FADDA Jiu-Jitsu - O outro lado da história do Jiu-Jitsu Brasileiro

preview_player
Показать описание
Neste documentário, produzido pelos pesquisadores Marco Ferreira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Antropólogo Dr. Raphael Schapira do Depto de Antropologia e Sociologia da Universidade The Graduate Institute Geneva, é mostrado um lado do jiu-jitsu que é pouco falado no Brasil, A linhagem Fadda, que em paralelo, construiu com a Família Gracie o legado da arte marcial que lançou o nosso país no cenário mundial das artes marciais.

Levanto em consideração os rígidos processos de pesquisa científicas, utilizando-se de estudos científicos, Teses e material de imprensa do Século passado, os pesquisadores junto com o professor Alexandre Paiva e o Mestre Hélio Fadda apresentam o resultado de anos de pesquisa e de tradição oral sobre a família que expandiu o jiu-jitsu nas regiões mais pobres do Rio de Janeiro e assim contribuiu de forma fundamental para o crescimento da Arte Suave.

Contatos:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Obrigado pelos esclarecimentos, esses fatos devem ser reconhecidos no mundo das artes marciais e principalmente por todos os praticantes da arte marcial citada e demais lutadores da atualidade

victorlarocca
Автор

Ainda bem que existe pesquisa científica pra desmistificar as lendas que são criadas e que as pessoas acabam acreditando.

Lexrezende
Автор

Tenho 56 anos. Sou faixa preta 2° dan de Judô e comecei a treinar Jiu-Jitsu. Maravilhoso!!!! Não aguento mais projeções, o que é muito utilizado no judô, daí ter me adaptado muito bem ao Jiu-Jitsu.
Em Goiânia, onde moro, nunca havia ouvido falar dos FADA. Treino numa academia da franquia Grace Barra. Ambiente de respeito e salubridade. Sou o avô da academia e todos treinam comigo respeitando meus limites daí o porquê de nunca ter me contundido com o Jiu-Jitsu.
Quanto ao vídeo em específico, entendo que foi um trabalho sério.
Não consegui perceber nenhum demérito aos Gracie.
O que percebi foi que a maioria dos comentários raivosos, sejam deste ou daquele lado, pertencem a pessoas que ou não viram o documentário na íntegra, ou tem um certo déficit de inteligência.
O que importa é a Arte Suave sendo praticada não apenas pela sua eficiência enquanto defesa pessoal, mas pela moldagem do caráter, educação e honradez de quem a pratica.
Rivalidade sadia sim, mas nunca inimizade.
Viva os FADA! Viva os GRACIE!

oararodrigues
Автор

Venho aqui agradecer pela excelente aula de história!
Sou aluno do Mestre Hércules Baptista, filho do grande Aderbal Baptista! Sou orgulhoso de também ser um Fadda! Oss

linekercarvalho
Автор

Obrigado família Gracie! Esse reconhecimento mundial do Brazilian jiu-jitsu não seriam possível sem vcs.

rockinrollify
Автор

Mestre Helio Gracie sempre respeitou Mestre Fadda

jjos_
Автор

É interessante ler parte dos comentários e constatar que muitos praticantes de BJJ não conhecem nada sobre a própria arte. Devemos ser gratos aos Faddas e aos Gracies, que, como dito no próprio documentário, tinham uma relação de respeito e admiração. Particularmente, admiro muito o estilo Fadda, mas tanto uma família como a outra contribuíram muito para o desenvolvimento do que hoje é o BJJ. Oss

htpixs
Автор

Na minha humilde opinião; vejo duas famílias que merecem todo o nosso respeito, e que cada uma contribuiu ao seu modo, para o desenvolvimento do Jiu itsu no nosso país!
E eu, a exemplo de muitos, tbm só conhecia um lado da história!!!
Parabéns pela produção desse documentário, foi muito bem executado, e ficou claro para mim o comprometimento do autor em sua pesquisa.

ChineseWrestlingCeKungFu
Автор

As pessoas costumam procurar comparação, exemplo no futebol comparam CR7 e Messi. Com isso esquecem de apreciar. Quem vive Jiu-jitsu de verdade sentiria um honra imensa de treinar com GM Hélio Gracie ou GM Oswaldo Fadda. Eu sinto imensa satisfação em ver esses caras e nenhuma satisfação em comparar. A história contada nesse vídeo foi linda de se ver. Obrigado por esse vídeo. Hoje sou aluno de Vinícius Almeida faixa preta do Mestre Hércules Baptista filho do GM Aderbal Baptista que é citado nesse vídeo. Muito orgulho

leonardoaquino
Автор

Sou professor de Jiu-Jitsu vindo da linhagem Fadda, hj em dia trabalho mais com meio infantil ministrando aulas em escolas, meu mestre Rodolfo Inácio Valentino foi aluno direto de Mestre Ovídio e Mestre Fadda, e Mestre Ovídio tbm tive o prazer de lidar com ele em algumas academias, aprendendo com o msm, fico feliz em ver um documentário explicando suas origens e contextos históricos, porém gostaria de deixar uma ressalva a respeito da relação Fadda e Hélio Gracie, realmente vemos o respeito grande entre eles e toda consideração que havia por eles e suas escolas, sendo que, gerações vindouras não mantiveram em sua totalidade essa consideração, infelizmente conheci mestres, formados da linhagem Gracie, que não citarei nomes, mas desconsideravam totalmente a linhagem Fadda, inclusive tendo o msm como charlatão, dizendo que Mestre Fadda vinha do Judô e não representava de forma alguma o Jiu-Jitsu, e se fosse comentado a respeito destes desafios no qual a escola Fadda derrotou a Gracie vc quase causava uma briga feia, pois era considerado impossível e totalmente fora de questão estes desafios terem acontecido, ou seja, foi feito uma forma de apagar até certo ponto das gerações vindouras a contribuição e importância do mestre Fadda para a arte suave.

LeoSensei
Автор

Na minha opinião falta mais dessa preocupação em formar bons cidadãos através do Jiu-jitsu.

felipemendes
Автор

Muito bacana! Eu fui aluno do mestre Hildebrando. Hildebrando foi discípulo do mestre Fadda.

equacionamatematica
Автор

Fadda era mais da quebrada, Gracie, mais da elite.
Por isso, esta última termina mais dominante na mídia, pois tinha mais trânsito na alta sociedade, com jornalistas, empresários, militares, polícia e políticos.
Sem lenha na fogueira.

holierthan
Автор

Em 4 minutos de filme os caras conseguiram esclarecer um monte de coisa. Muito bom o documentário. Vou continuar assistindo até o final. (Eu deveria estar trabalhando agora, mas estou aqui no meu emprego, disfarçando como posso, para assistir a esse documentário.)

arthurpabloalmeida
Автор

Morei por 19 anos no Rio e fui apresentado à história dos Fadda, não de forma tão rebuscada como explanado aqui, mas o pouco que aprendi, me fez amar ainda mais meu esporte. O jiu-jitsu só é grande por conta dos Fadda. Precisou da existência deles para chegar onde chegou. Legado de honra. De respeito. Parabéns pelo excelente, apronfundado e conclusivo conhecimento.
A única ressalva que gostaria de fazer não tem nada a ver com jiu-jitsu, é somente um esclarecimento no que diz respeito ao aprendizado do jiu-jitsu pelos oficiais da marinha para conter rebeliões. Motins. De fato esses eventos existiam mas não sem motivo. As praças da marinha eram torturadas, espancadas, oprimidas... e essas violências os forçavam a esse "grito de socorro", até que culminou na revolta da chibata. Pra se ter ideia, até hj o nome do refeitório dos oficiais é praça d'armas e o motivo é que guardavam seus armamentos sempre à postos para usarem, caso visualizassem um ato suspeito de motim. Ainda hj no regimento da marinha preconiza que 3 praças reunidas já configura motim. Absurdo. Me perdoe a impertinência, mas era só para fazer uma certa justiça às praças da nossa marinha, contextualizando àqueles que não souberem desse fato. Mais uma vez, parabéns por me doar mais conhecimento sobre nossa nobre arte.

thiagogermano
Автор

O sucesso e a importância do jiu-jitsu, sobretudo do bjj, é resultado do trabalho, conjunto ou separado, de todos essas pessoas incríveis e interessantíssimas. Todas. De várias famílias e desdobramentos. Essa diversidade é a nossa riqueza. Brilhante trabalho! É uma enorme contribuição pra história do esporte.

crulez
Автор

Sou praticante deste lindo esporte, mas ainda não tinha vista com tamanha riqueza de declarações, a história do Jiu jitsu no Brasil. Parabéns pelo belo trabalho.

RepentRio
Автор

Sou faixa branca da Delariva, e acho fundamental a todos o conhecimento da história da nossa nobre arte a todos, pois o legado desses monstros sagrados é algo brilhante! Máximo respeito a quem fez esse belíssimo documentário. OSS!

gustavofreitas
Автор

En México creemos que fadda fue y es el precursor del bjj, Fadda jiujitsu es el número 1 en el mundo, desearía estudiar ahí.en Fadda jiujitsu, felicidades, y mucha suerte

luismancilla
Автор

Passou da hora do Grande Mestre Oswaldo Fadda ter uma estátua em sua homenagem, na Praça Manágua em Bento Ribeiro. Fica a

marcoslopes