ABA ou Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): Descubra quais são as diferenças! | IEAC

preview_player
Показать описание
Quem pode fazer a Terapia Cognitivo Comportamento (#TCC)? E como funciona a TCC? E quem pode fazer a intervenção #ABA? Como o analista do comportamento trabalha? Quais são as principais diferentes dessas suas áreas? E por que as pessoas costumam confundir? Assista ao vídeo e confira todas as respostas!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conheça nossa pós-graduação em ABA:

Link para nossos cursos:

►Nossas Redes Sociais:

► Fale conosco
WhatsApp: 62 9903-8124

#autismo #ieac
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Psicólogos tbm olham o ambiente que o sujeito está inserido, é estudado A B C e outros termos da área Comportamental (Behaviorismo).

franciellebecke
Автор

Analistas do Comportamento podem ser de diversas áreas, inclusive da Psicologia.

gisellemartins
Автор

Excelente diferenciação, só me preocupa o fato de pessoas que não foram treinadas a lidar com o todo que compreende a subjetividade humana, operarem o ABA como uma técnica, para cumprir uma demanda de mercado.

ricardobraga
Автор

Olá Michelli só gostaria de fazer uma ressalva, o Psicólogo Comportamental é treinado a realizar Análise do Comportamento, disto depende a sua intervenção .Está dentro da sua prática clínica realizar o registro dos comportamentos em determinado ambiente, saber os antecedentes, consequentes e reforçadores, para assim conseguir elaborar um plano de tratamento para o indivíduo em questão.
Em alguns momentos você não diferenciou a Terapia Comportamental da Terapia Cognitiva Comportamental cada qual tem as suas especificidades.

tatiana.logosalmeida
Автор

Maravilhosoooo seu modo de posicionamento!

CAJUOLIVEIRA
Автор

Amei o seu vídeo. Muito obrigada pelas suas contribuições para nos esclarecer sobre esse assunto tão atual.

mariacarvalho
Автор

O aba é fundamentado na teoria cognitivo comportamental. Analisar e saber estimular a cogniçao é muito importante durante a modelação do comportamento, principalmente em programas de imitação e atenção. Psicologos/estudantes analistas do comportamento estudam relações sociais e formas de comunicação e linguagem a partir de diversos teóricos.

luisesoares
Автор

Michelle adorei o vídeo. Me tira uma dúvida por favor? O ABA é indicado para o Asperger ou é mais indicado o TCC?

de
Автор

muito obrigada!! Como estudante de Psi me ajudou bastante!!

eatcakepll
Автор

Sou Psicóloga da TCC e hoje faço pós em terapia ABA estou amando.

canaldamilenacruz
Автор

Psicólogo pode e deve fazer pós em ABA também porque o tratamento ao paciente será ainda melhor do que com outros profissionais, fica a dica

Uniasselvi
Автор

Oi Michelle adorei o seu video!!
Muito legal abordar essa diferença, não tinha parado pra pensar o como pode confundir.
Sou psicologa, tive minha formação muito forte com princípios do behaviorismo radical, e mesmo sem ter me especializado em TCC tive uma boa introdução tambem.
Resumindo, a maior diferença da TCC e da ABA é a cognição como você abordou. Mas as duas consideram a cognição, só que de uma forma diferente. Além disso, a TCC tambem faz analise de contingencias, porem de uma forma diferente tambem.

Pra TCC existe uma diferença entre cognição (pensamento e emoção) e comportamento (tudo o resto que a pessoa faz). Tambem existe uma hierarquia (cognição é sempre maior que comportamento). Na analise de contigencia seria assim: antecedente ambiente -> surge um pensamento -> dispara uma emoção -> leva a um comportamento -> traz uma consequencia. Enquanto pra ABA, pensamento e emoção são comportamentos privados, e os demais são comportamentos publicos. Sendo tudo comportamento, tudo "tá no mesmo saco", ou seja, qualquer um pode surgir antes ou depois.

Essa ideia da cognição surgiu pq as pessoas tinham (e ainda tem né) muita dificuldade de entender que pensamentos são equivalentes a qualquer outro comportamento. Alem disso, são baseadas nas teorias mentalistas que colocam a mente/cognição como superior a tudo, reforçando tambem a superioridade humana em comparação com demais animais.

Outra coisa é forma de interpretar as analises de contingencias. Quem estuda ABA sabe que existem analises muito mais complexas, mas pra TCC fica tudo no simples A-B-C, que aprendemos nas primeiras aulas de behaviorismo. Pessoalmente, eu considero que as pessoas que criaram a TCC o fizeram por nao compreender a ABA adequadamente.

Sobre indicação, a TCC pode ser indicada para adolescentes e adultos sem nenhum atraso cognitivo. Trabalho com crianças com atraso no desenvolvimento fisico e cognitivo e utilizava um material baseado na TCC e precisava adaptar sempre, nenhum tinha condições de compreender. Utilizei mesmo com um autista adolescente de alto funcionamento (asperger), com sintomas de toc, achei bem falho.

Sobre pesquisas na TCC, existem muitas, porem nao seguem o rigor das pesquisas ABA. Geralmente, quem se interessa por ABA são pessoas mais familiarizadas com a area de exatas (e por isso se sentem confortaveis em replicar todo esse rigor) e quem se interessa por TCC são pessoas que tem dificuldades com exatas, ai as pesquisas ficam "daquele" jeito ne.

Sobre tratamentos para autistas, nao consegui ainda ver tudo no seu blog, mas vc ja viu algo sobre integração sensorial? Parece que as pesquisas sobre isso tem crescido muito ultimamente. Seria legal um video sobre esse tema. Muitos centros de reabilitação tem associado ABA, PECS (quando necessario) e integração sensorial.

franciellealves
Автор

Michelli quando começa a próxima turma de ABA? Vc já sabe ?

anaemilia
Автор

Gosto muito do seu trabalho como pedagoga especialista em ABA, mas preciso dizer que a sua explicação sobre a TCC não condiz com a realidade pois foi muito reducionista. "Explicações mentalistas" não é o objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental. Acredito que o tema do vídeo foi importante pois precisamos explicar para a população em geral que existem inúmeras "sub divisões" dentro da abordagens " Terapia Cognitivo Comportamental" e nem todas trabalham com base teórica da Análise do Comportamento Aplicada, mas algumas SIM. Eu, por exemplo, sou Terapeuta Cognitivo Comportamental (psicóloga e pedagoga) e minha base é em ABA, então não podemos generalizar, entende?!

anacarolinaarantes
Автор

Oi Michele, gostei muito do seu vídeo!
Me formei em Pedagogia no ano passado, e, estou cursando pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Gostaria de saber se a pós em ABA se encaixaria no meu currículo e aonde posso verificar mais sobre está pós?!
Não trabalho na área, mas, estou me interessando muito por ela. Se puder me dar um "norte" agradeço.
Abç

toniserra
Автор

Olá Michelle ! A intervenção ABA tem algum formulário à seguir?
Onde conseguir um modelo?

ednafraga
Автор

Adorei o vídeo.Gostaria de saber se tem pós em analista do comportamento? ABA

marisiamendes
Автор

Obrigada pelo vídeo, sou mãe de autista de 3 anos, e a neuropediatra nos orientou a pesquisar mais sobre a TCC, e estou amando aprender sobre o assunto...
Você poderia recomendar algum livro para pessoas leigas como eu no assunto. Desde já agradeço 💙

ClariceRodrigues
Автор

Michelli, as indicações não são diferentes? Por exemplo, aqui indicam a TCC para autistas mais velhos e ligados à TOC, depressão e etc. Os profissionais, geralmente, trabalham até juntos. Qual a diferença da indicação?

biancabittencourt
Автор

Sou autista, mas não sou criança. Tenho 56 anos e fui diagnosticada há um ano. Foi recomendado para mim TCC, mas ainda não estou fazendo, só que nunca havia ouvido falar sobre essa ABA. Preciso trabalhar urgente meus comportamentos e quero algo que funcione. Será que serve para mim?

mariaadalgisa