UM DOS PIORES DESASTRES AÉREOS NO BRASIL - VASP 168

No dia 8 de junho de 1982, moradores da região metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará, foram surpreendidos com uma aeronave em chamas no alto da Serra da Aratanha. Naquele dia, 137 pessoas perderam suas vidas em um dos mais famosos acidentes da história da aviação brasileira, o Voo Vasp 168.

NARRAÇÃO: ROBERTO BARRETO
ROTEIRO: LEONARDO AMBROSIO
REVISÃO/ADAPTAÇÃO: ELEN SILVA
DIREÇÃO/EDIÇÃO: RODRIGO LUAN

ASSISTA TAMBÉM:
O DESASTRE DO VOO GOL 1907

SIGA O NOSSO:

Seja membro do nosso canal por apenas 2,99 ao mês.

Curioso, quem puder deixar o like para ajudar o nosso trabalho e nos fortalecer, ficaremos eternamente gratos! ❤️❤️

RealmenteCurioso

Quem veio após a tragédia da voepass em Vinhedo? Meus sentimentos aos familiares, eu já passei por uma situação com essa mesma companhia área, foi um milagre termos escapado, na época o nome era passaredo e o nosso voo atrasou por conta da chuva, trovões e relâmpagos. Como os aviões dessa companhia são pequenos, eles voam baixo, não são para viagens mais complexas e nesse dia ele desceu de vez, fez vários movimentos loucos, meu pai passou muito mal e os passageiros, assim como eu gritamos muito, mas felizmente hoje estou aqui, Deus escutou nossas orações e tão cedo não ando de avião, só se for o jeito mesmo.

nayanecristinydamasiodossa

Faleceu nesse acidente o famoso empresário Edson Queiroz, dono de grandes marcas, como: Nacional Gás Butano, Águas Indaiá, Esmaltec, Unifor - Universidade de Fortaleza, Sistema Verdes Mares de televisão (filial da Globo), Loteria Estadual do Ceará, Dolomita, Minalba, Diário do Nordeste, entre outras. Faleceu também nessa tragédia um dos fundadores das Lojas Pernambucanas.

DavidSantos-wbgj

Meu sogro estava nesse voo, eu fui a Fortaleza, no IML tinha vários freezer cheios de pedaços de partes de corpos, tudo carbonizados, foi feito um enterro coletivo dd 40 caixões .

genesiobarbosadasilvafilho

Minha tia, hoje com 85 anos perdeu esse vôo aqui no Aeroporto do Galeão pois chegou atrasada devido a um caminhão enguiçado na Avenida Brasil (Ela residia em Caxias na época), enquanto ela tentava embarcar nós fomos para o antigo terraço do aeroporto do Galeão ver o avião decolar, mas só depois de chegarmos no saguão que soubemos que ela não tinha embarcado nesse avião. Depois que soube da tragédia, nunca mais quis entrar num avião. Deus abençoe

salvadorsilva

Isso é um absurdo ao invés de ajudar o povo vão roubar as vítimas mortas será que nem isso o povo respeita?

joelmadealmeidabispo

Que povinho, miserável, ultimas lembranças que esses coitados deixaram....Fico muito triste com isso.

cidoniaelfridasipert

Roubando os pertences das vítimas 😡 o problema do Brasil são os brasileiros, os políticos corruptos e o reflexo do povo

EmilianaCastroblog

Sou de Fortaleza, não era nascido na época da tragédia, soube pelos meus pais...o acidente gerou uma comossão, o governador do Ceará na época, cometeu um gafe lamentando apenas a morte do empresário Edson Queiroz, nenhum corpo ficou inteiro, somente em pedaços, tem um cemitério em Fortaleza que foi feito um túmulo coletivo onde os restos mortais dos passageiros foram enterrados.

reginaldoferreira

Infelizmente, se passaram 40 anos dessa tragédia, e as famílias sentem a falta de seus entes queridos até hoje. Com certeza nem foram indenizadas. Sempre no meio das tragédias tem sempre os que roubam, os mortos.
Roberto Barreto, fenomenal, como sempre.
Bom fim de semana para todos do Realmente Curioso ❤️

luziapaes

Deus conforte todas as famílias das vítimas porque isso é horrível morrer desse jeito

joelmadealmeidabispo

Costumava passar férias, na casa de amigos, no pé dessa serra, no final dos anos 70. Tinha uma mansão bem rústica lá em cima (mansão dos padres). Bom ver o vídeo com informações precisas do acidente. Voltei em 1986 e subi a serra novamente.

wellingtonvieira

Esse Acidente marcou época.. Muitos Empresários do Estado do Ceará, partiram por causa desse acidente. Me lembro que Eu tinha uns 11, 12 Anos de Idade, e morava próximo a Av. Monsenhor Tabosa, onde tinham várias Lojas de Moda e Famosas da Época, e a maioria dos donos dessas lojas, faleceram nesse acidente. Foi muito triste.

franciscoarruda

Meu primeiro dentista, morreu nesse vôo...estava viajando em lua de mel... Anos depois, começamos ser atendidos por outro dentista...e como o mundo é um local bem pequeno, o segundo dentista, não era só amigo do primeiro, como foi quem deu as passagens de presente ao jovem casal que tanto queria ir para aquele destino... ☹️

claudioferrazdetoledo

O piloto cometeu suicídio e homicídio.
Ele sabia exatamente do morrote, pois já fazia constante pouso no local.
Fez um descida sem comunicar a torre e quando questionado pelo co- piloto sobre o monte, se fez de desentendido.

Esse piloto passava por sérios problemas financeiro e familiares.
A sua ex esposa estava embarcada no mesmo voo.

claudio

Melhor canal de curiosidades, vou compartilhar!
Por algum motivo inexplicável eu adoro essa série de desastres aéreos, mas meus pêsames às vítimas de todos os acidentes.

lourencosantos

Esse acidente aéreo foi tão impactante e impressionante na época, que virou tema de redação na escola em que estudava aqui Belo Horizonte.

Valtervfj

Na Madrugada desse acidente em 8 de Junho de 1982 chovia muito em Pacatuba e
Fortaleza, essa Serra Aratanha dar para ver de vários Bairros de Fortaleza pq Pacatuba é perto e a Serra é bem alta aqui mesmo do meu Bairro dar para vê lá.Essa manhã do acidente eu me lembro muito bem foi terrível uma comoção geral em Fortaleza os corpos foram transportados em Helicópteros dentro de Sacos e colocados num campo de Futebol em Pacatuba foi o pior acidente aéreo da Época.Ficamos em choque a grande maioriha dos passageiros vinham da FENIT em São Paulo, muitos Empresários do ramo de Confecções e Calçados estavam nesse vôo o que é mais lamentável nessa Tragédia e saber que a Serra de Aratanha em Pacatuba é próx do Aeroporto.Estava chovendo muito e os pilotos acharam que era Montes e não uma Serra quem morava em Pacatuba relataram que no momento da Queda do avião ouviram um Estrondo horrível equipes de reportagem aliás a primeira que subiu até ao local do acidente qdo lá chegaram disseram que viram um filme de Terror corpos dilacerados braços pernas e mãos pendurados nas árvores muito muito sangue um cheiro fortíssimo do combustível do avião e um repórter relatou que chamou muito a Atenção dele uma mão feminina com esmalte vermelho e um lindo anel no dedo no chão.Ele por dias teve
pesadelos com aquela visão assustadora de centenas de vítimas mortas.Eu me lembro que passou na TV a reportagem sobre a Tragédia e deram destaque ao lenço do pescoço de uma das Comissárias pendurado numa árvore era vermelho, os Bombeiros e a Polícia não permitiram mais ninguém subir a Serra

gessicasilva

Lamento a dor dos familires e amigos dos falecidos. Esse é um assunto muito especial para mim. Sou de Fortaleza e em 08.jun.82 tinha 11a. Estudava no Colegio Cearense a tarde e meu irmao relatou que um aluno da manhã saiu desesperado pq parece que os pais (ou o pai) estava no voo. Isso me impressionou muito. Nossa vizinha idosa faleceu em decorrencia das noticias do acidente. Teve ataque cardiaco. Meu pai trabalhava com um colega que perdeu sua ex esposa Glayds, empresaria que vinha da FENIT e tb perdeu um colega chamado Mourão.Meu pai faleceu em fev.22 mas passo mais tempo prox aquele tumulo coletivo do que do meu pai. e sempre q vou ao cemiterio fotografo o nome daquelas santas almas. Nao sei explicar mas sou apaixonado pela aquelas 137 pessoas. Ate hj acendo velas e oro por elas, mas tb pelas vitimas do TAM 402 e 3054 e Gol 1907. Quase que diariamente assisto os mais variados videos de um desses acidentes. Desde qd nasci que frequentava aquele aeroporto (tenho foto da minha mae gravida de mim de 7 meses, meu irmao tinha 5a na epoca, (1970) e ele adorava aviacao). Ja no inicio dos anos 80, lembro que as vezes eu via aquele voo 168/169 (meu pai viajava muito e eu ia ao aeroporto todas as vezes que meu pai saia ou chegava). Era o maior aviao da epoca, so depois chegaram os 767 da Transbrasil e os A300 da Varig/Cruzeito, e Vasp. E em Jun.2013 eu e mais quatro alunos meus, o pai de um deles, que é de Pacatuba, realmente relatou exatamente o mencionado neste maravilhoso video. Subimos na trilha ate o local do impacto. FOI UM SONHO CONCRETIZADO. Mas hj está perigosissimo devido os assaltos. Passamos uma tromba d agua abrigados na casa da Baronesa, fiz uma oracao forte lá (depois PESQUISEM o por quê?), e fomos até o acude Boaçu, onde parece que tem uma dos motores no fundo. E um local de fortes emocoes, diferente, com o barulho da cachoeira e mas abaixo ainda se ver um dos trem de pouso. Olhando e pegando naqueles blovos de rochas e saber que eles estiveram exatamente naquele local!!! Meu Deus foi ali que tudo aconteceu!! Tem que ser muito forte! Hj nao iria mais. Lembro de ver na tv a missa celebrada por D Aloisio Locheider na Catedral e de lá os caminhoes dos bombeiros indo ao cemiterio Parque da Paz. (So uma informacao: esse helicoptero branco na foto resgatando os corpos era o PT-HLM da Coelce, na época. ficava baseado no aeroclube). Entao esse acidente PAROU FORTALEZA. No dia 08.jun.1983, coincidentemente um distante parente meu faleceu em Pacatuba e a cidade estava lotada!!! Pois fazia exato 1 ano. Qt as causas minha opiniao é que foi esgotamento mental. Eu mesmo ja tive 3 situacoes desse tipo transtorno e a pessoa fica meio que "aerea". Tem que tomar medicamento!!! NAO vejo nenhuma possibilidade de suicidio. Estando lá dá para ver que por pouco o aviao evitaria os obstaculos pq foi proximo ao topo e bem a direira da serra. O fato do inicio de descida ter sido adiantada, 130nm (milhas nauticas) enquando que o padrao seria aprox 110nm do aeroporto tb nao contribuiu pq era so ter mantido 5.000 pes (obs. em 08.Jul.22 eu vinha no TAP de LIS-FOR, CS-TUJ no FL400 e a tripulacao iniciou a descida a de FOR), mas o Vasp desceu ate 2.300 pes (aprox) e acredito que o comandante intencionava passar do lado direito da serra ja que, dos 3 conjuntos de serras proximos a FOR, chamados carinhosamente por alguns pilotos de "Alpes Cearenses, " a de Pacatuba é a ultima, na direcao poente-nascente, e ele esta visual com a cidade. Ele ja conhecia bem aquela regiao. Entao só tenho a DEIXAR O MEU MUITO OBRIGADO A ESSE CANAL e um forte abraço às 137 vitimas e seus parentes.

marcelobarbosa

Até hj partes do avião ainda se encontra no local do impacto, o motor, trem de pouso...