Teoria Clássica da Administração: Fayol, Gulick e Urwick. - Prof. Msc. Zepka

preview_player
Показать описание
#teoriageraldaadministração #fayol #teoriaclássica #tga
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fayol rompe com Taylor e humaniza as pessoas nas organizações ou apenas colocas as pessoas em uma visão diferente da de Taylor, mas ainda assim mantém a concepção do homem-máquina?

profzepka
Автор

Achei muito interessante conhecer mais sobre as funções e os princípios da administração.

Roberta
Автор

Muito boa a entrevista!!

Fayol mantendo sua ideia na humanização do trabalho e Taylor na produção, mais conhecido como "Homem maquina".

juliasouza
Автор

Com a divisão mais metódica das funções e dos princípios da administração apresentados pela escola de Fayol, pelo meu entendimento, as ideias e processos vão ser tornando mais humanizados ao perceber, aos poucos, as nuances existentes, começando a enxergar melhor o homem a parte da maquina, começando a pensar em iniciativa e espirito de equipe.

johannpires
Автор

Muito legal! Estou aprendendo muito nessas aulas! Mesmo Fayol trazendo novos conceitos e ideias inovadoras, a concepção de homem-máquina de Taylor se manteve praticamente a mesma.

shotroque
Автор

Na minha opinião Fayol começa a levar em conta aspectos sociais do empregado ou trabalhador, mas ainda de maneira muito primitiva, por assim dizer. Quando fala da estabilidade de pessoal, por exemplo, vê os benefícios econômicos que isso traz à organização, mas creio que também vê os impactos no ambiente social de trabalho. Nas ideias de remuneração e de iniciativa também é possível notar uma visão um pouco mais humana ao analisar as consequências de remunerações morais e os estímulos ao funcionário e como isso impacta no seu desempenho.

tebanvjr
Автор

Ótima aula professor, gosto muito das suas explicações porque realmente termino os vídeos entendendo (ou ao menos eu acredito que entendo, asuahsuahsu) o assunto.
Mas sobre a pergunta, acredito que Fayol buscou apenas trazer uma estrutura mais organizada para o meio administrativo, porém suas ideias de certo modo vieram a beneficiar também as pessoas, apesar de ainda manter a concepção do homem-máquina.

karolineterra
Автор

Taylor tem como objetivo alcançar o melhor resultado possível através do máximo de produtividade dos funcionários. Já Fayol busca a divisão do trabalho, investindo para que cada funcionário se especialize em uma área, leva em consideração o bem estar do trabalhador e o que o motiva a trabalhar. Isso tudo também com o objetivo de alcançar melhores resulltados.
Na minha opinião Fayol e Taylor tem maneiras diferentes de trabalhar, mas com o mesmo objetivo que é alcançar o máximo de produtividade.

danielsagaz
Автор

Fayol mantém a concepção do homem-máquina. Entretanto, com uma visão ligeiramente diferente da de Taylor, ele tenta melhorar a relação com o operário, enxergando o ser humano por trás do "cara-que-aperta-o-parafuso" e, assim, aumentando o bem-estar social, tratando a empresa como um organismo vivo, o qual deve ter todas as suas partes em funcionamento, em conjunto e em ordem, visando o alcance do melhor produto final possível.

gabrieljaeger
Автор

Acho que o termo rompimento é muito forte, porque ele não chega e questiona o "homem máquina", mas justiça seja feita, em vário momentos ele olha para o lado do funcionário sim. Os princípios da remuneração, equidade, estabilidade e trabalho de equipe mostram que as pessoas estão sendo vistas, mas ainda noto que falta uma questão de fadiga a saturação do trabalho. Posso estar enganado, mas eu não me lembro de ter sido mencionado algum tipo de preocupação com o que pode acontecer aos trabalhadores em longas jornadas, por exemplo.

Uma coisa é que a menção à Senna me emocionou. Vai revelar muito sobre a minha idade, mas eu gostei de automobilismo por causa dele e é algo que levo comigo até hoje.

pabloguaicurus
Автор

Aula show!
Unidade de comando é um terror, principalmente quando teus dois chefes tem perspectivas de analises diferentes, por exemplo: numa empresa um visa mais analise interna (estoque, relatório de vendas e avarias, conferencia) e enquanto o outro visa analise de erro de caixa e furto. Acabam designando o funcionário a tarefas diferentes ao mesmo tempo e fica tudo mal feito, não havendo muitas vezes também a unicidade dos procedimentos (padrão).

daniel
Автор

Acredito que assim como Taylor a prioridade para Fayol eram os benefícios e o lucro que uma boa e organizada gestão poderia trazer para uma impressa, tanto que ele dedica todas as seis funções essenciais da organização e doze dos quatorze princípios da administração para explicar como que uma empresa poderia produzir e lucrar mais se dividissem o trabalho dos funcionários e se deixassem as funções e cargos de cada chefe bem organizados.

Mas em dois dos quatorze princípios da administração propostos por Fayol ele diz aos chefes para prestarem mais atenção aos seus funcionários para as suas necessidades e ideias, como explicado no princípio onze o da equidade e o princípio treze o da iniciativa.

vitorbastos
Автор

No meu ponto de vista, apesar de apresentar evoluções em relação as teorias de Taylor, que considerava que os trabalhadores não eram seres humanos dentro do ambiente de trabalho, Fayol ainda assim mantém a concepção de homem-máquina, e peca muito na questão de não abordar ou aprofundar aspectos importantíssimos dentro de uma organização, como as interferências externas, relações interpessoais, e como agir diante disso. Um exemplo, é a forma como se deve gerir os conflitos, que são comuns em qualquer tipo de organização.

gabrielpiva
Автор

Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Não podemos ainda dissociar a concepção homem-máquina.

adrimoto
Автор

Fayol tem visões diferentes sobre a organização e divisão de funções de Taylor, mas ainda adere ao conceito de homem e máquina.

lucaschaves
Автор

Taylor é muito mecanicista com as pessoas, pessoas são parte de uma engrenagem na máquina produtiva. Fayol fez uma restruturação na organização, ou seja a empresa passou a ter uma estrutura mais organizada, baseado em cima das funções essenciais e os princípios da administração, Fayol trata um pouco melhor o lado humano das pessoas na organização, mas o princípio ainda é a melhoria do processo.

adrianosouza-wjyy
Автор

Na minha opinião Fayol pensava nas melhorias técnicas porém tinha um pouco mais de foco na humanização para aumentar a eficiência da organização, se preocupando com alguns fatores, tais como não confundir a operação devido ter mais de um líder. Poréém, não vamos passar pano, ele só era um pouco melhor. Assim como Taylor, também tinha uma visão muito mecanicista do homem, não levava em conta as relações humanas na empresa e fora dela e ainda considerava o local de trabalho como um sistema fechado, onde se pode controlar tudo e onde os problemas são de certa forma previsíveis.

diulieborn
Автор

Fayol focando na humanização do trabalho e Taylor na produção, como "Homem maquina".

williamhenriquedesouza
Автор

Acredito que Fayol não rompe com Taylor, pois ambos tinham a concepção do homem-máquina, porém Taylor atuou mais focado nos processos de produção mais sistêmicos em quanto Fayol atuou nos processos de forma mais humanizada. Em meu ponto de vista, um contempla o outro.

andersonluisoliveiradosanj
Автор

Fayol foi realmente mais humano, porém ele ainda mantém de certa forma a ideia de homem-máquina do Taylor. A aula foi muito boa

heldanajiboliveira