O que é SQL e NoSQL? #HipstersPontoTube

preview_player
Показать описание
Afinal, quais são as diferenças entre uma estrutura de dados relacional (SQL) e não-relacional (NoSQL) e quais as principais vantagens de cada uma delas? Maurício Linhares explica neste vídeo!

✅ Curtiu? Saiba mais assistindo também:

➡ Como rodar MySQL com Docker?

➡ Playlist respondendo Dúvidas gerais sobre programação

🎧 Podcast Hipsters.Tech

📲 Fique de olho nas novidades!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vídeo muito bom, ótimo texto de fácil compreensão para pessoas que, como eu, estão começando nesse meu de programação e possuem várias dúvidas. Nada melhor do que assistir um vídeo de 12 + e aprender tudo que precisa.

Muito Obrigado.

Vou dar um pulinho lá no site.

vittormatias
Автор

Meu cérebro não tá assimilando a voz do Linhares com a imagem 0_0

wesleysantana
Автор

Caramba, daora ver o Linhares, até hoje só tinha escutado a voz!

FabricioFMSilva
Автор

Saudades do Maurício... Muito tempo que não vejo vídeos dele. Grande Linhares.

rafaelfortes
Автор

para o problema de mudar de NoSQL para outro NoSQL eu recomendo o uso de uma API.
nada te impede de ter 10 APIs diferentes para bancos de dados diferentes, o importante é existir uma coerência na informação e funcionalidade

GuilhermeAltran
Автор

Uma coisa que me faz gostar dos bancos relacionais é o tempo em que eles estão "na ativa". São uns 40 anos desde as primeiras implementações, se não me engano. Acho massa tecnologias desse tipo, que duram tanto tempo. Ainda mais hoje em dia, com vários e vários frameworks de tudo que é linguagem.

VMNAwNh
Автор

Eu vejo muito "perco aqui e ganho ali" na escolha de um modelo não relacional ou relacional para um trabalho. O modelo relacional com uma 3FN fica tão limpo para trabalhar, mas quando precisa alterar algo é uma dor de cabeça eterna! rsrsrs
Ótimo vídeo, + 1 inscrito pra conta!

glahsgafak
Автор

0:22 a tal da Structured Query Language a SQL

tarcnux
Автор

A justificativa para o uso de nosql dada nesse vídeo, no meu entender, não é o objetivo principal e a motivação principal de uso de nosql.

Se você tem problema de definição de tipos e mudança de formatos, não será o banco de dados que irá te salvar.

A estratégia dada para mudar um campo em nosql tem alternativas em SQL equivalentes.

No meu entendimento, a vantagem de armazenar documentos desnormalizados, mais ou menos do jeito que serão utilizados pela aplicação é um ponto realmente importante, de mudança de paradigmas de solução de problemas, de performance para escrita e recuperação.

Obviamente ser capaz de armazenar informações em estruturas variáveis dá uma flexibilidade tremenda em relação a bancos relacionais. Mas na prática, o que mais temos é um esquema bem definido e duradouro na maioria dos cases.

Agora inserir milhares de registros por segundo com uma performance invejável, por exemplo, só é possível porque as informações são armazenadas em posições sequenciais do disco, o que é por natureza impossível em uma base relacional.

Enfim. Precisa escrever e ler que nem louco? nosql é o caminho.

LuisFernandoGaido
Автор

Prefiro SQL tradicional porque garante que se algo errado passar pela validação do backend, o bd nao vai deixar passar. Por exemplo, se no bd eu tenho uma tabela produtos com uma coluna de numero do estoque como inteiro e no sistema backend eu seto uma string no atributo numeroEstoque do objeto Produto e ele aceitar porque o atributo da classe foi tipado como string erroneamente, o bd vai estourar erro na hora de salvar. Logo, o Sistema como um todo ficará mais amarrado, mais seguro. Eu gosto do Sistema mais amarrado. O problema é que pra mudar dá mais trabalho, mas o Sistema fica mais seguro. Mas, eu nao teria problema em trabalhar com o nosql, apenas não é minha preferência.

isn
Автор

Vou aproveitar as férias da facu (que está sugando a minha alma) para estudar banco de dados na Alura. Vídeo excelente!

chuckbud
Автор

Cara, excelente vídeo. Principalmente a parte que vocês salientam que os bancos não relacionais abstraem o aspecto não flexível dos bancos relacionais tradicionais mas a forma como os dados são tratados e interpretados ainda fica por responsabilidade das aplicações.

rodrigomonteiro
Автор

Amigo!!! Parabéns!!! Comecei assistir esperando um monte de ladainha, mas o caras conseguiram ensinar muitoooo! Informação organizada ao extremo, papo de quem conhece os primórdios e não deixou de acompanhar a evolução da tecnologia, conseguiram passar todos os requisitos para quem quer aprofunda-se em Big Data.

alexandrereisonline
Автор

Explicação muito boa pra quem está desatualizada como eu. 👍🏻

caoline
Автор

Like só pela piada ruim no final! hahahahaha. Brincadeirinha, tô curtindo cada vez mais a área de ensino de vocês. Só esperando virar o mês pra me matricular e começar a estudar pra mudar de área ao auge dos meus 34 anos.

ed
Автор

Só hoje que to vendo quem é o Maurício Linhares depois de uma eternidade só ouvindo a voz. O real não ta batendo com o que minha cabeça tinha criado rsrs

nilnfa
Автор

enfim "conheci" o Linhares hehe sou fã!

wendreslucas
Автор

12:15 - acho que contar piadas de humor duvidoso é um mal da maioria dos profissionais de tecnologia. Boa, Paulo! haha

AguiarDev
Автор

Então esse é o famoso Maurício Balboa Linhares... Fala Linhares, blz? :)
Excelente vídeo.

brunoguimaraes
Автор

Parabéns pelo conteúdo... Atualmente estou estudando MySQL, e estou amando...

alexandresantosal