Consultar IPVA no Detran RN

preview_player
Показать описание

Você sabia que o Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotores é obrigatório? Todos os proprietários de automotores no Brasil possuem essa obrigação e caso não seja realizado o pagamento do imposto anual o veículo fica irregular para transitar em qualquer via pública. Também existem outras obrigações como o pagamento do certificado de registro e licenciamento de veículo (licenciamento) e o Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (O DPVAT).

Breve Histórico sobre o IPVA:

Com o desenvolvimento do Brasil na década de 60 e com o aumento da frota de veículos no país, veio a necessidade de aumentar os investimentos nas vias públicas. Na época foi criado a Taxa Rodoviária Única (TRU) que era um encargo com gastos específicos para atender as necessidades da população.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (O IPVA como conhecemos), só foi instituído no ano de 1969 e ele substituiu a Taxa Rodoviária Única. Transformando-o em imposto e com isso acabou a necessidade de vinculação dos gastos com o dinheiro arrecadado com o encargo, ou seja, a partir deste marco toda a arrecadação com o Imposto poderia ser gasto em outras áreas, conforme a necessidade do município e Estado.

A responsabilidade pela emissão e controle da arrecadação deste imposto são as Secretarias de Fazenda Estaduais. Após o contribuinte efetuar o pagamento do encargo, o dinheiro é repassado para a União e ela redistribui a arrecadação entre os Municípios e com o Estado (apenas um percentual), quando isto é feito, o Poder Executivo de cada um deles definem como irão utilizar a verba pública, que pode ser usada em outros setores como a saúde, segurança pública, educação, etc..

As Secretarias de Fazenda Estaduais também definem a alíquota cobrada no Imposto, onde é definido um percentual cobrado sobre o valor venal do veículo (tabela FIPE), de acordo com o planejamento estratégico de cada governo. A Secretaria de Fazenda realiza a emissão da cobrança do encargo via boleto bancário e faz o envio dele todo início de ano aos proprietários via correios. O endereço utilizado para o envio desta cobrança é o mesmo que está cadastrado na base de dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte, por este motivo verifique se todas as suas informações estão corretas e atualizadas. Caso o endereço esteja desatualizado, você pode realizar a atualização no website do Detran RN ou ir até uma unidade de atendimento da instituição.

Em alguns casos o recebimento do boleto da cobrança pode demorar mais que o previsto, se isso ocorrer, é aconselhado verificar o endereço de correspondência no site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte, ou entrar no site do Detran ou da Secretaria de Fazendo do Estado para emitir a segunda via do tributo. Lembre-se, a responsabilidade de verificar estas informações é do proprietário, portanto caso não receba a cobrança do tributo, faça a verificação e emissão da segunda via do pagamento. O não recebimento não isenta do pagamento pois ele é obrigatório por isso faça a Consultar IPVA no Detran RN.

Consultar IPVA no Detran RN pelo site do Consulta pela Placa:

Com a integração dos sistemas do Detran pela internet, possibilitou também a criação de empresas especializadas em consultas veiculares como é o caso do site Consulta pela Placa. Ele disponibiliza diversos dados sobre o veículo e alguns de seu proprietário, dando assim mais confiança ao comprador de um automotor. Acompanhe abaixo a lista das principais informações que podem ser obtidas:

- Nome Completo e CPF do atual proprietário;
- Razão Social e CNPJ do proprietário (quando alienado);
- Número do Renavam do automóvel;
- Sequência numérica do Chassi;
- Situação legal do veículo;
- Verificação completa de débitos do veículo;
- Verificação completa das características do veículo;

Como pudemos ver a pesquisa é feita de forma completa e apenas com alguns cliques do mouse. Caso queira utilizar essa potente ferramenta de pesquisa veicular, acompanhe o passo a passo descrito abaixo:

- Abra o seu navegador de internet;
- Preencha os dados solicitados (e mail e placa do veículo), e clique em “Obter Dados!”;
- Você será direcionado para realizar o pagamento da consulta, pague de forma segura. Pode ser feito via boleto ou cartão de crédito;
Рекомендации по теме