Mudança de ESCOLARIDADE Concurso INSS 2022 [ELES QUEREM MUDAR😱]

preview_player
Показать описание
Uma emenda à Medida Provisória nº 1.113/2022 requer o nível superior para ingresso nas carreiras do INSS, incluindo o cargo de técnico.

Contatos dos parlamentares:

Conforme o texto, o ingresso nos cargos da carreira ocorrerá no padrão inicial da classe inicial do respectivo cargo, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, exigindo-se curso superior concluído, em nível de graduação ou equivalente, observados os requisitos fixados na legislação pertinente.

A MP dispõe sobre o fluxo de análise de benefícios previdenciários e assistenciais sob avaliação do Instituto Nacional do Seguro Social, da Perícia Médica Federal e do Conselho de Recursos da Previdência Social.

Na última semana, as emendas feitas à medida foram objeto de discussão entre representantes da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e a assessoria do deputado federal Silas Câmara, relator da MP.

Vale lembrar que a entidade apoia a mudança de escolaridade para o cargo de técnico do seguro social, passando do atual nível médio para o superior. O assunto, inclusive, já está sendo discutida no Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

No último dia 13, uma proposta para alterar esse requisito foi apresentada pelo presidente do INSS, Guilherme Serrano.

O documento prevê a alteração da Lei nº 10.855, de 1º de abril de 2004, com o intuito de exigir curso superior completo, em nível de graduação, para ingresso no cargo de técnico.

A minuta de exposição de motivos também já foi elaborada e anexada ao processo no último dia 8. No documento, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, explica o que está por trás de tal decisão.

Conforme o documento, o nível de responsabilidade atribuída aos técnicos do seguro social advém em grande parte da gama de normativos que lhe são impostos, com inúmeras possibilidades de aplicação de leis e normas infralegais, o que demonstra a necessidade de competências e de conhecimento especializado.

"Ademais, a modernização dos processos de trabalho concretizada nos últimos anos torna urgente a atualização do cargo de técnico do seguro social, exigindo elevação do requisito de escolaridade do candidato para acesso ao cargo por meio do concurso público", diz a minuta.

Na proposta encaminhada pelo presidente do INSS, Serrano lembra que a mudança de escolaridade está prevista no acordo de greve assinado com a categoria.

Apesar da proposta, ainda não é certa a exigência de tal requisito no próximo concurso INSS. Em 2021, durante entrevista com o setor de Gestão de Pessoas do INSS, a autarquia afirmou que tal mudança não estaria no próximo edital, mas sim em outros.

FONTE: Folha Dirigida

#inss #concursoinss #editalinss #inssconcurso #cursoinss #salomaoboanerges #provainss #inssautorizado
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Já existe um acordo de transição de escolaridade com os grevistas, então infelizmente a chance de uma dessas emendas ser aprovada é grande. O fato é que pra quem só tem o nível médio o concurso do INSS virou um tiro no escuro, mas isso está sendo "abafado" pelos cursinhos e pelos donos de canais que vendem cursos, que fingem que não está acontecendo nada por conveniência. Muito triste 😞

_betocastilho
Автор

Eles sabem que não vai passar, porém estão tentando passar a mensagem que estão tentando ajudar os técnicos do INSS. Objetivo é conseguir votos desses técnicos.

Автор

Esse é o momento de nos unirmos e enviar e-mail para nossos deputados sugerindo que as emendas apresentadas, se aprovadas, entrem em vigor a partir de 01/01/23, dessa forma atenderia aos servidores e aos concursandos.

ronysergioarguelhomartinez
Автор

Porque os políticos do nosso país não tem nível superior? Alguém consegue me responder???

adelsofernandes
Автор

E O ART. 61 DA CF. § 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;

II - disponham sobre:

a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;

b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;

joserobertosousamendesrobe
Автор

🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️🤦🏽‍♀️ é pessoal acabou pra nós, sem faculdade sem chance🤦🏽‍♀️

onildamaria
Автор

Isso acabou com a minha noite ontem! Tava estudando igual louca, bateu um desânimo terrível.

midialayanne
Автор

Nada de transição de escolaridade só daqui 10 anos, deveriam ter feito essa mudança anos atrás, querem fazer isso agora

rodrigosantos
Автор

Só fazem as coisas pra ferrar os outros. Nas eleições precisamos saber em quem votar. Isso está limitando muita gente fazer o concurso. Se já tem cargo de analista pra superior, pra quê mudar o cargo de técnico?

lucianasilvadeoliveira
Автор

Eu já estava considerando isso e não duvido que o mesmo aconteça com o concurso da polícia federal administrativo. 😒

venonspy
Автор

Não acho essa mudança justa. Com a remuneração desse cargo, uma pessoa conseguiria facilmente pagar uma faculdade e só assim conseguir o tão sonhado nível superior. Se essa mudança realmente acontecer, os meus planos, e os planos de muita gente irão pro ralo. Essa mudança irá nos limitar muito. Espero que não aconteça.

joanaglaucia
Автор

poxa pra que isso, se mudar de nível eu não vou poder fazer.

como podemos nos manifestar contra.

vitorstifler
Автор

No Brasil só 5% da população possui o nível superior.Essa mudança prejudicaria a grande maioria, já que esse um concurso que na minha humilde opinião vai ser o mais concorrido do ano de 2022, caso ele acorra neste ano.O que podemos fazer é tentar convence-los a não fazer a alteração, como foi dito no vídeo.O maior problema para quem não tem nível superior é a insegurança que causa.Segundo Hugo Goes, eles vão segurar o edital até último dia do prazo de publicação, para ver se a proposta é aprovada dentro do prazo, o qual INSS tem para soutar o edital.Caso isso não ocorrer eles vão soutar o edital exigindo nível médio

gecivalribeirofontes
Автор

Bom dia Eduardo!!!
Será que você não conseguiria pra gente os e-mails desses 4 parlamentares?
Outra pergunta
Estou terminando o curso de TI no modelo EAD e é reconhecido como curso superior pelo MEC, é possível ser aceito como curso superior para o INSS ?
Desde já, Obrigado.

luisgremio
Автор

Mudar pra que? Pra privilegiar os mais favorecidos..

fenix-ikte
Автор

Os cursinho preparatório deveriam nos informar sobre o assunto, mas só ficam nos vendendo deixei de fazer outros cursos pra me dedicar pra esse....

Kaleo
Автор

Torcendo aqui para não mudar.
Se mudar lascou para mim.

jacksonvieira
Автор

Então a solução seria igualizar as remunerações.

keziamoura
Автор

Professor por exemplo: se uma pessoa é formada em Biomedicina pode fazer esse concurso só com a formação ou precisa do registro de classe do profissional no caso do Biomédico o CRBM?

jezreelalvescantor
Автор

Eu quero que haja a transição.

A carreira precisa ser valorizada. E não quero trabalhar como analista, ganhando como técnico.

welkssoares