20 nomes engraçados de cidades brasileiras!

preview_player
Показать описание
Brasileiro adora dar nomes doidos pras coisas! E isso não seria diferente na hora de dar nomes pras cidades! Essa é uma coletânea com alguns dos nomes mais bizarros! Será que a sua cidade está na lista?

Créditos:
DIREÇÃO E ROTEIRO: Mike Ale
ANIMAÇÃO: Coletivo Gueri Gueri
NARRAÇÃO: Renan Pagliarusi
SONORIZAÇÃO: Pablo Mello
ARTE DA THUMB: Vanessa Velozo e Leo Marasciulo
FINALIZAÇÃO: Matheus Zimmer
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Faltou Mar de Espanha em MG, que não tem mar e tampouco é na Espanha

maxbrune
Автор

"Ei, aonde você mora?"
"Tomar no geru"
"Oxi q q eu fiz???"

donquavioussquintillioncor
Автор

Faltou aqui a minha cidade vizinha. Chama Caraí - MG. E sim, é a cidade onde mais se valoriza o uso da acentuação.

gui
Автор

Parte 2, podia ter Escada e Paudalho que são cidades de Pernambuco.

TapasdaTVJeanJones
Автор

Eu já passei (várias vezes) por um rio chamado "Rio Sem Nome"
Aí até hoje eu não sei se o nome do rio é "rio sem nome" ou se o rio não tem nome

estudioslubina
Автор

A minha cidade chamava gambá mas depois foi trocando até chegar em crucilândia como é conhecida hoje

Guhggjbbsjhd
Автор

Aqui no RJ tem uma cidade chamada Vassouras e outra chamada Varre-sai.

daniel.ffilho
Автор

Alô Brasil no MT
Mar de Espanha em MG
Catas Altas da Noruega em MG

maxbrune
Автор

Essa deveria:
Morro Cabeça do Tempo - PI

Gumercindoau
Автор

No Rio de Janeiro:
Pau Grande
Volta Redonda
Queimados
Armação dos Búzios
Vassouras
Cordeiro
Canta Galo
Sumidouro
Natividade
Barra Mansa
Duas Barras
Varre e sai

irismatos
Автор

Bem legal engraçado em. Kkk
O Vídeo ficou ótimo parabéns Mega!

umversodahistoria
Автор

Passa-e-Fica = a cidade originou-se de uma hospedaria com uma grande fazenda que era o ponto de descanso de boiadeiros que "passavam" por ali conduzindo seus rebanhos de gado e "ficavam" na fazenda para descansar da viagem, dar comida e água para seu gado para depois seguirem viagem para comercializar os animais.

Sombrio = a origem do nome Sombrio está relacionada ao jeito de descrever essas terras pelos viajantes que por lá passavam, em sua maioria tropeiros, que levavam tropas de gado do Rio Grande do Sul para São Paulo, pelo litoral catarinense. As grandes figueiras que existiam em abundancia convidavam os viajantes para um descanso em suas sombras, à beira da lagoa que também leva o mesmo nome da cidade.

Pintópolis = nome dado em homenagem ao fundador da cidade, Germano Pinto.

Combinado = a cidade se originou através de um incentivo do então governador de Goiás (na época o estado de Tocantins não existia e o território atual do município pertencia à Goiás), que pretendia desenvolver aquela região até então não habitada. O local foi fundado como um vilarejo, recebendo o nome de Combinado Agro-Urbano de Arraias, por pertencer ao município de Arraias. Em dezembro de 1987, o local foi desmembrado de Arraias, tornando-se um município independente, ganhando o nome de Combinado.

Anta Gorda = esse nome é atribuído ao resultado de uma memorável caçada que ocorreu na região, onde se abateram um "Tapirus terrestris" (popularmente conhecido como anta brasileira) que foi considerado o animal com o maior índice de gordura corporal da espécie pelos nativos. Quando Anta Gorda foi convertida em distrito de Lajeado, em 1910, houve uma troca de nome, para "Carlos Barbosa" (numa homenagem ao então presidente do Estado, cargo equivalente ao atual governador), mas a população pressionou para que se voltasse à denominação antiga, o que ocorreu dois anos depois.

Jijoca de Jericoacoara = "Jijoca" significa "morada das rãs", do tupi ji (que significa "rã"), e "joca" (que significa "casa" ou "morada"); e Jericoacoara significa "toca das tartarugas", originário dos nomes "yurucuá" ou "yuruqué" (que significa "tartaruga"); e "quara" ou "coara" (que quer dizer "buraco" ou "toca").

Sério = ao que tudo indica, este nome surgiu pelo fato de um senhor chamado Antônio ter nascido ou morado na Itália, às margens de um rio muito calmo com o apelido de 'Sério' e depois ter se instalado no interior do Rio Grande do Sul. Antigamente, os habitantes eram conhecidos como 'o povo das terras do Sério', o apelido pegou, transformando-se no nome do município.

Não-Me-Toque = existem várias versões que explicam a origem do topônimo, sendo duas mais famosas. A primeira delas diz que uma árvore de tronco curto e recorto de espinhos, popularmente conhecida como "não-me-toques", de nome científico "Dasyphyllum spinescens", era muito abundante na região. Outra diz que um fazendeiro da região proferia as frases "não me toque destas terras" ou "não me toque daqui", referindo-se a sua grande fazenda, da qual nunca pretendia se desfazer.

Nova Iorque = a cidade se originou quando o estadunidense Eduardo Burnet chegou à região e construiu uma casa de telha, iniciando-se no ramo de comércio. Em 1896, ele fundou a Vila denominando-a de Vila Nova, sendo desmembrada do município vizinho de Patos Bons. Em 1919, o local foi elevado à cidade. Com o crescente progresso, Burnet decidiu alterar o topônimo para Nova Iorque, em homenagem à sua terra natal.

Califórnia = o fundador da cidade, Alberto Le Veillie Du Plessis, deu essa denominação por achar que o local tinha um clima e aspectos naturais semelhante ao estado norte-americano de mesmo nome.

Tomar no Geru = na verdade o nome da cidade é Tomar DO Geru. Não consegui encontrar um consenso, mas pelo que pude entender das poucas informações que achei, reza a lenda de que uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi encontrada por indios da tribo Kiriris dentro de uma planta chamada gravatá no meio da mata, onde hoje é a igreja da cidade. Essa imagem teria sido entregue aos padres jesuítas que a teriam levado para onde estava sendo construída a cidade próxima, que se chamava Geru (cuja a origem do nome não achei), onde já havia casas, uma capela e o cemitério. Mas, à noite, a imagem teimaria em voltar para a mata onde teria sido encontrada. Na manhã seguinte, a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro era novamente transportada mas na mesma noite ela tornaria a voltar ao local onde foi descoberta. Após várias vezes indo e voltando de Geru, os padres decidiram construir a igreja por lá e teriam colocado a imagem de onde ela nunca mais teria saído. Daí veio a expressão "Tomar do Geru", pois a imagem era constantemente retirada, ou "tomada", da floresta de Geru.

São Miguel do Gostoso = o "Gostoso" veio pelo fato de que, na época que ainda era um vilarejo, havia na comunidade um celebre e hospitaleiro senhor chamado Manoel. Dizem que ele acolhia viajantes e mascates em sua residência e, como de costume a época, reunia todos ao lado da casa para longas e agradáveis conversas. Detentor de uma narrativa e humor peculiares, o Seu Manoel, após cada relato engraçado sorria e gargalhava bastante, se destacando dos demais participantes. Logo ficou conhecido como Seu "Manoel Gostoso", por sua risada “gostosa”. A fama espalhou-se pela região e o lugarejo passou a carregar esse nome, em referência ao ilustre morador. Anos depois, em 29 de setembro de 1899, um morador do então povoado de Gostoso chamado Miguel Félix Martins, em cumprimento a uma promessa, construiu uma capela em homenagem a São Miguel, onde depositou uma imagem do santo. Com a participação da população nos ritos religiosos e a escolha natural do santo padroeiro da cidade, a devoção ao arcanjo levou a comunidade a ser chamada também de São Miguel. Como o local já possuía o nome de Gostoso, os moradores uniram os dois nomes e passaram a chamar a cidade de São Miguel do Gostoso, segundo a história popular.

Xique-Xique = seu nome refere-se ao cacto xiquexique, muito comum na região.

Sem-Peixe = Este nome curioso é explicado de uma lenda que os índios nômades teriam chegado à região e foram pescar, não encontrando peixe suficiente, se mudaram dali usando frequentemente a expressão “piracuera”, que quer dizer “aqui não tem peixes”.

Recursolândia = o nome "Recursolândia" surgiu de uma sugestão dada pela Professora Constância Tavares de Sales em homenagem à Fazenda Recurso onde atualmente localiza-se o Município. O topônimo é a junção das palavras "Recurso" (referente à riqueza da região) e Lândia (que significa "Terra"). Numa tradução literal, o nome da cidade significa "Terra da Riqueza".

Lagoa da Confusão = a história de Lagoa da Confusão se inicia em 1933, com a chegada das primeiras famílias. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e, posteriormente, do município.

Feliz Natal = esse nome teria surgido após um grupo de funcionários de uma fazenda da região ter ficado ilhado após o transbordamento de um rio. Às vésperas do Natal, o grupo não tinha condições de voltar para casa, em virtude das estradas em péssimas condições. Porém, eles não passaram a data comemorativa em branco e escreveram "Feliz Natal" em uma árvore do local. Quando questionados sobre o local onde haviam ficado, eles respondiam: lá onde tem uma árvore escrito "Feliz Natal". O nome acabou marcando o local, que ficou com a mesma denominação depois de formada a comunidade, que mais tarde veio a se transformar no município.

Arroio dos ratos = o nome curioso do município remete à grande quantidade de uma espécie de roedores que havia no arroio que banha a cidade de um extremo a outro.

Venha-Ver = uma explicação para a origem do termo "Venha-Ver" é contada pelos mais antigos. Dentre elas, a mais falada e mais conhecida por patriarcas se refere a um namoro entre uma filha de um fazendeiro e um de seus escravos. O fazendeiro ficou descontente com essa amizade, mandando sua filha para uma outra região. Algum tempo depois, esse fazendeiro foi à procura de sua filha em uma manhã, no dia de sua partida, quando recebeu de uma de suas escravas a informação de que sua filha estaria proseando com o namorado. O fazendeiro não acreditou na conversa, por isso, a escrava que havia contado essa história chamou a filha do fazendeiro para comprovar que a informação era verdadeira. A escrava, enfrentando o patrão revoltado, disse Venha ver. Algum tempo depois, esse povoado passaria a se chamar de "Venha-Ver".

Passa Tempo = datado do século XVIII, esse topônimo tem duas versões: a primeira seria uma denominação criada pelos bandeirantes que, ao fazerem pouso na região, diziam: vamos passar o tempo ali (descansar). E, posteriormente, outros diziam vamos parar no Passatempo, daí nasceu o nome "Paragem do Passatempo" ou "Matos do Passatempo".
Outra versão diz que duas velhinhas viviam a fiar à porta de suas casas naquela região e, quando algum viajante passava por ali, as perguntava: "Como vão minhas senhoras?", e elas respondiam: "Vamos passando o tempo". Daí teria surgido o nome Passa Tempo.

Obs: Entrepelado é a única localização que não achei absolutamente nada sobre seu nome. Só o que descobri foi que o local é uma região pertencente ao município de Taquara.

lucasjardim
Автор

KAKAKKAKAKAK meu RN deve ser o Estado mais criativo do Brasil

adriellima
Автор

A nome da minha cidade é Vacaria, que fica no Rio Grande do Sul. Será que vai para a parte 2 do vídeo do Mega Curioso?

mr.mateusrosa
Автор

No Rio Grande do Sul ainda tem: Segredo, Arroio do Tigre, Estrela Velha, Condor, Passa Sete

lucilenealinedarosa
Автор

Faltou algumas cidade de Rio Grande do Sul:
Colorado
Dois irmãos
Quatro irmãos
Travesseiro
Feliz

gabyhvanillah
Автор

Tomar do Geru e não no Geru. Rsrs. Um abraço de Sergipe

cleidsonsantos
Автор

Sim no RS temos muitas cidades com nomes estranhos
Uma cidade próxima a sério é feliz

FernandoSilva-ozjz
Автор

Cara faz um video falando sobre a cidade de sobral e sua historia

rodrigofabry
Автор

Ratense é tenso tá no IBGE Existe uma estrada chamada: Estrada Pé do Veado ( Com I e a rua do Pato Donald rua do Cascão... Queria ter essa criatividade! Tem um lugar que tem ruas com nome dos personagens da turma da Monica, muito bom!

DadosCariocas
visit shbcf.ru