JC Debate | Reforma trabalhista | 12/07/2017

preview_player
Показать описание
O JC Debate discute os efeitos que a reforma trabalhista pode trazer ao mercado de trabalho e à economia. O que vai mudar nas relações entre trabalhador e empregador? A reforma pode ajudar a gerar emprego? Diminui o custo da contratação? O empregado perde direitos?

A reforma trabalhista prevê que aquilo que for negociado entre empregador e empregado vale mais do que a lei. Esta é a principal mudança prevista na nova legislação.

Convidados:
1 - Marcio Pochmann, professor Economia e pesquisador do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho) na UNICAMP
2 - Fernando Botelho, professor de economia da FEA USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo)

Siga as páginas do Jornalismo TV Cultura nas redes sociais!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito legal, opiniões divergentes e debatidas de modo tão sereno =)

mayagregui
Автор

Maravilha de debate! Muito diferente dos meios de comunicação imparciais e tendenciosos que não permitem o debate aberto. Parabéns TV Cultura!

wellingtrompete
Автор

Dá uma super força na redação do Enem. Jornalismo Cultura, obrigada por disponibilizar esse conteúdo de qualidade!

alineangel
Автор

O programa deveria ter mais que meia hora

marijacintos
Автор

Parabéns pela escolha dos convidados, extremamente pertinentes os pontos de vista divergentes, ótimos profissionais!!!

simonemartins
Автор

ENTENDA!!! A mão de obra é abundante!!!

Wguinr
Автор

se o trabalhador vai ser prestador de serviço terceirizado ou licitado seria primordial se aprendessemos a negociar nossa mão de obra, , .

michellydamata
Автор

Time de entrevistados perfeito, um pessimista e um otimista. Pena que no brasil normalmente os pessimistas estejam certos

lucasluccas
Автор

se eu entendi bem, o argumento do Márcio Pochmann é muito claro: está em jogo o rebaixamento dos patamares do trabalho no Brasil, o que quer dizer: diminuir gastos/encargos e tornar a força de trabalho mais barata. Pra ficar mais claro, fazendo as contas: a conta da crise será passada para o elo mais fraco... Mais uma vez os de baixo serão rifados. Isso é Brasil.

arthwrfreitas
Автор

20:10 a pergunta é quem leva vantagem na negociação das ferias serem divididas até 3 vezes e não se isso já é praticado, professor Fernando Botelho.

kymberllecastro
Автор

Os petistas favoreceram os banqueiros e o Marcio dizendo que é preciso abaixar a taxa de juros. Parabéns Marcio, é isso mesmo.

jhonatansouza
Автор

A ideia de ser "apenas" 30 minutos de programa é excelente. Força melhor objetividade e argumentação dos convidados no foco da pergunta. Não dá tempo de ficar sendo redundante ou saindo pela tangente. É pá-pum.

A Reforma é apenas uma atualização das leis, o mercado mudou, surgiram novas profissões.A máquina pública terá menos interferência no acordo patrão x funcionário e vai favorecer empregos, não necessariamente melhores salários.Para o sindicato valer a pena, você vai dizer se vale pagar por ele ou não.

Na prática, o reflexo da politica do país seria rapidamente espelhado no mercado por que a influencia burocrática dos sindicatos não existiram. Então ficará escancarado quando o país ficar mal gerido. Os empregadores demitirão ou contratarão num espaço de tempo maior que a lei antiga.

Ainda falta o Temer pegar sua bic e canetar.

willalmeida
Автор

Minha nossa!!! Cada um fala uma coisa...o que eu tenho certeza é que o trabalhador é que vai entrar pelo cano, isso sim.

Cleidoca.Cleidinha
Автор

Um tem uma opinião, o outro tem outra e o fato é que ninguém sabe se vai melhorar o que está ruim ou piorar.

faelribeiro
Автор

Se vai ficar tão maravilhoso assim pros empresários, ÓTIMO! Faz o seguinte, TORNE-SE EMPRESÁRIO!

Se vai ficar uma escravidão pros empregados e os empregadores serão barões -> mais empregados se encorajarão em tornar-se empregadores!

É só o governo não atrapalhar...

SinceraSombra
Автор

Não entendo como uma reforma que deixa os empresários felizes podem favorecer o trabalhador. A vida em tudo é toma lá da cá. Ta na cara que o trabalhador sai perdendo.

giovanirp
Автор

70% das rescisões são por culpa do empregador e não do empregado... de onde ele tirou esse número? Quero referências.

claudiasoria
Автор

pelo q eu entendi a única vantagem para o trabalhador é não ter imposto sindical obrigatório, de resto é só perda.

valdiroliveira
Автор

Achei excelente essa reforma, e achei excelente os pontos abordados pelos convidados
...

Goigoi
Автор

Pessoal, virem empresários se agora ficou tão bom para o patrão! Como reclamam...

claudiasoria
welcome to shbcf.ru