#JáLi - 'A Mística Feminina', de Betty Friedan | Alguém Viu Meus Óculos?

preview_player
Показать описание
O que é esse tal de "problema sem nome" que Betty Friedan nos mostra? Vamos saber mais sobre "A Mística Feminina" e entender melhor as contribuições e problemáticas desta obra.

"Betty Friedan: morre a feminista que estremeceu a América" -

Vem com a gente!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Você é sensacional! Muito inteligente, bem articulada e engraçada. E o melhor de tudo: UFFiana!
Parabéns pelo canal incrível!

alessandralima
Автор

Eu estou lendo esse livro e confesso que no começo fiquei meio relutante em ler um livro sobre mulheres brancas estadunidenses classe média, mas depois eu percebi que Friedan é muito honesta desde o início em dizer que estava investigando um fenômeno específico, em uma época específica, se referindo a um grupo específico, então, nesse contexto, sim, o livro é excelente. De qualquer forma, mesmo com suas especificidades, o livro, no fundo, está tratando de uma questão ampla e que ainda se aplica perfeitamente aos dias de hoje: como papeis de gênero são violentos e podem minar a potência e o talento de mulheres, restringindo-as a uma única forma de viver. É fato que hoje, no Brasil, ainda há muita gente defendendo que o único lugar da mulher é em casa, e que seu papel é procriar e ponto final. Então, nessa perspectiva, eu não acho que o discurso da mística feminina tenha sido totalmente superado (basta lembrarmos que há muito pouco tempo uma revista de grande circulação estava exaltando a ex-primeira-dama por ser 'bela, recatada, E DO LAR'). Então eu entendo o livro como um grande alerta sobre como o acesso a direitos (como trabalho e educação, por exemplo) não é suficiente se não mexermos na estrutura e não promovermos uma mudança radical cultural que faça as pessoas entenderem, de uma vez por todas, que mulheres podem escolher atuar no mundo como bem entenderem.

alinevieira
Автор

A mulher não é remunerada no trabalhos de casa mais quando trabalha fora ela paga uma empregada qual sentido que isso faz?

irmaoautocar
Автор

Uma leitura que recomendo muito é o livro A criação do patriarcado. A autora Gerda Lerner era uma historiadora e pesquisou durante anos a origem da sociedade patriarcal, no livro ela relaciona isso com religião e também capitalismo. Vale mt a pena!!

gabrielecoelho
Автор

Gostei muito da sua resenha e dos pontos que você ressaltou, parabéns !

_rafaelacrespo
Автор

Tem um outro livro feminista que eu recomendo chamado A Ms. Magazine e a promessa do feminismo popular

nicholaspaiva
Автор

Seu vídeo foi incrível sobre o livro ! Adorei ♡

deniseayresf
Автор

Adorei sua resenha! Qual vc acha mais legal ler antes, esse ou o Mito da Beleza?

antonia.canella
Автор

Tu precisas ser descoberta logo, mana... Teu canal eh incrível

Ingriddaniele
Автор

Apesar de vc concordar com as pautas feministas vc não é presa à ideologia radical com a beth frydan

irmaoautocar