Freio a disco nas quatro rodas é essencial ou apenas gasto de dinheiro?

preview_player
Показать описание
Os freios a disco estão presentes nas rodas dianteiras dos carros, e em alguns modelos, nas traseiras também. Você sabe a diferença que a adição desta tecnologia em todas as rodas faz no veículo? Sabe porque normalmente é uma tecnologia colocada apenas no eixo da frente?

O #vrum e o #borisfeldman fizeram este vídeo para te explicar um pouco sobre a influência dos discos na performance de um veículo.

Gostou? Não se esqueça de deixar o like e compartilhar pra todo mundo que ama carro, assim como você.

Fique ligado em nossos conteúdos:
Curta a gente lá no Facebook também: Vrum
E não deixe de acompanhar todas as novidades no Twitter: Portalvrum
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Em condições normais concordo. Na descida de uma serra freio a tambor tem fadiga mais rápido, sobrecarrega os discos dianteiros e você fica sem freio se deixar de usar freio motor.

r.camargo
Автор

Bóris, isso dito há uns 30 anos até passava, mas hoje não está mais correto. Freios a disco nas rodas traseiras aumentam a eficiência de frenagem, reduz a fadiga, melhora o funcionamento do controle eletrônico de estabilidade, aumenta a segurança, principalmente com o carro carregado ou com passageiros no banco de trás.

sergiooliveira
Автор

O meu é um city, com disco nas 4 rodas, , eu amo disco nas 4 rodas pois na hora de da manutenção é bem melhor!

fabriciobomfimfernandes
Автор

Já dirigi muitos carros a tambor na traseira e agora tenho um a disco nas quatro rodas, não há dúvidas que não quero mais tambor

raulassi
Автор

Tive uma saveiro, que tinha freio a disco nas 4, com ela carregada faz uma diferença imensa...

lucasgodoi
Автор

Talvez a devida frenagem nas rodas traseiras seria muito mais para o carro n sair de lado em uma frenagem em uma curva longa, por exemplo.

nem a mais nem a menos, uma frenagem branda nas rodas traseiras podem trazer mais segurança nesse aspecto.

rafaeljuliani
Автор

Eu tive essa experiência, tenho uma Quantum que eu adoro fazer modificações e atualizaçōes nela, uma dessas modificações foi a introdução dos discos traseiros nela, originalmente da Saveiro, a diferença de frenagem não foi insignificante como relatado, melhorou e muito a frenagem, inclusive em descida de serra e meu carro não tem nada de tecnologia é literalmente no pé e nas válvulas equalizadoras, agora no carro da minha esposa um Fox 1.6 16v com 120cv utiliza um disco de 280mm na dianteira com todas as sopas de letrinhas da nona geração dos abs aí realmente não vejo necessidade de um disco traseiro, agora na jaca (Quantum) que utiliza 256mm na frente e pesa bem mais que um Fox o upgrade foi muito bem vindo e a segurança agradece.

TucanoBR
Автор

Boa tarde! Apenas uma observação, quando o carro tem controle de estabilidade e tração as pastilhas do disco traseiro costumam acabar até antes das dianteiras.

marcoantoniocanabravadacos
Автор

De fato uma reportagem relevante. Na maior parte das situações cotidianas não vai fazer diferença mesmo. Mas em situações mais difíceis de acontecer 10 cm que seja pode ser a diferença entre só bater e tomar um susto ou bater e perder um parachoque, bater e morrer ou não bater, frear e parar a 5 cm de uma Ferrari ou frear mas dar uma "raladinha" nela, que é uma diferença gigantesca, enfim, poder de frenagem é sempre bem vindo.

PhilippAlves
Автор

Você pode ir numa oficina e pedir para o mecânico desativar o freio traseiro do seu veículo, ficar somente com o dianteiro e ser feliz assim. Depois faça um vídeo para relatar a experiência de trafegar com um veículo somente com freio dianteiro. Forte abraço.

danielpiedade
Автор

É isso mesmo Boris, tive um Kadett com disco nas quatro rodas troquei as dianteira duas vezes, vendi o carro com as pastilhas traseira original,

joseraimundo
Автор

pura verdade ja troquei duas vezes as pastilhas da frente inclusive os discos e as lonas traseiras continuam novas.

paulofontana
Автор

Pois é Boris, nas motocicletas o freio traseiro é o freio de controle. O freio dianteiro é o freio de parada.

alex.
Автор

Rodo com tambor na traseira faz 5 anos na serra, em montanha. Perfeito, nunca tive qualquer problema, aquecimento ou desgaste de lona prematuro.

edisonpetter
Автор

No cotidiano concordo. Na emergência o disco traseiro pode salvar sua vida. 70% da frenagem està no eixo dianteiro, mas os outros 30% podem ser bastante relevantes

erikbsb
Автор

Tudo é muito simples. Os freios a tambor têm como vantagem maior durabilidade que os freios a disco e o menor preço no projeto. Porém têm menor precisão na aplicação da força de frenagem, e são bem mais propensos ao superaquecimento do conjunto. O tambor tem mais dificuldade de dissipar o calor gerado.

MrMarcelloCastellani
Автор

Pode até ser mais barato a lona do que a pastilha e disco, porém troque um conjunto inteiro, tambor, patins, cilindros traseiros e compare a mão de obra comparada a pastilha e disco, tambor as vezes é até mais caro que disco. Eu faço minha própria mão de obra e pastilha e disco é infinitamente mais fácil, rápido e com menos sujeira, e isso reflete no valor da mão de obra na hora da troca, fora as regulagens dos tambores e freio de mão, sistema arcaico, alguns com auto regulagem que nem funcionam...

diegoandrade
Автор

Gratidão ao nosso querifo e amado Boris otima segunda pro cê.

NeedBecukp
Автор

Boa explicação sr. Boris. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.

LuizFernando-kkfv
Автор

No carro de passeio no tive com freio a disco nas 4 rodas. Não posso falar mas no carro de carga com freio a disco nas 4 elas gastam proporcionalmente iguais. Tenho uma caminhonete com o PBT de 3, 5 freio a disco nas 4 e posso garantir que gastam iguais. Já os discos não sei pq mas os traseiros estão bem mais gastos que os dianteiros. O carro está com 117. Mil rodados e já cabe a troca dos discos traseiros. Vlw obrigado pelo vídeo 👏 top.

zlvlog