Amizades de baixa manutenção é só lorota?

preview_player
Показать описание
Olá, eu sou Vinicius Siqueira, mestre e doutorando pelo programa de Educação e Saúde da UNIFESP.

Meu material de leitura, caso você precise de uma indicação:

Bauman, em Amor Líquido, afirma que até mesmo a afinidade está se tornando algo pouco comum em uma sociedade de extrema descartabilidade. Não há razão para caminhar à afinidade, sendo que não há o menor objetivo em firmar um laço que seja parecido com o parentesco. Não há objetivo de fixidez. As relações se desenvolvem com aquilo que já se tem, não com aquilo que ambos estão a fim de ter. Não se arrisca, por exemplo, a amar sinceramente (se entregar).

Isso pode ser levado para o campo político: é na falta do verdadeiro amor que a militância se perde. Não há amor pela causa, não há rigidez em relação aos seus objetivos, não há tentativa de manter um relacionamento com o programa de um coletivo, de um partido ou de um movimento. Essa fixidez é renegada a favor da livre escolha, da decisão individual, que obriga o indivíduo a estar sempre disponível para voltar atrás.

------------------------------------

Meus livros digitais:

-------------------------------------

Colunas Tortas:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

há muita falta de aplicação de energia das pessoas ao se doarem aquela amizade hoje em dia...

nao saem, nao se comprometem, não se doam, são se sensibilizam, não acompanham...
é só o venha a nós

alecsandreaparecido
Автор

Relações amorosas são bem mais valorizadas que amizade. A pessoa pode ter uma amizade de anos, mas aí começa a namorar e prioriza o namorado. Amizade forte a pessoa tem que ter um certo trabalho, assuntos em comum, gostos e se ver. Amizades de ensino médio assim que acaba muitos grupinhos nem mais se falam cada qual segue seu rumo, aí começa a faculdade, trabalho, casamentos, filhos aí já era.

vespaverde
Автор

Muito dificil cultivar amizade, a gente trabalha a maior parte do dia, estuda, o tempo que sobra a gente quer descansar. Eu me sinto triste por não ter amigos, mas não tenho forças para cultivar amizades

sabrinamilagres
Автор

Eu tenho vários amigos de pouca manutenção, é mais como se fossem contatos caso eu queria fazer alguma coisa nova, caso eu precise de algo ou sla.

Eles também podem me pedir coisas, e não falo só sobre dinheiro e serviços, mas de desabafar qualquer dia e tudo mais.

Não vejo nenhum problema nisso, tem muitas amizades que as duas pessoas se falam todos os dias e são muito tóxicas uma com a outra enquanto as minhas eu ajudo e sou ajudado.

Polimata
Автор

Minhas atuais amigas(?) só me encontro uma vez no ano. E, olhe lá. Mas, descobri que essa dificuldade de "encontros fisicos" é mais comigo. Talvez porque estou aposentada e elas continuam trabalhando. Aí muda tudo.
Nem faço questão da frequência, mas as promessas de encontro me irritam.
Com uma única exceção, minhas amizades(?) são de baixissimas manutenção.
Pra mim não está valendo a pena.
Nem tanto nem tão pouco.

julianacamposvictor
Автор

Complicado eh definir o tempo q deve ser investido na amizade, geralmente esse investimento eh da cabeça de cada um e criam expectativas oq falta eh comunicação. Uma pessoa que trabalha em shopping 6x1 acaba convivendo mais com pessoas do próprio trabalho como manter anizade sem tempo

gustavomarreta
Автор

"Amizade de baixa manutenção" são colegas de trabalho, conhecidos como se dizia antigamente...e qdo somos jovens e estudamos, trabalhamos temos muitos...o calo aperta à medida que envelhecemos, e principalmente nos aposentamos. Aí meio que 'somem." 😂😂😂😂

julianacamposvictor
Автор

Eu já ouvi muito disso mas temos que nos lembrar que as amizades brasileiras sao bem superficiais. No geral esse tipo de amizade nao passa do nível 1 de dialogo, de baixa conexão, o famoso amigo de falar merda no bar.

PITU-ff
Автор

É o famoso colega, amizade só tive na infância.

kaykysantos
Автор

Estou adorando sua “série” de vídeos sobre a modernidade e amor líquidos. Coloca a gente pra pensar sobre os dois lados dessa fluidez e desapego relacionais que vivemos nos dias de hoje.

Pessoalmente, sinto que traz mais malefícios do que benefícios, mas acredito que depende bastante da forma como a pessoa lida com o aspecto social da própria vida.

ComentadorHonesto
Автор

Para mim, uma amizade real e duradoura requer gostos em comum, convivência em pessoa e interesse em manter a amizade. Quanto menos meu amigo quiser me ver, menos oportunidade teremos para desenvolver a nossa amizade. Assim, ele aos poucos se torna um colega e eventualmente um estranho. Digo isso com base em muitas experiências e observações

marlondiriche
Автор

Incrível análise sobre o conceito de amizade de baixa manutenção e sua relação com a modernidade líquida de Bauman. Faz todo sentido como as conexões sociais hoje priorizam a facilidade de desconexão em vez do comprometimento profundo.

Se por um lado esse conceito traz a flexibilidade e a liberdade de cada pessoa viver no seu ritmo, sem cobranças ou ressentimento, por outro lado, a superficialidade pode gerar uma sensação de solidão em momentos de necessidade. Além disso, a ideia de que tudo é facilmente desconectável pode desvalorizar o esforço de construir vínculos mais profundos e significativos.

Excelente conteúdo, muito reflexivo! 👏👏

fabiomartinsfonseca
Автор

usei esse termo pra me afastar de umas pessoas que eu não quero na minha vida =}

evelynmell
Автор

Essa "baixa manutenção" geralmente ocorre com as pessoas as quais elas não tem tanto interesse de convivência mas querem manter ali orbitando pra quando precisarem de algo.

galenothepilgrim
Автор

Acho que esse comportamento da moça do vídeo é bem mais comum em público, em uma tentativa talvez de se mostrar bem resolvida(o) consigo mesma(o). No privado, acho que as pessoas criam, sim, expectativas sobre as relações sociais e sofrem se essas expectativas são desfeitas. Em público, esse rompimento tende a ser exposto com um ar de indiferença, pra que a pessoa seja vista nas redes sociais, onde geralmente a imagem de autoconfiança é valorizada, como alguém confiante em si e, por isso, como alguém em quem se pode confiar. Mas é uma percepção pessoal, longe de uma análise sociológica.

JoseOliveira-dsrm
Автор

Eu tenho uma filosofia individual, não quero ter amigos e nem namoros, é uma decisão que eu tomei. Cada mente um universo.

vdjowk
Автор

Toda relação exige manutenção, compartilhamento e contato, se não existe isso .. No mínimo é um coleguismo e não uma amizade e essa é a diferença entre os dois.

Acho extremamente problemático as pessoas hoje tratarem a "amizade" com tanto desleixado ... Isso acaba sendo o reflexo de uma sociedade emediatista e a cada dia mais egocêntrica

arianeization
Автор

O tempo que tenho livre, dedico a minha namorada, a minha família, e gosto também de ter um tempo de qualidade sozinho quando consigo. Praticamente nao sobra tempo para amizades, apesar disso, eu tenho muitos grupos de amigos, e muitas pessoas disponíveis, mas são todas amizades de baixa manutenção. Infelizmente muitos desses amigos não conseguem lidar com esse tipo de relacionamento e se sentem mal com a minha distância. Já fui cobrado por muitos amigos e alguns até decidiram se afastar, uma pena.
Porém outros se encaixaram perfeitamente nesse modelo, e mantenho muitas amizades, sendo a mais recente de uns 3 anos, e outras que chegam até 15 anos de amizade e pretendo levar para a vida toda.

maumau
Автор

O problema não é esse, o ponto é quando a pessoa te procura APENAS quando está mal, eu tinha uma amiga que só me ligava quando estava ruim, queria posar na minha casa quando brigava com o namorado e "separava", e quando estava bem novamente nem queria ver minha cara, eu percebi que era como um tipo de escape pra ela, ela se acomodou tanto que mesmo quando eu deixava claro que não queria mais ela na minha casa ela FORÇAVA a barra como não quisesse enxergar que eu não queria mais ver ela, tipo, eu recusava e ela ignorava essa recusação, é algo muito doido e que se a gente deixar ocorrer, uma hora esses problemas DELES podem cair sobre nós.

beijosdoces-hn
Автор

Amo demais seus vídeos, me fazem pensar e querer aprofundar mais e mais os temas. Gratidão.

laiscarvalho
join shbcf.ru