O porta-aviões brasileiro que foi AFUNDADO no Atlântico | EP. 1098

preview_player
Показать описание

O porta-aviões brasileiro que foi AFUNDADO no Atlântico. No vídeo de hoje Lito Sousa conta a história dos porta-aviões brasileiros, entre eles o NAe São Paulo que foi afundado recentemente no oceano atlântico pela marinha do Brasil.

Este é mais um vídeo do Aviões e Músicas com Lito Sousa, que foi supervisor internacional de manutenção em uma companhia aérea americana por mais de 35 anos e agora piloto privado. Especialista em fatores Humanos na Aviação e Safety, Lito Sousa desenvolveu sua metodologia única que já tirou o medo de voar de mais 3000 pessoas.

Todos os dados e conteúdos deste vídeo são escritos e revisados por Lito Sousa com suporte do time Aviões e Músicas. Não deixe de seguir o Lito Sousa e o Aviões e músicas em todas as redes sociais.

✈ Para mandar uma carta ou press kit:
Rua Antonieta Aguirre de Moraes Barros, 100
CEP 07025-011 | Guarulhos - SP

Mídia Social
✈ Twitter: @avioesemusicas
✈ Instagram: @ lito

Apresentação e criação: Lito Sousa
Idealização e direção: Mila Seidl
Produção: Camila Dourado, Rafaela Petermann, Larissa Sábio
Edição: Marco Hartmann
Roteiro: Eric Breno
Marketing: Bruno Triaquim e Larissa Alves
Motion graphic: Sergio Marques
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu visitei o porta aviões São Paulo, o brasil tinha corado a pouco tempo, eu era adolescente e fazia um curso no centro do Rio de Janeiro, um belo dia não teve curso, eu já estava no centro e resolvi ir até a praça 15 onde ficava um navio museu (não sei se ainda está por lá), por alguma razão (sorte demais) não havia só o navio museu, havia um outro navio moderno e um submarino no local, e o melhor de tudo, era que naquele dia nem a taxa de visitação do museu estava sendo cobrada, entrei no navio conversei com tripulantes, também visitei o submarino, dei uma volta pela baia guanabara numa barca, e quando sai uma pessoa perguntou, quem iria pegar o ônibus para ir ao porta aviões, perguntei se era pago e ele disse que não, então eu entrei no ônibus e fui, até hoje nunca entrei num avião nem fiz nenhum cruzeiro, então até hoje o porta aviões São paulo é o maior objeto (se é que posso chamar assim) que eu já vi de perto, a medida que ia me aproximando ficava cada vez mais chocado com suas dimensões e até com a ponte que tinha que atravessar para entrar nele, entrando nele havia caminhos, carros e um helicóptero, na parte de dentro dele mesmo, não estávamos no convés, naquela época bem cara de pau, e fui perguntar a um homem com o maior números de 'adereços' que encontrei, para perguntar sobre o navio, e sobre ele, quanto tempo ele estava na marinha e quem ele era, ele responde que era o comandante do navio, a serie de perguntas continuou e não lembro de nada além de que ele tinha mais de 20 anos de marinha, perguntei se poderíamos ir ao convés, ele achou engraçado e disse que já iríamos, uma coisa que me chamou atenção foi o piso do elevador, que era feito de asfalto (depois vi que o chão do convés tb), no convés foi aquilo, surpresa medo e varias outras coisas, haviam uns 8 helicopteros no convés de diferentes modelos, entrei em alguns, foi uma experiência única que lembro até hoje com muito carinho, e pensar que esse dia aconteceu por mero acaso.

assistindo o video voltei no tempo rsrs

Obrigado Lito

leonardojorge
Автор

Fiz duas missões no A-11 Minas Gerais, que era o melhor navio da esquadra para a tropa de Fuzileiros Navais viajar. Do navio saíamos de helicóptero SH-3 em direção ao litoral. Recordei esses momentos vendo seu vídeo. ADSUMUS

fernandomoll
Автор

Que bacana. Trabalhei 23 anos numa empresa no Rio de Janeiro chamada Infranav. O dono dela, Comandante Arieira, foi quem fez o primeiro pouso de um brasileiro no Minas Gerais. Na sala dele, havia essa foto memorável, o avião preso pelo cabo e com as 3 rodas ainda no ar. A cabine aberta, mostrava ele, bem novinho of course.

sempreame
Автор

meu pai trabalhou no são paulo quando ele era da marinha, eu tinha acabado de nascer, ele me contou do amianto e ele tinha um boné escrito A12 que ele me deu. Eu via ele na bahia de guanabara quando eu passava pela ponte e sempre quis visita-lo, obrigado por contar a historia dele Litão

Stalker-lee
Автор

Lito, o atlântico está aqui em São Sebastião, cumprindo missão humanitária, foram criados leitos para receber vítimas da tragédia das fortes chuvas. Muito legal o conteúdo parabéns

miqueiasvicente
Автор

Fui buscar o Nae São Paulo A12 na França, inclusive, fomos de "Sucatão" da FAB, uma das melhores viagens de avião que já fiz. Saímos do Rio, fizemos uma escala em Recife e depois atravessamos o Atlântico até a Espanha onde fizemos outra escala e em seguida pousamos em Brest na França, época boa.

ollimar
Автор

Inclusive o Atlântico tá sendo usado nas missões de resgate no litoral norte de SP, em consequência das fortes chuvas

arturnm_
Автор

Sou morador de santos, e tive o privilegio de visitar o minas gerais em 2000, visitei 2 vezes o São Paulo e visitei uma vez o PHM atlantico, infelizmente a segunda vez que o phm veio a santos não pude visitar. Sou fanatico por porta avioes e ate jogo world of warships por causa dos porta avioes.

jeanfgb
Автор

Meu pai era oficial de Marinha e participou da reforma do Minas. Morei um ano na Holanda naquela época. Em 1975 casei com um oficial de Marinha que serviu no Minas. Tinha muito carinho pelo Minas e fiquei arrasada quando foi desativado. Tenho boas lembranças do Minas.

deborahcalazans
Автор

Eu visitei o Submarino Bahia e o Porta Aviões Minas Gerais aqui no Porto de Salvador. Uma experiência Maravilhosa para um infante. 📯🇧🇷

genesiomenezesneto
Автор

Agora sim heim Lito, um Episódio que realmente enche seus olhos e também o nosso, sobre Navios! Eu tive a oportunidade de conhecer o Minas Gerais e o São Paulo, quando ia para a casa da minha falecida tia que morava na Rua Comendador Alfaia Rodrigues ao lado do antigo do Supermercado Peralta, hoje Extra, em Santos! OBRIGADO PELA MARAVILHOSA HISTÓRIA E...ATÉ O PRÓXIMO VOOU!

WagnerGomesDJFLASH
Автор

Eu tive a oportunidade de ver os 2 porta-aviões, Minas e São Paulo lá no Rio em 2001. Estavam lado a lado. Quando o Minas tava aposentando e o São Paulo começando a operar. Coisa linda os 2. O São Paulo era bem maior.

rafaelcintra
Автор

Por falar em porta-aviões: há uns 40 anos (!!) acabei servindo, por acaso, de intérprete entre a tripulação do USS America e militares brasileiros, em visita ao navio. Na ocasião os americanos elogiaram muito os pilotos brasileiros, que durante exercícios em conjunto com o Brasil, em geral acertavam o primeiro dos vários cabos de desaceleração do convés do navio.

coriscotupi
Автор

Muito show. História narrada com riqueza de detalhes e sempre que houve oportunidade um "dedinho a mais" de cultura geral. Parabéns 👏👏👏

ricardosalomao
Автор

Nossa! O Brasil adora uma sucata.
“Você tem que pensar em coisas grandes, enquanto você está fazendo coisas pequenas, de modo que todas as pequenas coisas caminhem na direção certa.”
Alvin Toffler
Seremos eternamente pequenos em um mundo que caminha para frente!

anteliomonteiroabellan
Автор

A compra do São Paulo pela marinha é tipo comprar um Peugeot ( a França mantendo a tradição), um problema atrás do outro e no final vc prefere tocar fogo do que vender no ferro velho.

saulofelipe
Автор

Eu tive a honra de servir como marinheiro no Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais (A11) de janeiro de 1993 a janeiro de 1996. Eu estava nessa operação onde o avião argentino pousou acidentalmente no convés do Minas Gerais. Também presenciei um momento triste em 1995, quando um P-16, ao fazer a manobra de pouso, caiu no mar.

jackfininho
Автор

A qualidade de informações históricas e a profundidade que você traz nos temas é admirável. Eu acompanhava você há alguns anos por conta de algumas breves curiosidades aeronáuticas mas não sabia que seu canal havia alcançado tamanha qualidade editorial. Lito parabéns!!! Mais um feliz inscrito .

eduardoribeiro
Автор

Primo da minha mãe foi comandante do Minas Gerais, tive a oportunidade de conhecê-lo quando ainda estava em operação e fui visitá-lo, há muito tempo. Esse meu primo acabou sendo o primeiro comandante do porta aviões São Paulo, foi o responsável por trazê-lo da França.

luizhfeliciano
Автор

Ouvir falar sobre aviões é música para meus ouvidos!

Hmansani