Contribuição para o INSS do contribuinte individual e facultativo: 3 principais dúvidas

preview_player
Показать описание
‎ Contribuir para o INSS gera dúvidas, especialmente para autônomos, MEIs e facultativos.

Respondi as 3 principais dúvidas sobre como contribuir para o INSS. Confira neste vídeo.

🔎 Quer falar com um advogado da nossa equipe?

------------------------------------------------------
Veja mais vídeos

------------------------------------------------------
Pagar contribuições atrasadas de uma vez só não é recomendado, pois esses períodos geralmente não contam para a carência.

Nem todos os segurados podem pagar contribuições atrasadas, apenas contribuintes individuais, MEIs e facultativos.

MEIs não podem complementar a contribuição como facultativos, pois a contribuição é diferenciada e paga junto com o DAS.

É possível complementar a contribuição como MEI para atingir 20% do salário mínimo, se houver períodos de trabalho anteriores ao MEI que sejam acima do salário mínimo.

Se você pagou INSS acima do teto, pode solicitar restituição através do Portal e-CAC usando o mesmo login do Meu INSS.

Capítulos
00:00 Introdução
00:32 Se eu pagar o INSS de uma vez só, consigo me aposentar?
01:49 Quem é MEI pode pagar o INSS como facultativo?
03:38 O que fazer se paguei INSS acima do teto?

------------------------------------------------------
O Ingrácio Advocacia é um escritório especializado em aposentadorias e demais benefícios da Previdência Social. Desde 2003, ajudamos pessoas a descobrirem o caminho para a melhor aposentadoria possível, no INSS ou em regime próprio, evitando processos judiciais e direitos perdidos.

CNPJ: 06.029.225/0001-57

------------------------------------------------------
#INSS #Ingrácio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Valeu pela orientação!
Aguardando mais orientações sobre contribuinte MEI. Grata!

virginiavieira
Автор

moro em Portugal desde maio/2022 e acabei por contribuir na opção errada com individual, sendo que deveria ser facultativo, qual o impacto disso quando eu solicitar minha aposentadoria no Brasil?

juliocalvino
Автор

Dra Celise, boa noite, deixando nosso like, abraços.

joseguzofilho
Автор

BOA TARDE DRA ESTOU A 15 ANOS EM AUXILIO DOENÇA E TENHO 17 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO CLT não estou mais ligado na empresa um advogado me orientou a fazer uma contribuição como facultativo para intercalar posso fazer isso recebendo auxílio doença não vai m complicar com inss.?

paulosergiodasilva
Автор

Olá Dr, estou desempregado a dois anos. Quero pegar INSS, qual devo pagar? Em setembro voltarei a trabalhar com CLT. Qual código devo fazer isso? Obrigado Dr.

creomarnogueira
Автор

Qual o código para pagar essa complementação de 5% para 20%? Muito obrigada

isabelmorais
Автор

Boa noite.
Eu sou mei e ppago concomitnte contribuinte individual. Serão somads ao é doutora?

fernandoleonel
Автор

Estou com dúvidas no recolhimento moro em São Paulo e contribuo 20% do salário mínimo no código 1406 faço isso para atingir as contribuições, porém em São Paulo foi aprovado pela Alesp um salário diferente de R$ 1550, 00 faço por esse valor ou pelo valor do governo federal?

ivy
Автор

Quem não tem mais vínculo empregatício e vive apenas de eventuais lucros e rendimentos obtidos em operações na bolsa de valores pode contribuir como facultativo?

BandeiraMisael
Автор

Tenho 60 anos e sou dona de casa, parei de trabalhar e contribuir aos 30 anos quando minha filha nasceu. Contribui por 11 anos, posso voltar a pagar como facultativo? Por quanto tempo? Com que idade poderia me aposentar?

ritacittaaguiar
Автор

Eu estou precisando ajeitar essa minha vida burocrática, definitivamente não nasci pra isso e sinceramente, isso de sistema, nossa, é um atraso na vida do ser humano que poucos se atentam pra isso. É todo mundo zumbi nessa linha amarela do Poupa Tempo. Enfim, preciso de ajuda sim, porque essa é uma parte da vida a qual não fiz parte, me dediquei apenas a ser o melhor ser humano que eu pude ser, o melhor filho, o melhor naquilo que fui educado e criado pra ser, uma pessoa boa, de bem, pra promover o bem. Essa parte burocrática passou batida por n motivos. Mas como muitos grandes dizem, o que vale é daqui pra frente. Apesar que um passado de bem, de ser bom, fazer o seu melhor, sempre deixa um rastro. Mas pra quem é extremamente burocrático e sistêmico, isso não costuma valer de muito não. Mas Deus vê tudo e entende tudo sem a gente explicar tanto. A boa notícia é que ainda existem pessoas de bem, por mais surreal que isso pareça hoje em dia. Quisera eu ter uma advogada previdenciária assim para chamar de minha. Sou Artista, no melhor sentido que essa palavra possa ter, mas sim, me formei em Administração de Empresas antes, entrei no curso em 1995, e tive um Professor de Direito previdenciário, Calixto rs, que apesar de traumática a faculdade pra mim (depois me formei em Música rs) tenho lembranças boas desse Professor rs. Mas parou por aí tudo que tive de experiência boa com o Sistema rs e coisas burocráticas rs. Mas minha situação exige hoje um cuidado especial sim, atencioso. Quem sabe ainda consigo. A propósito, belo vídeo, Celise. Luz boa, maquiagem na medida, som ok, parabéns. Também sou Fotógrafo e partindo pra esse lado do áudio visual (tenho minhas limitações ainda, mas vamos em frente). Mas parei tudo na vida pra cuidar dos meus pais, há coisa de 15 anos pra cá, aí bagunçou essa parte onde povo só tem corpo, alma zero, gelada rs. ; ) Carlos Roberto, 48 anos, Goiânia.

photoamais
Автор

Tenho duas contribuições que preciso da restituição.
Durante a pandemia, fui suspensa 2 meses, pra não fic sem contribuição, pedi ao contador pra emitir guias pra eu pagar. Resultado, fez no código facultativo e o INSS não considera.

cor_e_arte
Автор

Dra, pago no 1406, desde os 18 anos, como estudante, tenho 24 anos no momento. Compensa no meu caso o código 1406 ou 1473 ? Pago no momento 20% do salário mínimo.

claudiarabello
Автор

Eu tava pagando o INSS via individual botei para o código via facultativo dá problema

jefersonsiqueira
Автор

Bom dia Dra tenho 35 anos de contribuição, faco 59 anos de idade no mes de setembro, pela regra de 50% em 2019 tenho 32 anos 11 meses e 19 dias, posso fazer uma contribuição para completar os 33 anos, estou desempregado desde 2016, sou contribuinte facultativo.

marcosbrum
Автор

Olá Dr eu sou contribuinte individual e ja tenho 24 anos de contribuição e 289 de carência gostaria de saber se isso contribui pra mim receber mais que um salário de aposentaria pago aligota de 11% e falta só 8 meses pra mim completar 62 anos por isso gostaria de saber se for possível me da essa informação por favor desde ja agradeço

antoniofernandes
Автор

Contribuí como o INSS no regime CLT até outubro de 2018 e complementei o tempo faltante como contribuinte facultativo até setembro de 2019, em janeiro de 2022 comecei a contribuí com individual até março de 2023, hoje agosto de 2023 necessito de 6 contribuições que é no período de outubro de 2019 até março de 2020. Isso pode?

canaldoco-
Автор

Boa noite, tenho 31 anos de contribuição e 56 dr idade, estou desempregado, posso pagar como facultativo

andrecardoso
Автор

Eu pago MEI mais tenho 20 anos de INSS pago mes que vem faço 55 anos a 2 anos pago MEI queria saber como irei mim aposenter?

rosinetejosefadaconceicao
Автор

Olá
Sou contratada o inss já desconta do meu salário. Mas meu salário não é segura posso pagar o INSS individual

giselidourado