SIMÃO CIRENEU

preview_player
Показать описание
APROVEITE AS OPORTUNIDADES

“E obrigaram a Simão Cireneu, que passava, vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz.” (Marcos 15:21).

A vida pode nos apresentar oportunidades súbitas, extraordinárias e únicas. Simão veio de Cirene, uma cidade da Líbia, no norte da África, certamente para participar da festa da Páscoa, mas não imaginava que entraria para a história cristã.

A Bíblia não diz expressamente que Jesus não estava dando conta de carregar a cruz, mas é fácil inferir sua exaustão. Ele estava acordado há mais de vinte e quatro horas, havia sido submetido a três julgamentos, teve que fazer deslocamentos e o tempo todo foi torturado. O fato de chegar à exaustão é uma prova de sua humanidade e de que Ele era em tudo semelhante a nós, exceto no pecado (Hebreus 4:15).

Alguns dias antes, ao preparar seus discípulos, Jesus lhes disse que era necessário que Ele sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelas autoridades judaicas, fosse morto e, no terceiro dia, ressuscitasse (Lucas 9:22). Após fazer essa revelação, Jesus lhes disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." (Lucas 9:23).

A autonegação é um tema comum no ensino de Jesus, mas não se trata de reclusão ascética e sim de resolução em obedecer e servir ao Senhor, mesmo que a consequência seja a morte. Não há seguimento de Cristo sem renúncia, não há discipulado sem custo. Os discípulos de Jesus devem estar preparados para sofrer como Ele. Nenhum custo envolvido, entretanto, pode ser comparado ao benefício:

“Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18).

Os discípulos de Jesus entendiam claramente o que significava "tomar a cruz" e seguir com uma escolta de soldados. Os seguidores de Jesus são chamados a morrer para o mundo e seu modo de vida.

“Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe", e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:26-27).

Durante seu ministério terreno, muitas pessoas tiveram o privilégio de servir à Jesus de alguma forma. Simão Cireneu caminhou ao seu lado para o Gólgota, ajudando Jesus a carregar a cruz. Nosso Senhor, para fazer sua obra na terra, ainda precisa de homens e mulheres que se disponham a caminhar com Ele e a conduzir sua cruz. Fiquemos atentos, pois Jesus pode nos oferecer oportunidades súbitas, extraordinárias e únicas.
Рекомендации по теме