocketseat! Sempre com vídeos excelentes.

insertyourtext
Автор

Ótimo conteúdo Maykão, mobile-first é delicinha demais! Pra quem esta procurando uma forma de aprender frontend na pratica, trabalhando com mobile-first, medidas relativas, flex, grid, CSS Functions e tudo mais, para ajudar a comunidade eu criei um canaI totalmente focado em projetos com html, css e js. Atualmente estou ensinando o pessoal a fazer dois projetos e nós já temos outros três projetos completos. Bons estudos pessoal!

InkasaDev
Автор

Sou formado em Música com habilitação em Piano e o único jeito que eu achei também de concluir todas as obras que toquei ao longo da graduação foi quebrando ela em pequenos pedaços, e aos poucos ir juntando pedacinho com pedacinho até que se tornava uma obra completa e maravilhosa! Infelizmente meu caminho com a música tá próximo do fim porque está cada vez mais difícil de viver da arte no Brasil e estou migrando pra área da programação e agradeço imensamente todas as dicas que estou tendo com teus vídeos aqui no youtube e no Discovery, obrigado de coração!

alexandre_noguez
Автор

O termo "mobile first" é a maneira de abordar a implementação de um layout. Não tem a ver com qual vc começa primeiro. Vc pode perfeitamente começar pelo desktop, mas ainda assim ser "mobile first". Tem a ver com a forma como implementamos as media queries.

MarceloMaias
Автор

Gostei da dica. Comecei desenvolver um sistema e o mesmo foi crescendo em funcionalidades, dai nao encontrei como fazer essas funcionalidades e desanimei de continuar. Agora to a fim de retomar.

OstGod
Автор

Otimo video como sempre, parabens Maykão! :D
Uma opinião pessoal sobre mobile first, na real não vejo como um padrão a ser seguido de forma obrigatória para todos os projetos. Existem necessidades de uso, publico alvo, nicho e prazo de entrega que precisam serem alinhadas antes. Alguns projetos podem ser inclusos no mobile frist, outros no desktop first a depender do contexto de necessidade do projeto.

nathansantos
Автор

#PR Maykão, falando de CSS, recentemente conheci os atributos do scroll-snap, achei incrível como ele resolve a estabilização do scroll, mostra na #PRÁTICA pra comunidade conhecer o scroll-snap e evitar o uso de JS pra isso

gabrieltoledo
Автор

#PR salve RS.
No react-native é possível fazer a Splash-screen animada?

VLW

milhaomusic
Автор

Mayk vc é muito bom. Obrigada pelas super dicas.

NataliaGuimaraes-hguo
Автор

Muito top Maykão, conteúdo sensacional como sempre, esses diálogos de mente aberta e de suprema importância!

allef
Автор

Show!! Só faltou o link do video do google na descrição

yuribmpn
Автор

Boa!!! Muito obrigado pela explicação dos dois conceitos

andrelima
Автор

Muito obrigado Rockeat vocês são demais parabéns ...

cirilocussaca
Автор

eu sempre desenvolvo ambos juntos
cada linha é pensada em ambos

juanfariasdev
Автор

Conteúdo top, eu estudo programação a uns 4 anos, ainda estou tentando entrar no mercado, vejo que nesse tempo evolui muito pouco e acho que grande parte foi por causa da emoção e ansiedade onde sempre quis abraçar tudo de uma vez.

O conteúdo de vocês são muito bom, Deus abençoe sempre!

matheustomaz
Автор

#PR fala galeeera, vcs são feras! Quando trabalhamos com serverless sempre estamos abrindo conexão com o banco de dados, precisamos fechar essa conexão no final de cada request?

danilinholacerda
Автор

Mayokão sempre com seus conteúdos incríveis! 👏👏

nderXP
Автор

Já gostei do Mike rs me identifiquei al dizer quem TDAH. Comecei a mexer com sites em meados de 2008, por aí, fazia site no modo raiz, a notava linha por linha no bloco de notas, salvava e via o resultado. E quando não estava no computador fazia no caderno os projetos. Hoje era pra estar muito foda na área, mas com TDAH já parei, voltei, parei de novo, mudei de área de faculdade. Mas a cada dia aprendo mais sobre meu celebro e isso que fez me apaixonar pela anatomia e hoje faço educação física. Pra ser sincero o que o Mike falou nunca tinha parado pra pensar em dividir o projeto em parte uma, boa estratégia. Claro já fazia desse modo mas não tinha parado pra pensar rs. O cérebro não gosta de ficar focado de mais uma coisa, gera desgaste cerebral e gasto energético. Fora que entra em estresse, precisamos dar outros tipos de estímulos relaxantes para ele se sentir bem, motivado e voltar a fazer o que é necessário. Aquele ditado: pensar fora da caixa! Toda vez que for fazer um projeto estimule um tempo, ou como o mike falou uma meta de fazer o menu, fazer um card e etc. Depois faça algo que te deixe relaxado, mente descansando. Tipo: ouvir musicas calmas, binaurais, ondas alphas, sair um pouco algo que tire seu foco. Desse modo sua mente vai voltar com mais energia, menos estresse, menos bloqueios, mais motivada e as ideias elas vem quando sua mente está em momento de relaxamento e não focado em projetos... der tempo para sua mente respirar...

JohnDev-qglb
Автор

14:19 Começa a falar sobre a responsividade

ODINKZ
Автор

Maikão, muito boa a pergunta do Felipe Buzzi.. seu ponto de vista é ótimo, mas acredito que não seja esse o ponto. Quebrar em pequenas entregas e receber a dopamina em conta gotas é importante, mas acredito que a perda de interesse esteja mais relacionada ao desafio. Todo projeto possui tarefas simples, complexas, rotineiras. E para cada uma delas exige um nível de desafio para cada profissional. Um projeto não pode ser feito só por sênior, fatalmente desenvolver 5 cruds será desmotivador, acredito que o Buzzi esteja nessa.. pretende fazer tudo e faz a parte desafiadora, então sobra o que não tem dificuldade, só fazer… é isso nunca é feito. Eu já abandonei inúmeros projetos depois de superar as dificuldades, ter um Júnior, um estagiário junto será fundamental, pois para eles o desafio ainda existe nessas tarefas que para o sênior é trivial.. o que acha? Meu combustível é desafios…

tiagocunhafernandes
visit shbcf.ru