Linfedema: Inchaço das pernas

preview_player
Показать описание


00:00:00 - Introdução ao Linfedema
00:00:14 - O que é o linfedema?
00:00:29 - Associação do linfedema com membros superiores e inferiores
00:00:46 - O linfedema e suas causas
00:01:01 - Diagnóstico do linfedema
00:01:16 - Tratamento da doença
00:01:51 - Terapia de Compressão
00:02:07 - Cuidados com a Pele e Locais para evitar infecções
00:02:27 - Os quatro pilares do tratamento do linfedema
00:02:44 - Orientações para pessoas com pé diabético ou linfedema

**** Transcrição ****

Olá, sou doutor Alexandre Amato, cirurgião vascular do Amato Instituto de Medicina avançada. E hoje nós vamos falar sobre linfedema, linfedema que é um problema que atinge tantas pessoas e tão pouco comentado por aí. O linfedema é o acúmulo de líquidos e proteínas no interstício no tecido entre os vasos e nos tecidos nossos membros inferiores, membros superiores e inferiores. Linfedema pode ocorrem em qualquer parte do nosso corpo. Normalmente membros superiores ele está associado a um pós-operatório, ou seja, paciente faz uma cirurgia de câncer de mama e fica com linfedema depois, em membros inferiores está mais associado com a erisipela ou com as infecções de repetição. O linfedema é uma das causas de inchaço, existem várias outras que não estão associados com o linfedema, por exemplo, insuficiência cardíaca, na insuficiência venosa, o mixedema, tireoide, e várias outras. Então, para fazer o diagnóstico é preciso primeiro afastar essas outras causas para depois chegar no diagnóstico do linfedema. O linfedema não possui uma cura, mas existe o tratamento então são maneiras da gente é controlar a doença. O tratamento se baseia em quatro pilares, que se consiste na drenática manual que não tem nada a ver com essa drenagem linfática com essa massagem que é feita por aí, a drenagem linfática de verdade ela é um pouquinho diferente, é preciso encontrar um profissional adequado que saiba fazer a drenagem corretamente. Também baseia-se em exercícios linfomiocinéticos que ajudam a bombear a linfa novamente e baseia-se também em terapia de compressão então o uso de meias elásticas ou compressão inelástica também, existem várias técnicas atualmente muita tecnologia aplicada na terapia de compressão atualmente.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu tenho desde dos 10anos estou com 60anos trabalho tive meu y uso saia não fico triste não nem fico desesperado pois não devemos desanimar

mariaaparecidacerqueira
Автор

Na drenagem deve-se falar ao profissional se houve caso de AVC e trombose. Pessoas com suspeitas ou que tomam anticoagulantes de sangue deve procurar outra forma de escoamento desses edemas linfáticos, devido ao perigo de entupimento arterial causado pelo deslocamento de coágulos.

rikoknust
Автор

Parabéns Dr pelas suas instrução.uzo muita a 5 anos faço tratamento com meia específica tudo o que o Dr esta falando aconteceu comigagora estou otima

antoniatomaze
Автор

Olá tenho linfedema nas duas pernas há mais de 40 anos já fiz de tudo que possa imaginar agora vou tentar um tratamento com bota pneumática que Deus me ajude

normacosta
Автор

Parabéns, Doutor sua explicação está muito clara. Sou acometida por linfedema linfático crônico. Já passei por diversos procedimentos. Atualmente sou paciente da Fiocruz. Todos e todas pacientes passam pela mesma situação ( dor, queimação e por cima episódios de erisipela)
Agradeço plenamente

didirce
Автор

Bom dia dr, fiquei com isso apos minha cirurgia de fêmur

Fabiana-nvtd
Автор

Não tem cura mas cuidando direitinho vai melhorando obrigafa

antoniatomaze
Автор

Doutor agradeço imensamente a explicação e gostaria de saber se possível, se pacientes com a referida questão podem fazer os chamados exercícios HITT para fortalecimento da musculatura, por quanto tempo ou se devem apenas trabalhar a parte superior do corpo para auxílio da capacidade locomotiva. Muito grata.

anasofiavasconcelos
Автор

Eu sofro com isso desde 2020...
E é na perna esquerda inteira! As meias são caras, drenagem linfática todos os dias. Agora só vivo usando calça folgada, eu não consigo nem me olhar no espelho direito, às vezes eu olho para as meninas da escola que tem o corpo perfeito, eu só queria ser como elas.
A meia que eu uso custa 300 reais. E sempre que ela fica folgada já tem que trocar para poder fazer efeito. É difícil conviver com isso, mas vou tentar me aceitar aos poucos...
Esses dias fui para a minha consulta, eu chorei tanto que me senti uma criança.
Está sendo tão difícil, eu não aguento mais.

s.jennixy
Автор

4 anos na luta já passei por vários médicos e nada !!

celiabispa
Автор

Doutor eu tenho linfedemo e lipedemo faço hidroginastica.Gostaria de saber se a hidroginastica é bom para o linfedemo e lipedemo.Tenho artrose nos dois joelhos e estou esperando cirurgia para colocar próteses pois meus joelhos ficaram varo.Gostaria de saber se o linfedemo e o lipedemo pode impedir a minha cirurgia? Obrigada pela atenção.

lisetegarcia
Автор

Tenho linfedema no braço dês de quando nasci eu fazia fisioterapia mas nada mudava minha mãe paro de me levar pra fazer hoje tenho 18 anos sinto um peso de um lado só tá me dando dor nas costas o que eu devo fazer

annaoliveira
Автор

E quando o inchaço é só do lado afetado por um AVC ?

sergeypitcella
Автор

Oi meu nome e ivoni eu estou com esi problema a muito tempo e deuveia venosa tambor ela acha e foi muito

ivonedonatogomes
Автор

Não entendi a parte de drenagem linfática como "massagens"... Mas entendo que muita gente diz fazer drenagem linfática quando não se está fazendo, e nem se sabe. Mas então não seria usando como referência GODOY (2004), movimentos que consistem no fluxo unidirecional, lentos e não circulares e que são de distal para proximal?

AndersonAlves-jslc
Автор

Parabéns pelas orientações....sou massoterapeuta, estudei 6 anos sobre o sistema linfático . É muito complexo... drenar o excesso de líquido acumulado no interstício, nos tecidos e dentro dos vasos é algo muito sério e só profissionais capacitados devem exercer a profissão. Como 60% da linfa existente no corpo circulam em níveis superficiais, a drenagem é feita com uma massagem suave, lenta, sem qualquer pressão na derme e movimentos rítmicos.
Aconselho que seja acompanhada por angiologista evitando danos irreversíveis.

ritamarques
Автор

Doutor, boa noite! Fala tbm sobre o lipedema,

judyalmeidamagalhaeseguede
Автор

Eu tenho problema agora eu sei porque tenho tanta dor

joanacarvalho
Автор

Eu tenho lifedema a 20 anos meu sonho é ter minha perna normal me ajuda sou de mato grosso

edmilsonsouza
Автор

Tenho um inchaço nas duas canelas
O que preciso fazer ?

tatysoares