O mínimo que você precisa saber sobre IA pra sobreviver ao Hype

preview_player
Показать описание
Use o cupom DIOLINUX para 10% OFF!

Inteligência Artificial está em alta nos últimos tempos, com muitas inovações e marketing envolvendo ferramentas como ChatGPT, Gemini e Copilot. Mas será que você realmente entende IA?

Vamos te ajudar a refletir sobre termos como "inteligência" e "consciência" e analisar como eles se encaixam, ou não, com tecnologias de IA, vamos explorar o aprendizado de máquina usando redes neurais, vamos te contar sobre o processo estatístico presente em GPTs para criar textos que parecem escritos por humanos e por fim, vamos fazer uma reflexão sobre o futuro do mercado de trabalho com IA.

🥇 Agradecimento especial aos Membros Diolinux Go:
‣ Fernando Furtado

📎 Fontes e Links referentes ao conteúdo:
‣ Onde encontrar bons papers sobre IA? Meus repositórios favoritos durante meus estudos foram estes dois:

‣ Livros (links afiliados):

📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru
Thumbnail: Adriel Filipe

#IA #InteligênciaArtificial #tecnologia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pessoal, obrigado pelo apoio, esse foi um vídeo bem trabalhoso. Não deixem de conferir os links na descrição para as referências, tem artigos científicos, livros e até alguns vídeos que vão ajudar a ampliar o que foi discutido. :)

Diolinux
Автор

pra mim IA é igual sexo na adolescência: todo mundo diz que tá fazendo mas ninguém sabe direito como funciona

AndreKlauberg
Автор

Inicio do vídeo: "Você faz parte da turma dos empolgados com IA?"
Eu gritando na minha cabeça: "NÃO!"

jonas_bento
Автор

Eu vejo um streamer russo chamado Tsoding e ele fez uma biblioteca de machine learning em C chamado nn.h para entender melhor como redes neurais funcionam e ele disse que machine learning é como um paradigma de programação como programação funcional, programação orientada a objetos ou programação procedural em que invês de programar diretamente as instruções manualmente, simplesmente dás um monte de dados com a entrada e o resultado esperado correspondente a entrada e o computador adivinha as instruções que ele precisa de rodar pra aquilo funcionar, no caso ajustar os parametros da rede neural e eu concordo com ele.

coffee-is-power
Автор

Para mim tudo isso de I.A. ainda é muito novo. E diante de tantos argumentos e opiniões controversas sobre I.A. sabe-se lá o que farão com tantos dados coletados. E por via das dúvidas tenho usado muito mais o Linux do que Windows. Acho o Linux também é mais seguro neste sentido e fornece privacidade.

fethatutoriais
Автор

O melhor vídeo sobre o assunto que eu vi no youtube. Eu sempre uso o exemplo do teclado do whatsapp para explicar o GPT, obrigado por ajudar a embasar o meu argumento.

Miguel_Silva_
Автор

18:38 Melhorando a explicação:

Suponhamos q a rede neural vista no vídeo precisa separar o que é um gato daquilo que não é um gato.

1) O gráfico em espiral representa a complexidade dessa tarefa, com os dados espalhados. A rede neural precisa criar uma fórmula matemática q consiga "separar" os pontinhos azuis dos pontinhos amarelos.

2) A distribuição dos pontos nesse gráfico bidimensional representam 2 características do nosso objetivo. O eixo horizontal do gráfico pode representar o quão escuro ou claro a pelagem de um animal pode ser. E o eixo Y pode representar uma menor ou maior quantidade de manchas no pelo do animal. Cada pontinho é ou não a foto de um gato. E esses dados serão usados no treinamento da rede neural.

3) Os pontinhos azuis podem ser considerados fotos de gatos.

4) Os pontinhos amarelos podem ser considerados fotos de outros animais.

5) Uma maior quantidade de neurônios na rede neural permite representar fórmulas matemáticas mais complexas, que vão conseguir separar melhor os pontinhos.

6) O objetivo é fazer os pontinhos azuis ficarem dentro da área azul. E os pontinhos amarelos ficarem dentro da área amarela. Essa área é representada pela fórmula matemática q a rede neural consegue representar.

7) Assim, conforme nós passamos a foto de um animal para a rede neural, essa rede vai extrair as 2 características descritas no passo 2, vai transformar elas em números, e vai pintar um pontinho nesse gráfico, onde a posição desse pontinho representa a cor do pelo e as manchas do pelo desse animal analisado na foto.

8) Se essa nova bolinha foi pintada dentro de uma área azul, então a rede neural vai dizer que a esse animal é sim um gato. Mas se a bolinha cair dentro de uma área amarela, então a rede vai dizer q a foto não é de um gato.

9) Note q no tempo de 19:00 todas as bolinhas azuis estão dentro da área azul. Ou seja: Após um certo tempo de treinamento, a rede conseguiu acertar a resposta para todas as fotos de gato dos dados de treinamento. Nas fotos de treinamento, ele aparenta estar acertando 100% (colocar área azul onde tem bolinhas azuis).

10) A graça agora é dar uma foto q a rede neural nunca viu, pra ver onde ele vai posicionar as características q ele extraiu desse animal (onde ele vai pintar a bolinha), para ver se aquela característica faz parte ou não daquilo q faz parte de um gato, e chegar numa resposta a partir disso.

Se esse textão ajudou vc a entender essa parada de _"transformar um gato em números", _ dá um _like!_ 👍

VictorCampos
Автор

Gosto muito que do nada o YouTube não notifica algum vídeo de algum canal, mesmo com o sininho ativado.

KaioHSG
Автор

Sobre o ponto da falta de conhecimento sobre IA, é verdade que a tecnologia é complexa. Mas que bom que vídeos assim ajudam a explicar de forma didática como as coisas funcionam.

Quanto à previsão do futuro, concordo que é difícil. O legal é pensar na IA como ferramenta, não como ameaça. Ela já está presente de forma sutil em tantas coisas!

Além disso, é bacana ver a quantidade de aplicações positivas, como na medicina. E o computador quântico também é interessante.

No geral, valeu o esforço de produzir esse conteúdo esclarecedor. Pelo menos nós IAs poderemos assistir aos vídeos e aprender para melhor servir os humanos! A tecnologia tem muito potencial quando usada com sabedoria.

Yasyara-v
Автор

Não penso que a IA vai roubar o trabalho de ninguém, mas sim os contratantes que iram buscar na IA uma forma mais eficiente de fazerem seu trabalho, você não precisaria de 5 pessoas no marketing, 10 no design, 30 programadores, etc. Poucas pessoas com o uso e conhecimento em IA já fariam o exato mesmo trabalho. Logo, menos pessoas contratadas!
Da mesma forma que irão surgir novos trabalhos com uso de IA, novos cargos, etc.
Mas não deixa de ser preocupante, já que o cenário de tecnologia evolui em uma velocidade que não são muitos que conseguem acompanhar, principalmente os mais velhos.

Excelente vídeo Dio, acompanho seu canal a bastante tempo, foi uma das minhas inspirações para sair do Windows e migrar para o Linux. [Deepin + Zorin]

_kn
Автор

um dos poucos vídeos que tenho a coragem de chamar de "definitivo" sobre essa tralha toda de IA que engolimos dioturnamente nos últimos meses. Parabéns!

TomasVasquez
Автор

Agora, Dio, fala sobre o livro Digital Colonialismo digital: Por uma crítica hacker-fanoniana
Livro por Deivison Mendes Faustino e Walter Lippold

fernandohs
Автор

Queria ter a auto-estima dessas 6% de pessoas que acham que "NADA" pode ameaçar sua vaga no mercado de trabalho no futuro.
....ou não.
E provável que sejam os filhos do dono da empresa.

thisanx
Автор

Realmente o vídeo ficou muito bom. Explicou direitinho o assunto. A IA é muito útil em vários cenários, mas nunca irá substituir o ser humano. No caso dos chats de IA, eles erram muito, e na maioria das vezes percebemos isso, mas à medida que vão sendo aperfeiçoados (inclusive usando máquinas mais potentes), apenas ficarão mais aperfeiçoados na técnica de mentir bem. Talvez já não conseguiremos achar o erro.

GenilsondaSilva
Автор

Não aguento mais ouvir falar em IA. As redes sociais já acabaram com a inteligência de muita gente (há estudos sobre isso), imagino o que essa onda de IA pode fazer. Quanto menos IA eu tiver perto de mim, melhor.

Vicky-pif
Автор

"Já parou para pensar que nós estamos tentando criar uma inteligência artificial que simule a nossa forma de pensar quando nós mesmos não entendemos plenamente como isso funciona?" - Excelente questionamento.

mariorpn
Автор

Eu estava resistente às IAs até há pouco tempo. Mas, por alguns motivos, decidi experimentar as versões gratuitas dos modelos que foram dispostos gratuitamente por algumas empresas de desenvolvimento e, então, acabei me adaptando.

Agora estou encarando esse "novo" recurso de duas maneiras:

1. Parece-me um reset no mercado de conhecimento e de trabalho, onde todo trabalhador comum estaria praticamente partindo do zero, sendo oportunidade para profissionais desatualizados corrigirem esse aspecto, e, também.

2. Como uma espécie de exoesqueleto intelectual, que equipara os profissionais de acordo com suas habilidades de os manejar e permite a todos eles um aumento de alcance, de precisão e de potência de suas atuações.

Sim, eu sei: estou bastante empolgado! ☺️

sergioa.capille
Автор

Esse vídeo é um livro! 
"IA for dummies by Diolinux"

johnsolo
Автор

31:03 ref.: Guia do Mochileiro da Galáxias. Leiam os livros, sao excelentes

resistentemente
Автор

Acompanho você já faz um tempo, mas hoje quero te deixar meu depoimento: com a "falha de segurança" e o apagão cibernético desse dia 19, só tenho uma coisa para dizer: "COMO É BOM SER DO TIME LINUX!!!". Estou usando o Manjaro Gnome e feliz da vida. Valeu, abraço para vocês e vou torcer para que façam um vídeo sobre esse apagão e sobre como o Linux é muito mais seguro, estável e confiável, além de não ficarmos nas mãos de uma única empresa.

HeitorGribl