Live #017 - Como calcular os créditos de energia enviados para outra unidade consumidora?

preview_player
Показать описание
Na aula de hoje nós vamos ensinar a calcular os créditos de energia de uma usina fotovoltaica que serão enviados para outra unidade consumidora. Essa modalidade da geração distribuída se chama auto consumo remoto e muitos se confundem ao dividir os créditos de energia.

#EnergiaQueTransforma

Toda quinta-feira, às 19h, aula AO VIVO sobre Energia Solar Fotovoltaica!

Participe da minha Comunidade Fotovoltaica no TELEGRAM:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns!! A Live foi show e muito esclarecedora e de extrema qualidade . Aprendi muito👍

regisandradejr.
Автор

Parabéns! Excelente explanação. Obrigado.👋👋👋👋

juliocesarcruz
Автор

Boa noite, a porcentagem que devo colocar na ficha para distribuir da energia é calculada em cima do total gerado incluindo meu consumo ou ex:consumi 100 sobrou 150 total 250=100% ou 150 que sobraram e = a 100%? E no caso é valido para todas concessionárias meu caso e cemig

dirvesidade
Автор

Cara muito obrigado vídeo super explicativo, estava com dúvida sobre a divisão TOP!

rafaelqds
Автор

Participe da minha Comunidade Fotovoltaica no TELEGRAM:

SolsistEnergia
Автор

E quando há maior geração que gasto e o saldo acumulado é sempre menor do que realmente sobrou? Explico: Arredondando as contas gero em média 1000kwh mês, compenso 150kwh na unidade geradora e compenso 450kwh em uma unidade consumidora, teria aproximadamente 400kwh para ser acumulado todo mês. Utilizando o próprio histórico de geração e consumo que vem na fatura da companhia elétrica, era pra eu ter aproximadamente 7800kwh de saldo, mas eles informam que eu tenho somente 2800kwh, tem uma diferença aí de 5000kwh. Já enviei email para eles mas não me responderam, será que há algum jeito para resolver isso ou somente entrando com ação contra eles?

arthurlimarocha
Автор

Olá, tenho uma unidade geradora e uma consumidora porém tem muitos créditos acumulado na consumidora e na unidade geradora tem muito pouco é assim mesmo fica créditos acumulado na consumidora? Att. Valdir Tavares,

lucianatavares
Автор

Fiz a minha vó. 1600 para 4 casas:
1. 500 geradora
2. 400
3. 400
4. 300

O consumo da geradora pode ser dividido nestes termos aqui?
Ou tenho sempre que consumir o total da casa 1 geradora. Posso dividi de forma diferente

joelrlima
Автор

Se eu tiver uma unidade consumidora geradora e somente uma unidade consumidora beneficiária ( de menor consumo) devo enviar 100% do excedente para a beneficiária?

dwj
Автор

E nos meses de geração menor como fica? Teria que calcular a geração em cima do consumo incluindo a tx mínima para ficar dentro da faixa?

marcosduarte
Автор

Excelente!!! Só fiquei com uma dúvida se eu gerar um credito na minha usina de auto consumo remoto localizado na concessionária Enel Ceará, eu posso utilizar ele na minha conta de luz da concessionária Enel São Paulo??

isac-wq
Автор

olá. Nessa forma de dimensionar os creditos para as outras unidades (já descontando a taxa de minimo), na verdade estamos calculando uma parcela que somada com a taxa dê o consumo total da unidade que está recebendo credito . Mas dessa forma o cliente nunca terá creditos, certo? por exemplo, o padrao é mono (30kWh) e o consumo dele é de 100kWh. Se a unidade principal tiver as mesmas características e gerar 200kWh, então, preciso definir uma porcentagem do restante, que conforme seus cálculos seria 60kWh direcionado à outra unidade favorecida. Assim, eu entendo que nesse caso o efeito será perfeito, pois ele só irá pagar pela taxa de usos e disponibilidade da rede. Mas, se excedente no mês for de por exemplo uns 120kWh e, aproveitando a porcentagem anterior (60%), a unidade favorecida irá receber 72kWh, certo? Nesse caso, ela mantendo o consumo de 100kWh, como é feita a compensação? É gerado algum crédito ? pois 100-72 = 28 kWh, um valor menor que a taxa de uso e disponibiliade. Ou, o credito só é gerado quando o injetado é maior que o consumo registrado ? Se for, creio que dessa forma de calculo nunca haverá credito para os favorecidos do excedente.

sollarienergia
Автор

Boa noite, os créditos que posso mandar para casa de minha mãe é da porcentagem dos créditos gerados no mês ou do acumulado?

zecaaugusto
Автор

Existe alguma planilha com preenchimento automático dos créditos?

Uskolzeiro
Автор

Bom, assistindo a sua aula, percebi que minha conta veio totalmente errada neste segundo mês após a troca do medidor! Minha energia é trifásica! Minha primeira conta, teve um consumo de 192kwh + um residual de 81kwh do medidor anterior a troca! Totalizando 273kwh! Injetei 180kwh! -93kwh que a taxa obrigatória dos 100kwh cobriu! Meu boleto chegou hj, com data de leitura do dia 06/08! Me faturaram o total de 457kwh e diminuíram o injetado de 468kwh! Paguei apenas os 100kwh da taxa, mais iluminação pública, e Totalizando 11kwh de crédito!!! Porém esses 457kwh faturados, é o total de consumo desde a troca do inversor! Onde foi parar os 192kwh que corresponde ao consumo do mês anterior??? Hj, meu medidor registra consumo total de 518kwh e injetado 755kwh! Ou seja, um crédito de 237kwh!!! Na data da leitura, esse crédito era aproximadamente 203kwh, e não 11kwh!

kenedycampanari
Автор

Tenho uma dúvida. Então tenho um cliente que em 4 meses do ano ele consome mais que a média Realizada no dimensionamento na média anual. Como Realizar a porcentagem para que nesses 4 meses supri esse consumo nesses meses para o mesmo pagar somente taxa mínima. Lembrando que esse consumo nesses meses é mais que o planejado no projeto. O excedente de 100% coloquei na und residencial do mesmo onde já tem um saldo de 17 mil, porém com os 4 meses de alto consumo não supriu a und gerado vindo valores altos para o mesmo realizar o pagamento.

fernandoalm
Автор

Bom dia se eu tiver só 2 residencia então sóu obrigado a enviar 100% pra essa segunda residencia?

alandersonalmeida
Автор

Se o cliente não tiver um consumo linear, ou seja, consumo com muitas oscilações, meses consome muito outros menos. Neste caso ele depende de créditos de outros meses para compensar o mês que ele gastou mais. Sendo assim, eu não consigo deixar pouco de crédito para local que gera, com objetivo de compensar essas variações?
Melhorando a pergunta, tenho mais 2 locais além do local que gera energia, no rateio o local que gera não pode entrar?

cleitonaquino
Автор

Luciano, tenho um cliente que possui um comercio alugado, e quer fazer uma usina na casa dele para pagar apenas taxa mínima em ambas as contas.
A casa possui consumo mensal médio de 185 kwh, e o comercio, aproximadamente 1000 kwh.
Assumindo que o sistema é suficiente para gerar energia para ambos, seria simplesmente eu direcionar 100% dos créditos para o comércio?
Ou seja, o comércio ficaria com o total da sobre de energia da casa?
Pensando-se na CPFL, a tabela do anexo G eu iria simplemente colocar o comécio como beneficiário de 100% dos créditos?

pedrogouveia
Автор

É necessário fazer um dimensionamento específico para cada UC para que elas tenha a fatura reduzida deixando somente a taxa?
Tipo dimensionar a o consumo para 110% assim os 10% fica de sobra pra qualquer eventualidade climática?

emersonsantos