QUEM SOMOS NÓS I Filósofos por Luiz Felipe Pondé [ÁUDIO]

preview_player
Показать описание
Luiz Felipe Pondé é professor assistente da PUCSP e professor titular da FAAP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: mística, santidade, angústia, modernidade/pós-modernidade e epistemologia. é colunista exclusivo do Jornal Folha de S. Paulo.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Melhor pensador brasileiro da atualidade, com grande distância dos demais...

EduardoMarra
Автор

Ótima conversa!!! Tragam Pondé mais vezes! 👍👍👍

Starkiller_PF
Автор

Muito boa para enriquecer mas o repertório de entrevista do quem somos nós

Melhor canal
Meu canal preferido👏👏👏

roqueribeirojunior
Автор

Queria pedir ao canal para trouxesse mais videos falando de grande filósofos, saudades

saviolgama
Автор

Esse Celso Loducca sempre faz isso. Tomei horror desse sujeito no vídeo do Pondé sobre Freud quando ele precisou elevar a voz, em dado momento, para que o sujeito parasse de interrompê-lo. Faz-se de humilde, mas é metido a estrela e sempre quer brilhar mais do que o entrevistado. No vídeo sobre Freud, escrevi o que se segue e isso o incomodou muito. Mas ele não se corrige. Segue o texto: O APRESENTADOR É INSUPORTÁVEL!!! Fiz um enorme esforço para conseguir assistir até o final!! Pondé é um dos mais importantes pensadores do mundo moderno, seu repertório intelectual é vastíssimo e o apresentador fez, no mínimo, sete interrupções na linha de pensamento do professor. Creio que, por isso, aspectos importantes ficaram sem conclusão! Sem mencionar seus vícios retóricos do tipo "né isso?...né isso?...né isso?" Ao estender as mãos para o palestrante torna-se deselegante e, a todo tempo, faz, com as mãos espalmadas, o sinal de "pare". Uma linguagem corporal típica de quem quis a todo momento fazer o que Pondé mais despreza..."baratear o debate"! UM HORROR!!

haroldonobre
Автор

Eu acompanho o canal, assisti todos os vídeos sobre ocidente e oriente, e queria mto que você entrevistasse algum especialista em pedagogia Waldorf e falasse um pouco de Rudolf Steiner penso que seria de contribuição para entendermos mais a fundo quem somos nós.

diegobacelar
Автор

Quando colocada a psicanálise em conversa na maioria das vezes é focado em Freud (e como pai e merecido), porém seria interessante ver especialistas e outras vertentes como : Jacques Lacan e pós freudianos

ricardothomaz
Автор

Pelo amor de Deus...
Alguém faz o apresentador calar a boca !

willwill
Автор

Olá! Pondé sempre maravilhoso. Pessoal arruma o som.

claudiacarvalho
Автор

Loducca mais uma vez interrompendo o raciocínio do Pondé.

vitao-fj
Автор

A erudição do Pondé me é indiscutível, mas ele sempre me pareceu o novelista Nelson Rodrigues falando, com uma pitada Nietzschiana e Darwiana.

A mim me parece que a filosofia de Pondé a lá marteladas choca tanto a sociedade por causa da tradição católica dos brasileiros, com isso entenda: visão de mundo maniqueísta, entre Deus e diabo, bem e mal, Belo e feio, etc. Ora, o ser humano é em sua essência contraditório, multifacetado, cheio de ambivalencias, muitas vezes irracional, ilógico, ou seja, é capaz de ser extremamente amável e odioso ao mesmo tempo, com mais nuances cinzas que branco e preto.

O entrevistado muitas vezes incomoda porque aponta o lado feio que muitos querem esconder, fingem que não tem ou sequer o reconhecem dentro de si. Quem revirava as vísceras do ser humano, com elegância e doçura, em seus contos encantadores, era Clarice Lispector. Mas Pondé também faz a sua contribuição!

A hipocrisia é fator que também me incomoda demais. Todavia, uma vez que a humanidade percebeu que tem necessidade de afeto, entendo que foi o caminho que a civilização encontrou para "condicionar" o ser humano a ser gentil, amável, uns com os outros, uma vez que, deixado ao seu estado natural, teríamos a sociedade Hobbesiana, ou seja, a luta de todos contra todos. Não quero dizer com isso que inexistam virtudes no Homem, mas que devem ser trabalhadas ao longo do tempo, e o ponto de partida é reconhecer e aceitar o lado sombrio e se esforçar para transforma-lo o em virtude. Dostoievski na obra "Os irmãos Karamazov" diz "Deus e o Diabo estão em luta, e o campo de batalha é o coração do Homem".

É difícil e desagradável encarar a realidade e nem todos querem ou estão preparados para isso.

elaines
Автор

O apresentador creio que se queimou querendo ser maior que o entrevistado que só de ouvir as perguntas e as intervenções sentimos a vontade de desligar o vídeo, nossa um incômodo visceral, mas pelo Pondé seguramos a onda. Valeu.

betolazzarini
Автор

Quer ver vir bomba!
O que o Celso pergunta provavelmente vem da direção do programa, lógico que ele tem um pouco de liberdade, ñ entendo o por quê de ñ gostarem das perguntas dele se o programa é de massa e gratuito e ele representa isso. Gosto dele, faço parte disso e ñ tenho condições de pagar por algo exclusivo.

MarceloSilva-umzs
Автор

Será se não tem como mudar esse entrevistador?

ronaldogoncalves
Автор

Pondé é representação da decadência filosófica do Brasil, realmente uma vergonha e desonestidade um verdadeiro sofista.

rodrigosantanacardoso