Como a China Está, Secretamente, Dominando o Continente Africano?

preview_player
Показать описание

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
Resumo:
Em 2012 foi inaugurada a sede da União Africana na capital da Etiópia, Addis Ababa, que é uma organização internacional que promove a integração entre os países do continente africano nos moldes da União Europeia. Já em 2017, o Quênia inaugurou uma linha de alta velocidade de 3,2 bilhões de dólares que se estende por 480 quilômetros, conectando sua capital Nairóbi com sua segunda maior cidade e principal zona portuária de Mombasa.
Além disso, mais de 13.000 km de estradas, 80 projetos de energia, além de hospitais, escolas e centros esportivos foram construídos no continente africano entre 2000 e 2020.
No entanto, uma coisa em comum entre todos esses projetos é que esses foram financiados pelo governo chinês, que investiu mais de 150 bilhões de dólares na África desde 2000 e tem expandido relações com o continente, financiando cerca de 70 projetos por ano na região desde 2010.
Nesse vídeo, vamos entender o plano chinês por trás desses investimentos e as possíveis consequências para o futuro do continente africano.

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
Música: Memories (Prod. by lukrembo)
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
Fontes:
Adem Yimer, N. How Djibouti Surrounded Itself by Military Bases (2021)

Africa Development Bank Group. African Economic Outlook 2018 (2018)

Brautigam, D; Rithmire, M. The Chinese ‘Debt Trap’ Is a Myth. The Atlantic (2021)

Shepard, W. What China is really up to in Africa. Forbes (2019)

Baloi, A. Africa Is Becoming China’s China (2021)

Jayaram, K; Kassiri, O; Yuan Sun, I. The closest look yet at Chinese economic engagement in Africa (2017)

L.Deych, T. China in Africa: A Case of Neo-Colonialism or a Win-Win Strategy? (2018)

Pairault, T. China’s Presence in Africa Is at Heart Political (2021)

Schneidman, W; Wiegert, J. Competing in Africa: China, the European Union, and the United States (2018)

Taddele Maru, M. Why Africa loves China (2019)

The Economist. A despot’s guide to foreign aid (2016)

The Economist. Africa’s population will double by 2050 (2020)

Usman, Z. What Do We Know About Chinese Lending in Africa? (2021)

Ze Yu, S. Why substantial Chinese FDI is flowing into Africa (2021)
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Algo que não dá para ignorar é que a China acertou na mosca ao investir na África.
A Africa tem sido dizimada pela exploração colonialista e pelas guerras internas.
Com a criação de indústrias, poderá oferecer mais bem estar, em troca de mão de obra barata e sedenta por aprender.

hermetamarlycoefagundes
Автор

Na geopolítica não existe amiguinho. Tudo que é feito é com algum enteresse por trás. Sortuda é a nação que os seus governantes são patriotas, que se esforçam para trazer benefícios para os seus conterrâneos, ao contrário dos nossos governantes que só se esforçam para defender os seus próprios enteresses.

andersoncosta
Автор

10 mil empresas sem contar as lojas chinesas
No meu país Cabo verde 🇨🇻 a muitas, bem como compra de ações em empresas grandes.

eltonamador
Автор

EUA e Europa detêm grandes empresas comerciais, industriais e de serviço, porém um país para alcançar o desenvolvimento precisa inevitavelmente melhorar sua infraestrutura, como a China é hoje o país com a maior capacidade de oferecer s construções necessárias tem ganho a preferência do continente para estabelecer laços comerciais.

rafaelmuilaert
Автор

Muito interessante mesmo esse vídeo meu amigo. Gostei da sua explicação sobre esse assunto. Valeu, grande abraço!

aprendizexplorador
Автор

O ocidente nunca olhou com respeito para a África, ao contrário.

ronnelima
Автор

Recomendação de tema: Como a Irlanda deixou de ser a nação MAIS POBRE da Europa para a SEGUNDA MAIS RICA do continente europeu? Parabéns pelos (próximos) 30 mil inscritos

Moses_Olivers
Автор

Muito bom!! Sugiro fazer uma análise do nosso Brasil!

matheusdearaujo
Автор

A diferença entre os métodos do passado usado pelos europeus é que hj existe um trabalho mais inovador... creio que no passado havia além de corrupção, assolavam as escravidão. O pior dos empréstimos é que sempre os bancos saem vitoriosos no futuro.

geovadsoncordeiro
Автор

Enquanto os bancos não forem vistos como AGENTES POLITICOS E UM PODER POLITICO, a democracia não vai acontecer. Eles definem tudo.

rafaelvilas
Автор

O que a China tá fazendo na África nenhuma outra nação fez na história, talvez com essa série de investimentos a África finalmente possa deixar de ser um continente atrasado.

nightnight
Автор

Conheço alguns africanos do Benin, Senegal e de alguns outros locais. É muito grande a mudança que a china está fazendo por lá. Investimentos muito grande em infraestrutura e tirando muita gente da miséria.

ramonjunior
Автор

Antes endividado com o governo chinês que com o FMI. Juros menores e sem interferência na política interna. E Mike Pence é um fanfarrão

kaickoliveira
Автор

MUITA GRATIDÃO E NOSSOS PARABÉNS CHINA QUERIDA:SÓ FAÇA O BEM AÍ.👂👀👂👂👀👂👀👂👀👂

luisawalker
Автор

Muito bom o vídeo. Informação, exposição das diferentes opiniões sobre o assunto e um ponto de vista próprio. Está de parabéns.

danielbatistarocha
Автор

A maior parte dos países Europeus, Americanos e alguns Asiáticos, olha pra o nosso continente como fonte de rendimento pra melhorar a economia deles, e nós aqui a morrer de fome, os nossos políticos são culpados de quase tudo porque eles roubam 99, 9% do dinheiro e deixam 1% pra o povo .

claudiobastos
Автор

Pensam mto nas consequências de uma forma negativa, esquecendo da forma atual na qual pertence, pois a miséria e altos índices de desemprego assola em mts país desse continente.

geovadsoncordeiro
Автор

Faz um vídeo sobre a Costa Rica e outro sobre o Uruguai

claudenilima
Автор

No final da década de 90 muitos países africanos passaram de ditaduras para regimes democráticos e passaram a beneficiar de financiamentos dos Bretton Woods e do ocidente mas durante 20 anos as economias africanas não saiam da dependência e da miséria, as ajudas eram fictícias e sem nenhum impacto porque nunca investiam naquilo que a África precisava de verdade, as infraestruturas e indústrias. China nos meados dos anos 2000 percebeu da grande necessidade de matéria prima barata para o seu crescimento e viu em África uma oportunidade de cooperar num processo win win ( ganha ganha) e África também aproveitou apresentar a sua preocupação em desenvolver infraestruturas em trocas das matérias primas que a China precisa, sinceramente, em 20 anos África mudou, temos cidades modernas uma indústria em crescimento, na corrida também juntou se a Índia, que muitos não sabem mas tem uma grande comunidade indiana em África talvez acima de 1 milhão, os chineses também imigraram em massa para África, isto tem irritado os americanos e europeus que queriam ver a África eternamente pobre, essa é a principal razão do ódio dos americanos que sentem pela China, porque os europeus querem os africanos a emigrarem para a Europa para viverem em guetos e trabalharem lá como semi escravos porque tem falta grave de população jovem e sua indústria está em declínio. África tem recursos infindos e a China sabe que vamos pagar, essa narrativa de que China vai colonizar África é pura ignorância e equívoco, os africanos de hoje não são mais os burros de ontem. Hoje África tem clínicas que competem com clínicas modernas da Europa, durante a Covid19 mais de 10 países provaram que tinham condições e material para produzir as vacinas mas não foram autorizados por questões de direitos exclusivos de firmas europeias e americanas e África não aceitou que viessem empacotar vacinas aqui na África mentindo que foram produzidas aqui como costumavam fazer no passado. Hoje África tem 20 cidades que estão crescendo muito e ultrapassando cidades europeias em muitos aspectos, e isso não é mérito só dá China mas também dos próprios africanos que abriram a vista e estão isolando a Europa e América pois esses nunca nos quiseram bem, vejam só agora surgiram outros gigantes asiáticos que querem investir massivamente na África, nomeadamente o Qatar, EAU, Malásia, Singapura e Indonésia que vão também se juntar à China, Índia e Turquia e África do Sul que estão modernizando a África em edificações magníficas e supermercados. Portanto o futuro da África já chegou e a Ásia é o nossa parceira natural, os brancos que fiquem com a sua maldade isso é que sabem fazer melhor.

gangomane
Автор

E melhor investir em infraestrutura e geração de empregos para que os africanos não precisem de esmolas do ocidente. E armadilha de dívida o ocidente entende bem também

gustavocarvalho