A arquitetura do Seridó

preview_player
Показать описание
A arquitetura rural do século XIX no Nordeste tem características próprias para dar conta de sua produção de rapadura e farinha, assim como encontrar algum conforto -- mesmo que modesto -- no calor dessa região do sertão potiguar conhecida como Seridó. Com pouco esforço de preservação, há pressa em estudar, documentar e entender a importância dessas construções únicas.

Nathália Maria Montenegro Diniz saiu do Rio Grande do Norte, onde nasceu, cresceu e se formou arquiteta, para fazer a pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Paradoxalmente, veio para a capital paulista para mergulhar ainda mais a fundo na arquitetura das fazendas de sua terra. O resultado é a dissertação de mestrado "Velhas fazendas da Ribeira do Seridó" (defendida em 2008) e a tese de doutorado "Um sertão entre tantos outros: fazendas de gado nas Ribeiras do Norte" (em 2013), ambas realizadas sob orientação de Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno. Esses estudos deram origem a um novo projeto de pesquisa, vencedor da 10ª edição do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares, divulgado em dezembro.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estou triste que acabou, que pesquisa incrivel, emocional e tao intimista.... assistiria 2h desse assunto.

ian
Автор

O sítio dos meus avós entre São João do Sabugi e Caicó, teve exploração de sheelita na segunda guerra mundial. Com isso foi terra de muitos que vieram de outros municípios e até Estados vizinhos na busca por trabalho. A casa dos meus avós era chamada a "Casa do Alto" por ser no alto da fazenda. Lá havia muitas festas, e acolhiam projetos como Projeto Rondon, projeto MEB, e outros. Também lá era palco de festas para comemorações. Tem relatos escritos de casamento, com festas de 03 dias. Os alemães eram arrendatários da mina de sheelita e com isso, o sítio teve acesso a geladeira, motor de energia etc já na década de 40. A casa que foi do meu pai conhecida como "bangalô" pela sua arquitetura, foi construída por Oscar Piquet, avô do piloto Nelson Piquet. Infelizmente hoje se tem pouco dessas construções.

annajailmas.a.medeiros
Автор

Sou apaixonado pela arquitetura histórica, onde o estilo das construção remetem à cultura local.

Com o modernismo temos esse rompimento e uma forma de construção que nao possui mais características da localidade, uma história sem história.

Parabéns pelo seu belissimo trabalho.

georgeporto
Автор

Beleza de documentário e importante pesquisa sobre o sertão. Parabéns. Sou pernambucano, com uma longa passagem pelo Seridó Potiguar (Jucurutu/Caicó). Conheço bem a região. Meu trabalho de doutorado, também, foi sobre o sertão (PE/PB). Com aporte teórico na fenomenologia (Merleau-Ponty), pesquisei a relação do homem do sertão com a natureza e a literatura (poesia), dentro de um processo educativo. O titulo da tese é O SERTÃO EDUCA. Mesmo tendo os dois focos, a minha tese é bem transversal. Nela, também, trabalhei com a arquitetura, pois pesquisei a relação de Zabé, com a sua moradia (uma Loca de uma pedra), na qual ela morou durante 30 anos. Abraços

Gilmarleite
Автор

Excelente! Parabéns à pesquisadora pelo trabalho e à FAPESP pelo importante apoio. Na condição de também pesquisador sobre os sertões do Nordeste, enchi-me de orgulho. Além de vislumbrar, quem sabe, possíveis aproximações.

sergiomotta
Автор

que trabalho lindo. eu tenho orgulho de ser nordestino.

rusticaio
Автор

Porque não filmou o casarão esepcional pra gente ver a riqueza de detalhes por dentro os cômodos mesmo estando em ruínas desse rico proprietário de terras no serido ??

raildamarques
Автор

Dr. Sou de Campo Redondo RN, conheço muitas cidades do Seridó, você é de que cidade? Belo trabalho, esse seu.

franciscoborges
Автор

Um pouco dos Sertões contada na ótica de uma testemunha ocular e passageira desse bondinho da história que passou no interior do Nordeste.

marcuscesardiniz
Автор

Onde encontro esse esses trabalhos? Parabéns!

ttiagotadeu
Автор

Aonde fica essa casa no início do vídeo?

amauriflor
Автор

Reconheci algumas cenas gravadas em Parelhas

KleysonKlesller
Автор

argumentos para presernvar não faltam. e viva a Fau!

fcpmartinho
Автор

Chega dói na alma ver esses patrimônio se acabando e sendo saqueados em vez de preservados.

jeanesantos
Автор

Trabalho lindo!
Pena percebermos que não ha políticas públicas de proteção ao patrimônio. Um.olhar cuidadoso dos gestores locais sobre esse patrimônio e sua preservação. Lamentável!

katiavaleria
Автор

Podes responder: esses casarões são colonial ou barroco.

amauriflor