Três cuidados antes de ler livros de auto ajuda | Oi Seiiti Arata 24

preview_player
Показать описание
Oi! Seiiti Arata. Continuando o papo do vídeo anterior, hoje nós vamos ver como os livros de auto ajuda podem nos auto prejudicar. E como reverter esse risco ao ter uma forma diferente de realizar a leitura.

É bem fácil criticar os livros de auto ajuda. Tem pessoas que assumem um ar todo intelectual e dizem que não suportam manuaizinhos de como ser feliz e usar pensamentos positivos. Tem gente que prefere “aprender com quem foi e fez” e daí elas vão atrás de biografias ou livros que contam a história de empresas de sucesso. Só que tem algo em comum tanto na literatura popular de auto ajuda e também nas biografias. É o viés do sobrevivente.

Viés do sobrevivente é uma falsa percepção das coisas. Tanto os livros de auto ajuda e as biografias estão cheias de relatos de dificuldades enormes que foram superadas. E daí no final tudo deu certo e aparecem aquelas regrinhas pra seguir rumo à felicidade.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A voz do Seiiti tem algo que acalma...

kahhcelle
Автор

Nem tudo é para todos, mas tudo é para alguém. O desafio é encontrar o valor em tudo, até no que aparentemente não tem. Educar é uma ARTE, onde o educador é aquele que aprendeu muito e por isso pode ensinar um pouco. O verdadeiro educador nunca dá respostas prontas e sabe que sempre saberá pouco. A ciência comprova isso, está sempre buscando, encontrando e derrubando teorias que antes eram consideradas corretas. A ciência existe para fazer os homens mais humildes. Desenvolver o pensamento é importante, mas nunca cego pela ciência, crenças populares e/ou dogmas. Pensar por si mesmo é a maneira mais eficaz de encontrar o que funciona para cada um. Sem preconceitos.

Автор

Parabéns, concordo plenamente, inclusive acho ridículo o fato de algumas pessoas ficar em frente ao espelho. Na minha opinião, a forma eficaz de conseguir o sucesso, é trabalhando de forma inteligente.

nrodrigues
Автор

Parabéns e obrigado por mais um ótimo vídeo Seiiti! Aaa, e bela camiseta do "Meu amigo Totoro"!

pens
Автор

céu!!!! Você é demais!!! Você quebra Tudoooo ♥️ Eu leio, eu vejo vídeos, eu estudo!!!Mas é aqui que eu mato minha cede de SABER!!! Gratidão Mil Vezes Mais Por ♥️😘

esmeraldapimentel
Автор

Fez uma crítica inteligente, mas não ensinou como tirar proveito de um livro desse gênero.

sidneicorrea
Автор

Lol a camisa do Totoro no Seiiti, sempre surpreendendo =P

GilgameshApproves
Автор

Você é um homem muito sábio, e muito obrigada por compartilhar conosco a sua sabedoria. Muita felicidade e sucesso para ti!

AmandaSLima
Автор

Concordo que nem tudo é pra todos, mas a única forma de saber o que serve para nós mesmos é testando, experimentando, se falhar, aceitar que falhou e aprender o que puder com aquilo, não gosto muito do termo auto ajuda, prefiro desenvolvimento pessoal!

flaviocardoso
Автор

Mais que o conteúdo, seu tom passa uma tranquilidade... excepcional!!!

mipr
Автор

Muito bom vídeo. Costumo ter meus pés atrás com vídeos de YouTube em geral, porque eles resumem e simplificam as coisas demais, e adquirir conhecimento é algo muito mais profundo e demorado do que isso. Mas este vídeo tem dicas valiosíssimas.

claudio-wbx
Автор

Eu gosto de livro de auto ajuda .
Procuro filtra, aproveitar o que é pra mim é descartar o que não é.
Os livro de auto ajuda me ajudam me ajudaram a definir objetivos é a acreditar. Muito bom essa alerta quando a esse tipo de livros.👏👏

cirlene
Автор

Gostei do vídeo, e gosto muito desse canal. Ademais, temos que dimensionar que hoje nossa sociedade está muito ansiosa e deprimida, eis que o mundo moderno impõe que devemos ter sucesso e sermos bem sucedidos antes dos 30. Como resultado dessa loucura, a indústria de livros de autoajuda e os coachings estão "explodindo", fazendo muito sucesso, afim de ser uma alternativa mais rápida e fácil para o indivíduo se nortear e alcançar seus objetivos afim de ter um desempenho acima da média e preencher essa lacuna de "necessidade do sucesso rápido", em que muitas vezes nem o próprio indivíduo sabe onde quer chegar. A verdade é que todos nós sabemos que temos potencial para alcançar nossos objetivos, porém, nosso grande inimigo é a "pressa" da vida moderna, todos nós temos o seu devido tempo.
OBS: Existem livros de autoajuda e coachings sérios no mercado, em que realmente visam de maneira saudável e concreta o real desenvolvimento do indivíduo. O grande problema e a indústria que se aproveita do momento difícil em que nossa sociedade está passando e que visa somente o lucro com isso.

Volcanoide
Автор

Primeiramente, parabenizo o canal pelos vídeos, que tratam de temas consistentes e trazem perspectivas interessantes.
Respeito o ponto de vista sobre os cuidados antes de ler livros de autoajuda. Vídeo bastante coerente.
Gostei do final.
Levantarei alguns pontos.
As histórias falsas estão em todos os lugares, não só nos livros de autoajuda. Não é novidade e todos sabem disso.
Essas historinhas de autoajuda geralmente possuem a intenção de moldar um novo comportamento positivo na pessoa, como praticar exercícios físicos, escrever objetivos, datar as metas, alto desejo sobre o que almeja e por aí vai. Sendo assim, entendo que sejam extremamente válidas.
A história prende a atenção do leitor que passa a se colocar no lugar do protagonista. Ocorre o mesmo em um filme. Isso gera motivação.
Parece que, fazer o leitor entender que a história é real dá mais crédito e consequentemente, maiores resultados.
Seria antiético? Talvez. Prefiro me apoiar no fato da história fornecer coragem, otimismo, persistência, isto é, aspectos que vão melhorar a vida da pessoa. Mesmo sendo ela exagerada ou inventada.
Uma questão a se pensar:
Não faria muito sentido ficar contando histórias tristes e sem um final feliz, faria?
Cabe a cada um ser um pesquisador, desmitificador, ou, simplesmente absorver o conteúdo de forma positiva. Fazer os dois me parece bastante inteligente.
Quanto ao se olhar no espelho e ficar repetindo afirmações positivas: O autor deve esclarecer como isso deve ser feito, para que a pessoa se sinta bem e não ocorra uma contrariedade mental. De certa forma, é livrar-se daquela crença de senso de ridículo, que deu a entender no vídeo. Quando feito da forma certa é bastante proveitoso. Conclusão é a de estar bem claro como se automotivar, para que, não ocorra o efeito contrário. Deu a entender que fazer isso é algo perigoso.
Como havia dito, gostei da parte da leitura ativa. É sempre importante ser um investigador da verdade.
Agora a grande questão, ler ou não ler livros de autoajuda?
Gosto de esclarecer que não gosto do termo autoajuda, pois é um termo muito abrangente. Prefiro livro de desenvolvimento pessoal, guia de otimismo, etc.
Voltando a resposta, afirmo em voz alta, entre ler ou não ler, MIL vezes ler os livros de "autoajuda"!
O cuidado com o que se lê é importante para tudo, como para o que se vê e o que se ouve também. Por isso é preciso desenvolver um senso crítico mais refinado e se livrar do senso comum. Sempre em busca da evolução da consciência.
Para finalizar, entendo essas perspectivas negativas realizadas sobre os livros de autoajuda, mas muito do que se é dito quando este é o tema é facilmente desconstruído.
Ainda não vi alguém dizer que um livro deste gênero atrapalhou o andamento de sua vida. Ser bem sucedido pode não ser o desejo de todos. Portanto, não imagino esse público lendo livros de sucesso e nem se enxergando em mentores do sucesso.

PauloHenrique-qtcg
Автор

No final do vídeo e também já vi em vários lugares dizendo que a "Lei da atração" na verdade é a "Lei do esforço & foco", a pessoa ao desejar um carro, por exemplo, visualiza com tanta vontade que batalha até conseguir que o sonho seja realizado, pra no final dizer que não foi o esforço e sim a "Lei da tração" que fez brotar um carro na garagem.

Sim, o esforço deve sempre existir. Mas eu sempre pergunto, para quem não acredita em sorte como explicar situações que acontecem que NÃO DEPENDEM do esforço da pessoa? Ela simplesmente estava no lugar certo e na hora certa, ou até mesmo a pessoa nem estava no lugar que precisava estar... simplesmente estava em casa, mas a situação que impacta a vida desta pessoa aconteceu de forma independente?

Como explicar esses eventos independentes? Eu sei que existe a probabilidade, mas e quando esses eventos acontecem de maneira constante? A pessoa é sortuda? Mas como? Se sorte não existe...

E NÃO estou me referindo a eventos com o "viés da confirmação", estou me referindo a eventos que realmente acontecem, exemplos abaixo:

• você desejar 1 semana de férias e ser um funcionário simples na empresa sem puxar saco de ninguém, e literalmente brotar (talvez por erro do sistema) 40 horas extras que nunca aconteceram e assim receber a mensagem do gerente pra tirar 40 horas de folga, ou seja, uma semana pois estava com horas extras em excesso

• você desejar ter uma namorada, e entrar como VOLUNTÁRIO no tiro de guerra e mesmo COMO VOLUNTÁRIO (que é certeza que pega) ser dispensado, e já que foi dispensado, você vai procurar um emprego e neste emprego você conhece sua namorada

• você desejar ter mais dinheiro, e ser demitido porque a empresa faliu, e você tem ótimo currículo e fazer de tudo pra conseguir outro emprego e mesmo assim não encontrar outro emprego, o que lhe força a procurar outros mercados, fazendo você descobrir um mercado totalmente mais lucrativo que proporciona melhor qualidade de vida

• você desejar encontrar 10 reais no chão, e certo dia você indo para a faculdade, faz um caminho diferente apenas para variar e neste caminho você encontra 10 reais no chão, sendo que você tinha desejado isso há menos de 24 horas atrás

Esses exemplos e muitos outros incontáveis.

E não foram desejos de "10 anos atrás" e quando acontece fala "Nossa, meu desejo de 10 anos atrás se realizou", isso sim seria probabilidade... a pessoa deseja comprar um carro, e dali 10 anos ela compra, isso não foi um milagre e sim esforço próprio.

O que estou querendo falar são eventos sem depender do seu esforço.

E se eu te dissesse que são exemplos reais e aconteceram comigo?

Eu tenho um pensamento bem científico, não acredito em lorota e fico me perguntando o porquê de tudo. Mas a lei da atração se mostra presente demais. Eu NÃO sou rico e tenho uma família normal, e posso dizer que nada acontece de errado na minha vida, nunca, desde quando descobri a lei da atração. Até quando acontece coisa ruim, ela se torna uma oportunidade maravilhosa que eu nunca teria, se não tivesse acontecido tal coisa ruim.

Ou eu sou um cara bem sortudo, ou a lei da atração existe... Mas eu não acredito em sorte, e também não acredito em "mágica" atraindo meus sonhos pra perto de mim, eu acredito na ciência e por isso acredito que deve sim existir alguma prova que ninguém descobriu que o pensamento positivo tem sim uma influência na realidade.


O que acham? Alguém tem alguma teoria?


(sem esculachar, dizendo que pensamento positivo é coisa de babaca iludido? Pois se essa lógica estiver correta, pensamento extremamente realista seria coisa de fracassado conformado...)

salvimateus
Автор

Depois que conheci pelo YouTube sou uma pessoa com mais conteúdo tanto nas mais difíceis questões em comportamento de vida a cada instante de vida sendo mais flexível no dia dia vida inteligente Seiiti nota 10

leandroaparecido
Автор

Seiiti eu vi seus vídeos e me identifiquei, pois infelizmente eu até agora fui um cara que sempre gostou dessa parte de melhoria, buscar conhecimento, de procurar coisas novas e até de ter algo próprio, porem eu sempre procurei, identifiquei e dei início a várias coisas aquele fogo de palha, porem depois eu acabava desistindo.
Cansei de ser aquele cara que conversa e incentiva os outros porem que nunca consigo dar continuidade as coisas que eu quero, eu vi muitos dos seus vídeos e vou me dar uma chance comprei os três cursos de uma vez: Produtividade Ninja + Como Aprender Mais Rápido + Novo Ano Novo
Como você disse vou iniciar pelo Novo Ano Novo, agora eu tenho que mudar e vou conseguir.
Abraços Enio.

eniojunior
Автор

Q foofooo, camiseta do totoro <3 (obrigado pelo conteúdo bacana)

karenota
Автор

Obrigada

Boa tarde ótima explicação

MariaAparecida-yvqp
Автор

cara, como tu consegue ser tao gênio!!!

sdfadrtgft