Lunana (A Felicidade das Pequenas Coisas) - Crítica do filme indicado ao Oscar

preview_player
Показать описание
Comentário sobre Lunana: A Yak in the Classroom (A Felicidade das Pequenas Coisas) - filme do Butão dirigido por Pawo Choyning Dorji e indicado ao Oscar 2022 na categoria de melhor longa internacional!

Seja membro do canal!

Redes sociais:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"O professor deve ser sempre respeitado porque ele é único que pode tocar o futuro.''
Esse filme é muito fofinho, realmente se não fosse pelo Oscar acho que não assistiria porque não sabia absolutamente nada sobre o país e a fotografia é bem bonita.

karenpaolalopes
Автор

A categoria de melhor filme estrangeiro na minha opinião tá mais forte que a principal. Drive My Car, flee e the worst person in the world são os meus favoritos de 2021. Preciso ver esse lunana imediatamente

luanramos
Автор

Como professora e uma pessoa apaixonada por cinema, esse filme é com certeza o meu favorito nessa categoria. Torci muito pela indicação, e vibrei quando ela chegou.

Li uma entrevista muito interessante com o diretor. Segundo ele, quando diretores querem gravar um filme e achar uma equipe técnica, atores e afins, eles tendem a procurar em bares e lojas, pois a maioria dos artistas são garçons ou vendedores de roupas. Tudo isso devido a falta de incentivo e financiamento, por Butão ser um país muito pobre.
Na minha opinião, essa categoria do oscar é a melhor. Pude assistir a submissão de 22 países. posso afirmar que aprendi MUITO com cada filme, pois são olhares diferentes, uma cultura nova para quem assiste, você só tende a ganhar.

Enfim, adorei o vídeo, Dale!!

marimariaa
Автор

Samuel Goldwyn Films é uma distribuidora que jamais podemos subestimar nesta categoria do Oscar.
Gostaria de ver filmes brasileiros sendo distribuídos por eles.

Jornalistarafaelmedeiros
Автор

Adoro como o filme organiza-se em torno dessa relação conflituosa entre tradição e modernidade, mas de forma tão orgânica e revigorante em termos de roteiro e enredo. E esse sentimento é reforçado pela maneira como o diretor estabelece o protagonista não através do estereótipo da pessoa da cidade mimada e ignorante, mas como alguém constantemente curioso, honesto e que gradualmente desenvolve um profundo senso de conexão com Lunana. E também por como apresenta o majestoso cenário do Himalaia utilizando aqueles planos gerais tão lindos. Também achei o final decepcionante, Pawo não soube fugir do final edificante e piora porque foi de maneira abrupta. Mas prefiro ficar com o quentinho no coração e o sentimento genuíno de pertencimento que esse filme carrega.

Não é sempre que escrevo aqui, mas sempre que acontece gosto de deixar um agradecimento a você pelo trabalho no canal, Dale. Sou formado em História e estou terminando uma pós em Cinema e Linguagem Audiovisual. Além do canal me ajudar nos momentos difíceis, você é uma grande inspiração. Abç

felipemchd
Автор

Há uns quatro anos me atiçou a curiosidade pela cultura ao redor do mundo e conciliar isso com cinema foi minha passagem, e de lá pra cá a categoria de filme internacional do Oscar é a que mais espero. Conhecer um pouco do Butão? Com certeza. Quero ver esse filme na corrida pro Oscar. Faltam só Flee, Drive My Car e ele. Sinto falta de A Hero na premiação, bem melhor que The Hand of God.

igorsouza
Автор

Eu leio sobre o Butão e amo o povo, a cultura e o rei é tão simples e tão amado pelo povo. Realmente esse país é muito lindo. E esse filme só pelo trailer é maravilhoso. Indo assistir.

layzalimaoficial
Автор

Um dos poucos filmes que me emocionaram profundamente... Altamente recomendado!

alderonmarques
Автор

Fico feliz quando um filme internacional que tem pouco orçamento e visibilidade, tem essas nomeações para o Oscar. Fico feliz mesmo 😃

joseglaucio
Автор

Um filme muito charmoso. Meus pais são professores, foi importante para nós essa temática.
Uma profissão tão bela, mas pouco valorizada.
Minha torcida para o Oscar! 🥰

pietro_ferrari
Автор

recentemente assisti a esse filme. o impacto foi muito grande e ontem asisti novamente. sou aposentado mas minha vida toda foi ser professor. o filme me faz lembrar de fatos importantes da minha vida, e espero rever o filme novamente.Inesquecivel

antoniorobertoteixeira
Автор

Atenção: contém spoiler!!
Eu não tinha ouvido falar desse filme. Faz tempo que parei de acompanhar o Oscar
Assisti ontemànoite no Telecine Cult..
Fui procurar informações na Internet e achei seu vídeo. Muito legal! Mas quanto à cena final, eu fiquei pensativo logo depois. Não foi o final esperado para que todos ficassem felizes, . Foi até duro!
Ele tinha um sonho, tinha que ir atrás, até mesmo pra saber se era esse mesmo o seu caminho. Eu acabei chegando a conclusão de que ele ter se decepcionado e começar a cantar a música dos aldeões foi uma deixa do diretor de que o professor estava considerando voltar à aldeia onde ele foi feliz e havia uma pessoa de quem ele gostava.
Por que não?

marcusgrigato
Автор

Sou professora também, Dale. sigamos na luta! ❤️

leticiamaria
Автор

Dos filmes internacionais assisti apenas Flee e The Worst Person in the World, gostei de ambos, principalmente de Flee, já sobre Lunana tá meio difícil de achar aqui no Brasil, hehe.

JoaoGuilherme-orcf
Автор

Um dos filmes mais bonitos e sensíveis que já vi

usuariosemnome
Автор

É lindo demais. Pensei que a história não ia me comover mas estava completamente enganado.

gestalucas
Автор

Depois de mais de 2 anos fui no cinema pra ver esse filme. Achei muito bonito, sou professor.

arthursannazzaro
Автор

Com certeza esse é o meu favorito pra filme internacional.
Acabei de assistir. Muito bom!

caiozgt
Автор

A única categoria que ainda assisto no Oscar.

andersoncraft
Автор

"o que interessa, de fato, é a relação que o professor teria com seus estudantes."

"o desenvolvimento final joga contra muita coisa que havia sido estabelecida de maneira satisfatória."

concordo com a sua premissa de que a relação do professor com os alunos é um ponto chave para o desenvolvimento do protagonista. o que você não mencionou na sua análise foi que o Ugyen não queria mais exercer a profissão, conforme mencionara não somente no início do filme enquanto conversava com a avó, mas também, devemos lembrar, ao chegar de fato na aldeia de Lulana e avisar ao ancião e ao companheiro de viagem que ele não queria permanecer naquele local, e muito menos lecionar.

esse desenvolvimento foi importante para que o personagem de Ugyen criasse uma proteção contra a arrogância e conismo advindos da cidade.

O personagem desde o início vem afirmando para o espectador sobre o desejo de ser cantor. e, por isso, suas açõe eram condizidas para essa situação.

tudo isso pra dizer que faz sentido e se encaixa o desfeche que o filme teve. óbvio que houve estranhamento, pois o personagem precisou abandonar a vida urbana, mas é para lá que ele sempre quis voltar.

WeslleyMauricio