Dá pra medir RESISTÊNCIA do ATERRAMENTO sem TERRÔMETRO? 🔌🤔

preview_player
Показать описание

--------------------------

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣

--------------------------

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes
--------------------------

👉 Curso NR10 com 20% de desconto

Dá pra medir RESISTÊNCIA do ATERRAMENTO sem TERRÔMETRO?

Fala meus queridos!! Bem vindos a mais um QUAL é a DÚVIDA da Engehall!

Aterramento elétrico é um dos temas que lideram o ranking de dúvidas nas redes sociais da Engehall!
E olha só essa dúvida: “André, será que eu consigo medir a resistência do aterramento sem usar o terrômetro?” Tenho só um multímetro e já vi vídeo ensinando a fazer assim.

E aí, será que dá, será que é seguro e confiável?
Como temos tanto o multímetro, quanto o terrômetro, resolvemos comparar na prática…

Turma, já disse isso em vários vídeos, mas é sempre bom relembrar.

O aterramento elétrico de uma instalação nada mais é do que a ligação dos equipamentos a terra, para que seja possível o escoamento de cargas de fuga do sistema. Desta maneira, usuários de uma edificação ficam protegidos contra choques elétricos acidentais devido a falhas ou condições diferentes das normais de trabalho.

E até pouco tempo atrás muitos profissionais ainda afirmavam que a resistência do solo de um aterramento deveria ser de 10 ohms, porém tira isso da sua cabeça meu querido. Desde 2015, após a revisão da NBR 5419, a orientação passou a ser que devemos sempre buscar o menor valor, o mais próximo de zero possível.

E para aferir este valor da resistência do solo, utilizamos um equipamento chamado TERRÔMETRO. Aqui no canal temos vários vídeos mostrando a utilização deste equipamento.

Agora, será que é possível aferir este valor de resistência sem ter o TERRÔMETRO?
A resposta é… Teoricamente SIM, na prática TALVEZ. Dá para verificar a resistência do solo sem usar o TERRÔMETRO, mas dá mais trabalho e para isso precisaremos aplicar a famosa LEI DE OHM.

Ou seja, para encontrarmos a resistência, precisaremos dos valores de tensão e corrente.

Olha o experimento;

Temos uma haste de aterramento TT exclusivo para nossa cerca elétrica, que será ideal para este experimento, já que ela não está interligada ao nosso sistema.

Primeiro vamos medir a tensão entre a fase da rede e a nossa haste de aterramento
Depois vamos ligar a fase nesta haste e verificar a corrente que irá passar ao solo.

Aí basta substituirmos os valores que encontramos na fórmula e teremos o valor da resistência.

Porém precisamos de um parâmetro para saber se o valor que será encontrado no teste será próximo do valor real, e para isso, vamos fazer primeiro o teste da resistência da nossa haste usando o nosso terrômetro.

Temos aqui o nosso terrômetro já instalado, e vamos ver qual será o valor da resistência que ele vai nos mostrar.
Bom, vamos esperar ele estabilizar um pouco. Reparem que ele nos mostra que a resistência está um pouco acima de 48 ohms. Esse será o nosso valor referência!

Agora usando um multímetro, vamos ligar uma ponta na nossa haste de aterramento e a outra ponta na nossa fase e ver qual valor irá nos mostrar.
Vejam que a tensão encontrada ficou em 129,0 volts.

Agora precisamos ver qual a corrente irá existir quando ligarmos a fase direto nesta haste.
O valor da corrente encontrada foi de 1,67 amperes.

Substituindo os valores de tensão e corrente na nossa fórmula, temos que
resistência é igual a tensão, no caso 129,6 volts dividido por 1,67 amperes, que nos dá um valor de resistência de 77,6 ohms.

Bom, é um valor muito diferente do que encontramos usando o TERRÔMETRO, concordam?
Mas porque deu esta diferença tão grande de valor?

Isso pode ter sido ocasionado devido a forma de medição do termômetro, que utiliza 2 hastes como referência. Desta maneira, quando o terrômetro “injeta” uma tensão à terra, o aparelho “analisa” a queda de tensão entre estas hastes e a haste do aterramento e nos mostra a resistência da terra, de acordo com sua calibração.

Já o multímetro o funcionamento também não é tão diferente, porém na escala de tensão e corrente usadas, ele não está injetando tensão, está apenas se “aproveitando” da própria rede para nos dar um valor. Por esse motivo não é o equipamento adequado e por isso é importante termos equipamentos calibrados, para nos fornecer os valores mais corretos possíveis.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

André já fiz este ensaio de injetar a corrente e deu o mesmo resultado que o terrômetro. A diferença é que no meu método não se conecta a haste diretamente a fase, se conecta uma carga ao circuito, geralmente utiliza-se uma lâmpada incandescente, porém eu utilizo uma resistência conhecida de 180 ohns. Então antes de se injetar a corrente na haste se verifica a ddp da fase para o terra (Va), após conecta-se a fase na carga e esta na haste terra, verifica-se a ddp (Vb) e corrente elétrica (I). Então R= (Va-Vb) / I.

joelmirtoffolo
Автор

Boa noite, equipe Enghall. Eu vi um vídeo aqui nessa plataforma, de um eletricista (não sei se era professor, ou engenheiro ou somente um técnico...) e ele fez o mesmo teste, tanto com aterrometro quanto com o Alicate amperímetro e o valor foi exatamente o mesmo. A única diferença entre os dois vídeos (o deles e o da Eng. Hall) era que ele realizou a medição exatamente ao lado da aste. Desta forma talvez elimina-se a resistência do cabo de energia.
Caso queria posso enviar o link para verificar se há alguma falcatruas, ou se medir ao lado da haste e longe dela, da realmente diferença na medição. Abraços

neicardoso
Автор

Uma coisa que aprendi usando terrometro na cidade é que, muros, baldrames canos e até mesmo outros d arrendamentos, influenciam nessa análise da tensão na terra... Pra verificar se está correto vá na roça onde o solo não tem muita "interferência" de elementos condutores.
Outra coisa eu uso uma lâmpada incandescente por conta do fator de potência e meço a água
Queda de tensão na lâmpada... Tensão entre terra e fase 129v liga uma perna da lâmpada no terra outra na fase outra hipoteticamente meça a queda de tensão na lâmpada, 110v significa que no aterramento está tendo 19v d queda de tensão, meça a corrente e faça os cálculos...

frangocenturione
Автор

Olha que chic o André de uniforme "Nr10" trocou camisetona e chinela rsrsrs
Muito bom quem sabe incentiva a galera da elétrica a usar seus epi's e mostrar que a nossa área tem ótimos profissionais que também se preocupam com esse lado!

robsongomes
Автор

Mas o maior problema é o custo do equipamento; inviável para a maioria dos profissionais que realmente tem responsabilidade e conhecimento. Parabéns!

deolivieri
Автор

Show já usei este método, embora não e um dos melhores mas e funcional.

robinsonoliveira
Автор

Muito bom André, eu não a respeito da medição com multímetro, gostei de sua instrução muito boa.
Parabéns.

danielvieiraneves
Автор

André
Eu faço uma extensão conecto fase e neutro, ligo uma maquina e meço a corrente ...
Depois conecto fase e terra e meço a corrente e adiciono aste até atingir a mesma corrente do neutro

fabiofernandoforato
Автор

BOM DIA ANDRÉ MAFRA: PARABENS MAS UMA VEZ...MEU ATERTAMENTO AQUI E TT, E VOU. ADQUIRIR ESSE TERROMETRO AI POR VC...OBG. SANDRO AQUI DE NOVA IGUACU, RJ.TMS JNTS E JA DEIXEI SEU LIKE. ABRACO.

SandroRoma-fiuy
Автор

Claudemir eu estou participando do curso de eletricista profissional e muito bom

claudemirsantos
Автор

Muito bom o vídeo, só fiquei na dúvida de nesse teste com o multímetro se tem algum valor de parâmetro

regivaldosantana
Автор

Excelente informação. Mais um aprendizado. Professor vc é ótimo para explicar.

adilsonernesto
Автор

Tenho um megometro marca fluke se alguém interessar, valeu André vc é fera demais

rafaelgonca
Автор

Sou eletricista a 42 anos conhecia esse método porém uso um outro metodo tbm + façil e me da 100% de eficiência em leituras .de aterramento.

jlsluiz
Автор

Maravilha.
Cada aparelho com sua função.

geraldomagelacoelhomagela
Автор

Pra dar certo esse metodo, tenque pegar a tensao sobre a haste no momento em q a corrente estar circulando

italodeonizio
Автор

Vivendo e aprendendo com quem sabe ensinar, aprendi muita coisa com vc. Obrigado pelas informações prestadas aqui no canal.

silva
Автор

Sim , conseguimos medir, e ver se está funcional , e qual a diferença de potencial de fase com o neutro / fase com o terra e ver o diferencial de tensão entre neutro e terra , deu diferença de 2 ou mais tá ótimo 😂😂😂😂.

marcelosantos-hdwd
Автор

Foi novidade, e é isso mesmo, o importante é aprender, top show

ricardodiascorreiaaguiar
Автор

Fala André, tudo bom cara ? ! Mais um excelente vídeo. Parabéns !

TempodaEletrica