ENTENDA O SISTEMA POLÍTICO NO BRASIL

preview_player
Показать описание
Passe a observar algumas coisas de nosso sistema: a regra eleitoral, o multipartidarismo, o presidencialismo de coalizão e diversas instituições como o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal do Contas da União, o Ministério Público, etc. Aí você entenderá melhor como funciona a política no Brasil.

Alberto Carlos Almeida é cientista político, diretor do Instituto BRASILIS e autor do best-seller "A Cabeça do Brasileiro”.

Assine o canal. Falamos de política e de sociedade:

Instagram do Alberto:

Twitter do Alberto:
@albertocalmeida

Conheça o trabalho de Alberto Carlos Almeida:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que vídeo educativo
Muito obrigada mesmo Sr
Deus te abençoe 🙏

cherubainedelus
Автор

Muito ótimo o vídeo! Nem percebi os 16min passarem! Deve ser muito foda o curso EAD

allisonrock
Автор

Aí sim. Gostei do posicionamento da câmera, permitindo que informações extras sejam intercaladas no vídeo. Só precisa trocar o final do vídeo por uma vinheta que resume o tema do canal que é a compreensão da política como um todo.

denisvanoliveira
Автор

* Parabéns, Grande Trabalho. Precisamos nos inteirar com responsabilidade e ação contínua, o papel individual e coletivo dos brasileiros. Vamos divulgar o site o Sr. Alberto Carlos Almeida, que está lançando um Livro agora por nome, VAMOS CONHECER O BRASIL. GRATIDÃO PROFESSOR!

luciaameliacintra
Автор

Vou fazer seu curso. Deve ter bons dados para fazer dashboards.
Estou pegado com uma mineração de dados complicada e um desenvolvimentismo com ETL e plotagem de dados na casa de meio trilhão de linhas.
Assim que acabar esse trabalho vou fazer seu curso.

DaflonFernando
Автор

Excelente, Alberto! Sugestão de vídeo: por que o nosso sistema proporcional gerou uma pulverização tão grande no número de partidos representados nos parlamentos federal, estaduais e municipais?

brunoventura
Автор

Esse sujeito não é patriota. Todavia, defende a ideologia da foice e do martelo .

ronaldosilva
Автор

Excelente vídeo! Aprendendo a cada dia!

apoloniacorleone
Автор

Eu entendo o sistema político do Brasil entendo que está podre precisa ser refeito de volta

altairbatista
Автор

Fala sobre o áudio de Queiroz sobre negociação de cargos no Planalto central em junho de 2019 e como a corrupção é aceita por aqueles que são contra os pobres e necessitados.

Claudiamedeiros
Автор

Eu li o livro de Barry Ames "Os entraves da democracia no Brasil", antes de conhecê-lo. Fora as explicações mais técnicas - não sou do ramo - com parâmetros, estimativas, probabilidades e tabelas de dominância (dados científicos da linguagem da ciência política), conseguir compreender razoavelmente como se faz política no Brasil. Fora esse canal e a você professor que explica como se faz política no Brasil. Os "grandes especialistas" só discutem a corrupção e não entram na questão que o sistema político brasileiro tendem fortemente a ser corrupto. A esterilidade de informações desses caras me dá "nojo". É isso.

paulosouza
Автор

Evidente que você tem muito conhecimento, mas é um péssimo facilitador do conhecimento. Não tem didática nenhuma.

princesinha
Автор

Esse curso deve ser muito bom. Pretendo fazer!

wiltontoko
Автор

Cada profissional na sua área e isso é o correto. Porque não é exigido de um político essa formação de Ciência Política??

andersoncruz
Автор

Presidencialismo de coalizão é dinâmica de impasse. Prefiro o parlamentarismo. Menos traumático, mais orgânico, remove a ideia de messias da nação e possibilita maior atenção ao voto legislativo, que é a casa onde está o poder maior.
O problema seria uma transição para nossa cultura eleitoral que evite ainda mais concentração de poder dos grupos de interesses atuantes no congresso. O povo necessitaria aprender a direcionar suas demandas não mais para o chefe do executivo mas, a partir de então, totalmente para os legisladores.
Pergunta: não seria uma boa, ao invés de separar os votos municipais do resto, separar os votos do legislativo do executivo? Tipo, 2020 eleições para legislativo (vereadores, deputados e senadores) e 2022 para o executivo (prefeito, governadores e presidente)? Acho que daria mais luz ao voto para o legislativo, que é tão subestimado no Brasil.

rodruss
Автор

Sensacional! Muito obrigado pela aula!

emersonferreira