Ela foi sugada pelo motor do avião | EP.1306

preview_player
Показать описание

Ela foi sugada pelo motor do avião - No vídeo de hoje Lito Sousa conta o triste caso em que uma mulher foi sugada pelo motor de um avião enquanto trabalhava.

Este é mais um vídeo do Aviões e Músicas com Lito Sousa, que foi supervisor internacional de manutenção de aeronaves em uma companhia aérea americana por mais de 35 anos e agora piloto privado. Especialista em Fatores Humanos na Aviação e Safety, Lito Sousa desenvolveu sua metodologia única que já tirou o medo de voar de mais 5000 pessoas e agora abriu a uma escola para formação de profissionais do futuro, mecânicos de aeronaves, com parceria com muitas empresas aéreas.

Todos os dados e conteúdos deste vídeo são escritos e revisados por Lito Sousa com suporte do time Aviões e Músicas. Não deixe de seguir o Lito Sousa e o Aviões e músicas em todas as redes sociais.


Mídia Social
✈ Twitter\X: Avioesemusicas
✈ Instagram: Lito

Apresentação e criação: Lito Sousa
Idealização e direção: Mila Seidl
Produção e Redes Sociais: Camila Dourado
Captação e Edição: Nathan Cézar
Motion Graphic: Nathan Cézar
Roteiro: Lito Sousa
Marketing: Bruno Triaquim e Larissa Alves
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Em 2010, trabalhando numa terceirizada no GRU, funcionário novo, fui fazer um atendimento de chegada de um Boeing 777-300 da Air Canada fazendo ponta de asa e após a aeronave parar na posição, fui em direção a dianteira da aeronave tendo que passar próximo do motor esquerdo que ainda estava ligado para pegar os calços e calçar a aeronave, más então vi o mecânico da A.C. acenando loucamente para eu voltar a ponta da asa, então sem entender direito eu voltei.
Então só depois eu fiquei sabendo e aprendi que assim como no contexto do video, as aeronaves por algum motivo técnico, podem chegar com o APU ( gerador ) inoperante, recebendo energia elétrica gerada apenas pelos motores sendo estes desligados somente após a conexão de uma fonte externa ( GPU ) o problema é que eu não tive nenhum tipo de treinamento por parte da empresa que eu trabalhei e acabei aprendendo isso na pratica e na raça, correndo estes riscos😮😮.
Grato a quem leu.

marcelo
Автор

A sua capacidade de contar até uma história tão triste com tanta clareza e respeito é impressionante.... parabéns pelo excelente trabalho.

guilhermecorbetta
Автор

Galera, quando eu trabalhava no aeroporto, um colega meu queria trabalhar também, pois, achava a atividade muito legal.
Consegui para ele se candidatar e iniciar o processo para contratação. Após fazer os exames, no resultado da sua audiometria, houve uma pequeníssima alteração no ouvido esquerdo.

A empresa ao receber o resultado dos exames, encaminhou a audiometria para o médico responsável para análise e o médico o considerou inapto para a atividade na pista, mas, como não havia vaga para outros setores, a empresa não o contratou.

Depois, conversando com o médico num treinamento ministrado por ele, afirmou que, na aviação não se pode fazer nenhum tipo de concessão, principalmente para quem atua no pátio de manobras, pois, inevitavelmente, as pessoas relaxam no cumprimento das normas de segurança estabelecidas e, um pequeníssimo problema tem a tendência de ir evoluindo e acaba se tornando um grande problema, não só para a pessoa, mas, há o risco de, dependendo das consequências, atingir as outras pessoas.

Isso é sério e o episódio que mais marcou sobre esse assunto foi sobre aquele copiloto alemão que jogou o avião contra a montanha, lembram?
Pois é, ele tinha problemas, o médico detectou, mas, por conta de uma lei absurda na Alemanha sobre sigilo médico / paciente, o resultado não pode ser repassado para a Lufthansa e o resultado foi a morte de inocentes.

A aviação é coisa muito séria e não pode ficar nas mãos de pessoas negligentes, incapacitadas e com qualquer tipo de problema psíquico, moral, comportamental e dependência química.

lotharmatheus
Автор

Alguém com a desatenção e tantas reclamações como ela, era um perigo para trabalhar com aviação, infelizmente...

lorena_linier
Автор

Lito, sou neurologista especialista na área de cognição. Os efeitos mentais da esclerose múltipla são conhecidos, mas muito subestimados mesmo entre os médicos.

Os pacientes com a doença podem ter principalmente efeitos cognitivos das regiões frontais, com lentificação da velocidade de processamento de informações, dificuldade em manter a atenção e o foco e administrar múltiplos estímulos.

Claro que estamos falando de dados indiretos e referidos, mas pelo descrição do laudo da ressonância de crânio, a doença dela parece ter alta agressividade, incluindo lesões em lobos frontais.

Além disso, apesar de não ter evidências científicas fortes, muitos pacientes com esclerose múltipla fazem uso de cannabis medicinal, que podem ter variadas concentrações de THC, geralmente para sintomas de fadiga, dor e rigidez muscular. Não sei se chegaram a citar algo sobre no relatório, mas de qualquer forma na bula dessas substâncias existem as orientações de que alguns trabalhos de risco devem ser evitados por quem faz uso. Isso, junto ao comprometimento cognitivo da esclerose múltipla, pode ser mesmo um dos elos que contribuíram para o acidente.

Um abraço, sou fã do seu trabalho!

vitorguimaraes
Автор

Uma demissão nem sempre é a pior coisa q pode acontecer

anapaulamarino
Автор

Lito... Em 09/05/1962 teve um acidente aéreo em Vitória/ES. Aeronave da Cruzeiro do Sul PP-CEZ. Deve ser bem documentado, pra várias vítimas foram homenageadas dando seus nomes a ruas no ES. Adoraria ver esse fato documentado por vc...

jedidiasdias
Автор

14 anos de Rampa. Nunca tinha presenciando um relato ou história tão cabulosa com essa, até onde eu sei somente com autorização do MW e possível se aproximar da aeronave com motores ligados para calço ( em situações de emergência ), acoplagem de fontes externas, no mais desconheço qualquer outra situação.

topgun
Автор

Coitada da moça. Uma situação lamentável.

anaaraujo
Автор

Eu trabalho em um pátio de aeroporto, e é um ambiente de altíssimo risco

Ontem mesmo eu estava de folga, e hoje eu fiquei sabendo de um colega que teve o pé quebrado durante a operação, quando ele estava abrindo a lona da prancha de carga com os pés apoiados na esteira do conveyor, e outro cara que estava no porão do avião não prestou atenção e não viu que esse cara estava em cima da esteira, e então a esteira foi acionada e o pé desse colega foi levado pra entre a esteira e a prancha de carga, resultando no esmagamento do pé do colega. Agora ele está internado à espera da cirurgia. Sinto muito por esse colega.

Atualização: Faz duas semanas desde o ocorrido, ele já fez a cirurgia e está se recuperando em casa

biridin
Автор

A moça deveria ter sido colocada em outra função, tendo em vista os problemas de saúde.

alessandramirandapsi
Автор

Sugestão para uma série bem legal: a construção de um avião de passageiros desde o início, passo a passo.

ronymagno
Автор

Uma pessoa gravemente doente, numa profissão de alto risco.

levi-fojh
Автор

Trabalhei na Latam 12 anos comecei na rampa, e realmente, é complicado as operações em solo porém os cursos são essenciais para evitar esse tipo de acidentes, pois tem os envelope de segurança, e as luzes anti colisão se vc coloca o calço na bequilha, vc volta pelo mesmo caminho! Lamentável esse acidentes!

paulomoraes
Автор

Ninguém que faça uso rotineiro de qualquer substância entorpecente (inclusive álcool) deve exercer profissões que requerem alto nível de atenção. Quem faz uso eventual de qualquer droga (inclusive álcool) deve observar o tempo de permanência da substância ativa no organismo antes de realizar qualquer atividade que demande atenção.

Martim-vv
Автор

Morte horrível! Coitada da moça. Trabalhar na área externa do aeródromo, lidar com as pontes telescópicas e controlar todas as operações envolvendo o perímetro dessas áreas é uma responsabilidade muito grande. Em Congonhas aqui em SP teve um evento envolvendo um funcionário da antiga SATA (se não me falha a memória) e que foi sugado por uma das hélices do Electra. São fatalidades muito tristes.

avephoenix
Автор

A partir do momento que fizeram os exames e detectaram o problema grave, ela não deveria continuar fazendo esse tipo de trabalho. Deveriam tê-la transferido para um serviço interno, já que não a demitiram. RIP

fatimarodriguesmaiadutra
Автор

Trabalho na Rampa do Aeroporto de Brasília, um ambiente dinâmico e exigente onde a segurança é sempre a prioridade número um. Mesmo sob pressão, é fundamental manter a vigilância e a atenção em todos os momentos, garantindo a segurança de todos envolvidos no trabalho.

jacksondasvirgensdesenalat
Автор

Caramba Lito, eu não sabia desse acidente tão recente! Eu trabalho na rampa aqui de SFO para a united airlines e sempre escuto histórias da galera antiga de casa, mas logo imagino que há 20/30 anos o SOP eram diferentes de hj em dia, mais fracos eu diria, e consequentemente levariam a acidentes! Mas realmente a Rampa é um trabalho muito perigoso, precisamos estar alertas a todo momento, um simples erro pode ser fatal!!! Forte abraço meu amigo!!

LuanDaJoyce
Автор

Eu trabalhei 14 anos no sei o quanto era perigoso, muitos colegas e supervisores orientavam e fiscalizavam assim os chefe de equipe na SATA, mas na TRANSBRASIL eu avistei um colega bem na frente do motor direito do B-767.... aeronave prontinha para dar a partida mas; Com a graça divina consegui avisar. Final feliz nessa história o caso foi triste.

LimaBarbosaful
join shbcf.ru