Lesão do TENDÃO PATELAR

preview_player
Показать описание
O joelho possui diversos tendões (estruturas que conectam o músculo ao osso). Quando ocorre uma hipersolicitação da musculatura, podemos desenvolver inflamações desses tendões, o que chamamos de tendinites. Geralmente ocorrem após solicitações repetidas, crônicas, como por exemplo por treinamentos excessivos ou movimentos repetitivos. No joelho, o mais comum é a associação com exercícios exagerados, ou aumento de intensidade e carga nos treinos de maneira abrupta. Dentre os tendões envolvidos em tendinites no joelho, temos a tendinite patelar

Esse tendão faz parte do chamado mecanismo extensor do joelho, ou seja, conecta a musculatura da patela na tíbia, fazendo com que o joelho realize a extensão (esticar o joelho). Portanto está envolvido com exercícios de salto, corrida, chute e mesmo para andar são importantes. A tendinite do tendão patelar é mais comum em pacientes com menos de 40 anos de idade, ocorre geralmente por esforço excessivo do mecanismo extensor, geralmente relacionado a atividades físicas intensas ou aumento abrupto do nível de atividade (carga e volume de treinos).

A dor é localizada na da frente do joelho, abaixo da patela nos casos de tendinite do patelar. Pode também ficar inchado, e em alguns casos pode ficar quente na região do inchaço. Geralmente a dor é associada a esforços que requerem a extensão do joelho (chutes, corridas, agachamentos...), ou após esses exercícios.

O tratamento é sem cirurgia, com gelo no local, uso de anti-inflamatórios e parada ou diminuição dos exercícios relacionados com a causa da inflamação. Muito interessante é a realização de fisioterapia motora, para controle da dor, medidas anti-inflamatórias, estímulos excêntricos, alongamentos caso existam encurtamentos, fortalecimento de outros grupos musculares e enfim a reabilitação final para o retorno às atividades esportivas.

Em determinadas situações ocorre uma degeneração do tendão, às vezes mesmo sem sintomas de tendinite, e pode ocorrer ruptura (rompimento) do tendão. No casos das rupturas parciais, ocorre a cicatrização da lesão e geralmente não é necessária cirurgia. Porém, nos casos de ruptura completa, a pessoa perde a capacidade de esticar o joelho, sendo fundamental o procedimento cirúrgico para reinserção do tendão no osso. Quando o tecido do tendão está muito degenerado, há a necessidade de realizar um reforço (utilização de outro tendão do próprio indivíduo ou até de cadáver) para deixar o tendão operado mais resistente e eficaz.

Após a cirurgia o paciente fica imobilizado por 4 a 6 semanas, podendo fletir o joelho de maneira controlada conforme orientado pelo cirurgião. O quanto fletirá e a progressão da angulação permitida dependerá do aspecto do tendão e da estabilidade da fixação obtida na cirurgia. Muletas são utilizadas por 4 a 8 semanas, dependendo do caso. A recuperação é longa com fisioterapia, com o retorno esportivo por volta do 4 ao 6 mês após a cirurgia. O resultado final é bom, a chance de nova ruptura existe, porém a chance maior é de sucesso sem nova lesão.

📞 Agende uma Consulta

👉 Área de atuação:
Lesões de ligamentos do joelho, lesões meniscais, cartilagem, condromalácia, artrose, prótese de joelho, instabilidade da patela.

Consultório: 944707006 - Campo Belo - São Paulo - SP
Instituto Salute: 970568157 - Jardim Paulista - São Paulo - SP

✔️ Gostou deste vídeo?
----------------------------
💬 Deixe seu comentário
➕ Compartilhe com seus amigos
👣 me siga nas redes sociais
----------------------------

✅ Contatos:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tive rompimento total do tendão patelar em um treino de vôlei, fiquei 3 meses tentando dobrar 90 graus e não aguentava a dor. Fiz a manipulação para romper a fibrose e tudo mudou. Foi o que me salvou depois na fisioterapia. Hoje após 5 meses ainda sinto um pouco de dor no exercício físico, mas está melhorando a cada dia!

sarascudeler
Автор

Tive uma ruptura completa do tendão da patela e fiz a cirurgia em 04/01/2024, ainda sinto muito dores, mas a cirurgia foi um sucesso de acordo com o médico. Bom saber que o tratamento cirúrgico tem ótimos resultados. Agora é descansar, seguir as orientações médicas e depois começar forte a fisioterapia...

Fsanto
Автор

Tive uma ruptura de 15mm no tendão patelar esquerdo. Por incrível q pareça logo após a lesão não senti nenhum tipo de instabilidade e nenhuma dor, então continuei jogando normalmente. Porém logo após parar de jogar eu senti uma dor muito grande, nada comparado com q eu já tinha sentido. Como eu estou dentro do ramo do futebol a 13 anos eu já imaginei que poderia ser uma patologia no tendão patelar, porém pra minha surpresa chegou a ser um rompimento parcial. Os médicos q consultei falaram que não preciso de cirurgia porém vou ter q ficar 1 mês e meio com o joelho parcialmente imobilizado e após isso vou fazer de 10 a 15 sessões de fisioterapia, vão ser cerca de 3 meses para voltar a praticar futebol de uma forma moderada e 5 meses ao todo para voltar a jogar futebol com mais intensidade. Extremamente frustrante isso porém lembro de casos como Ronaldo Fenômeno que teve a ruptura total desse tendão e voltou ganhado uma copa do mundo. Se ele conseguiu isso com determinação e superação, eu também consigo (obviamente não ganhar uma copa, mas conseguir ao menos praticar algum esporte moderadamente). A todos que estão lesionados ou machucados, força e melhoras, é uma fase que nós devemos confiar nosso potencial e todos vamos conseguir voltar disso melhores, ou no mínimo, igual antes!
Abraço para todos!

riquejb
Автор

Fui diagnosticado com tendinite patelar. No meu caso sou ciclista. Fiz Fisioterapia e reforço na academia. Voltei a pedalar hj e senti incômodo. Lá vou de novo pro médico.

ronaldoconde
Автор

Tenho 51 anos de idade, há um anos atrás, tive uma ruptura total do tendão patelar, procurei atendimento médico, o médico perguntou se eu vivia do esporte, respondi que não, ele me orientou a fisioterapia e passou medicamentos para inflamação e para as dores, fiz 20 sessões de fisioterapia, não me afastei das minhas atividades laborais, continuo sentido dores, nao tenho firmeza para subir escadas, levantar da cama, nao consigo correr! Fiz ressonância magnética depois de 1 ano e 2 meses, os exames mostraram o que a primeira ressonância, mostrou, a lesão continua! Só agora, um outro médico indicou a cirurgia e me afastou das minhas atividades laborais, acho que por conta da orientação do primeiro médico, perdi muito tempo.

klaudiusantus
Автор

Rompi por completo o tendão patelar jogando vôlei, moro na Irlanda, fiz a cirurgia após 5 dias da lesão, iniciei fisioterapia após 15 dias da cirurgia mas os médicos daqui são bem conservadores e disseram que só era para parar de usar a órtese após 6 semanas, mas meu fisioterapeuta é brasileiro e especialista em reabilitação esportiva e indicou o contrário, que o quanto antes iniciar a fisio melhor seria e assim fiz, hoje completei 35 dias pós cirugia e consigo dobrar o joelho em até 75 graus, parei de usar a ortese a 15 dias e uso apenas uma muleta, ando mancando e voltei a treinar superior, mas os médicos irlandeses brigam muito comigo por ter iniciado a fisio e ter parado de usar a joelheira antes do que pediram, só quem passa por essa lesão sabe das limitações e o quanto é difícil parar toda a vida, o tratamento é lendo e doloroso, espero não estar forçando o tendão antes do tempo, estou acreditando no fisioterapeuta por ser ex fisio de um time de vôlei profissional no Brasil

HyureSilva
Автор

Há 15 dias, eu caí em casa etive uma lesão de quadriceps e deslocamento da patela. Há 13 dias, fiz uma cirurgia e estou com a imobilizada com uma tala de gesso. Sou autônomo e estou sem poder trabalhar. Estou muito preocupado e fiquei muito feliz com as informações deste vídeo. Muito obrigado doutor. Estou literalmente sem chão.

gilsonsantos
Автор

Tive a ruptura total a alguns anos atras e o medico disse que seria muito dificil eu voltar a jogar bola num nivel intenso, e depois de muito esforço hoje consigo jogar futebol intensamente, depois de 4 anos pós cirurgia sinto muito o joelho ainda, e pra quem esta passando por isso nao desanimem pois é um processo bem lento de recuperaçao e tem que ter muita dedicação !!

tiagosilvaa
Автор

eu rompi meu ligamento patelar ontem jogando basquete, eu tenho 18 anos!
não senti sintomas nenhum e só aconteceu!
a minha patela foi para o lado esquerdo ( sofri a lesão na perna esquerda) e travou minha articulação, foi uma dor horrível!
o médico disse que como foi a primeira vez que ocorreu não vai precisar operar, mas caso ocorra mais vezes eu sim uma boa ideia operar!
creio que como sou jovem minha recuperação seja em sucedida e eu consiga voltar pra as quadras no máximo a 1 ano!
o médico me passou uns exames pra ser feitos e daqui a 3 semanas eu volto pra uma revisão.

JovemCrescido
Автор

Boa tarde, eu sou atleta de futsal sofri uma lesão no joelho esquerdo rompeu meu tendão patelar em mais de 50%, acabei de fazer uma cirurgia estou muito preocupado com meu futuro, mas assistindo seu vídeo tirou um pouco da minha dúvida, parabéns..👏🏻🙌🏻

Andrey_reis
Автор

Meu like doutor. Sou goleiro 40 anos e sempre fiz atividade física, rompi meu tendão total, correndo pra área e freando bruscamente para cabeçear a bola com um salto, no momento em que rompeu senti como se tivesse tomado uma pedrada no joelho, a dor foi insuportável. Me levantaram doutor mas fui subir um simples degrau após o rompimento e meu corpo foi pro chão.... Como o senhor falou a estrutura se rompe e não tem mais apoio.
Não desejo pra ninguém é uma lesão grave fiz cirurgia e estou com o joelho imobilizado e afastado do trabalho.

tadeusantossp
Автор

Ótimo vídeo, foi muito explicativo e só de ouvir que ele volta ao normal já me deixou muito aliviado. Na quinta-feira (20/07/23) eu sofri um acidente, eu descia uma ciclovia de bicicleta e uma motorista cruzou a rua olhando apenas para um dos lados. Tive um rompimento do tendão patelar esquerdo, não deu fratura no osso graças a Deus, mas ficou exposto. To indo ae pra segunda semana deitado na cama com a perna imobilizada e irei amanhã fazer um raio x, estou bem apreensivo. Mas vai dar tudo certo, minha cicatrização está muito boa. Obrigado pela explicação doutor 👏🏻👍🏻

mths.prt
Автор

Excelente!
Curto, porém falou tudo muito bem explicado! 👏🏼👏🏼👏🏼

biancaduartedias
Автор

Tropecei no tapete de casa, caí de joelhos, tenho uma dor terrível sem poder encostar nem com um tecido, um simples pano, dor agulhada fina e parece ter uma gelatina no local 😮 não fui ao médico, temo não ter cura isso ou ser algo grave 😭 gosto muito dos seus vídeos Dr, são simples, sem enrolação, bem explicados e objetivos, obrigada 😊❤

renatafonseca
Автор

Estava praticando corrida e num certo dia acabei sentir dores no tendão patelar direito, por causa do impacto que está tendo na descida muito inclinada. Já faz uns dias que estou assim e mas pensava que fosse algo muscular. Aqui, pesquisando, acabei identificando melhor o que era.
Felizmente não chegou a romper, mas com certeza tem alguma lesão que está me impedindo de dar o meu 100% na corrida de novo. Assim, vou dar uma pausa pra ver se me recupero e depois vou tentar fortalecer com exercícios de baixo impacto.
Obrigado pelas explicações.

alex_murphy
Автор

Excelente vídeo! Rompi parcialmente meu tendão patelar e comecei o tratamento com fisio, porém creio que terei que ser submetido a uma cirurgia, pois não tenho uma percepção de melhora.

rafaelbergamasco
Автор

Rompi o tendão quando cai de uma cadeira, faz um mês que fiz a cirurgia, ainda não comecei a fisioterapia, obrigado pelo vídeo uma ótima explicação

cleomaram.felizola
Автор

Estou aqui pra relembrar um pouco essa fase, a 5 anos atrás rompi total o tendão do joelho esquerdo, e agora a uma semana rompi total o do direito, sim, o raio caiu 2x no mesmo lugar, ou quase, ambos jogando futebol, estava me sentindo 100%, treinando musculação/cardios normalmente e bem de qualidade física, nunca deu me indícios, porém é meio inexplicável, agora essa 2°x estou me sentindo melhor que da 1°, com a experiência espero me recuperar mais rapidamente, sei bem o caminho, e sim galera, com uma boa recuperação a gente fica 100%, e é demorado sim voltar a flexibilidade total

marcoslourenco
Автор

Exatamente, com 40 anos e 1 mês eu rompi totalmente o tendão patelar e a minha técnica foi RECONSTRUÇÃO DE TENDÃO PATELAR ATRAVÉS DE TECNICAS COMBINADAS COM 2 ANCORAS 5MM + TUNEIS TRANSOSSEOS NA PATELA + KRACKOW + REFORÇO agora é muita fisioterapia!!!

vinic
Автор

Ser pobre é uma desgraça, acho que o meu rompeu parcialmente, fui no hospital com muita dor e não consigo dobrar, engraçado que consigo ficar em pe mas dobrar é insuportável, raiox o médico disse que nao deu nada, passou remedio e mandou agendar ortopedista que pelo sus demora meses, e particular teria que vender um rim. Estou imobilizada rezando pra melhorar sozinho por milagre

Daianeps
visit shbcf.ru