Real, 30 anos: entenda como o plano econômico que fundou a moeda brasileira controlou a inflação

preview_player
Показать описание
No dia 1º de julho de 1994, a capa da Folha estampava duas manchetes: Diego Maradona havia sido pego em um exame de doping no meio da Copa do Mundo e, mais abaixo, uma nova moeda, a terceira num período de um ano, começava a circular no Brasil.

Talvez o noticiário da Copa do Mundo tenha ofuscado as manchetes econômicas daquele julho de 1994. Mas a moeda lançada naquele ano mudaria os rumos do Brasil nas décadas seguintes.

O Plano Real conseguiu estabilizar a economia e combater a hiperinflação galopante que assolava o país, além de catapultar um de seus criadores, o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, ao cargo mais alto do executivo federal.

Neste vídeo, a TV Folha explica como o governo operou a engenharia econômica que obteve sucesso no controle inflacionário após uma sequência de planos fracassados.

Assine a TV Folha

Leia mais na Folha

Instagram
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse pessoal que reclama de barriga cheia do plano Real, não faz nem ideia de como era o país antes dele e ficam falando bobagens.

lucianomoreira
Автор

Remédio amargo, mas conseguiu eliminar a hiperinflação de quase 2.000% ao ano.

Vagner-ueov
Автор

Viva o Plano Real apesar dos seus problemas.

pauloSantosbernardo
Автор

Eles deveriam ter ganhado o prêmio nobel de economia!

adsonfelipe
Автор

Eu amo os vídeos do Henrique Santana! Sempre muito bem escritos, narrados e editados! Assim como os vídeos do Vox e do Johnny Harris, os dele também são referência pra mim!

tomsouzas
Автор

A foto deveria ser do Itamar Franco, quem de fato comprou o risco político do plano real!

rafacosr
Автор

Ate hoje insistem que FHC teve alguma relacao com o Real. Itamar Franco foi o responsavel pelo feito e deve ter o seu reconhecimento.

ao
Автор

Parabéns!!! Pelos 30 anos do Plano Real 👏👏👏💲

aventurascomtadeu
Автор

quando o FHC deixou o min. da Fazenda pra se candidatar o CIRO GOMES assumiu como ministro e segurou a moeda mesmo com todas as pressões eleitorais por gastos que jogariam por terra o equilíbrio fiscal. Porque o video omitiu a participação do Ciro?

Antonino
Автор

Finalmente a mídia brasiliera está fazendo Video Essays como a Vice, NYT, Vox e CNN. Parabéns!

ezlu
Автор

Implantado no Governo Itamar Franco.
Foi um projeto criado pela equipe de técnicos e economistas do Banco Central, na época. Não foi o FHC como a mídia fica, falsamente, espalhando. FHC caiu de paraquedas quando o Projeto já estava aprovado e seria lançado. Foi convidado por Itamar para ser ministro e se adiantou, antes de tomar posse, foi no BC e assinou as notas de reais que iriam ser lançadas p sair o nome dele no foto. Sem mesmo o Itamar Franco saber. Tem um vídeo do Itamar, já aposentado comentando esse fato p os amigos. O PSDB e o FHC surfaram na onda, do Real para se promoverem.

pauloseibel
Автор

Sem direita, sem esquerda!
Fernando Henrique Cardoso foi o maior presidente do Brasil. 🇧🇷

Igorviddal
Автор

Faltou citar Rubens Ricupero e Ciro Gomes.

recifeproducoes
Автор

Obrigado, Fernando Henrique Cardoso e economistas do PSDB

felipebattikha
Автор

A DIREÇÃO DA FOLHA, PARABÉNS A VOCÊS PELA DIVULGAÇÃO DAS MANOBRAS DO TSE E PELO Min. A.M. O Brasil inteiro fala na folha. A distância do povo com a folha está ficando curta. Nenhum jornal teve a coragem de ser verdadeiramente um jornal investigativo e sem viês ideológico ou amedrontado de ser censurado. O BRASIL AGRADECE. 6 GIGAS, Estamos ansiosos por mais revelações. ❤❤

cleitonsilva
Автор

So pra corrigir a matéria:

1 - o corte de gastos públicos foi fundamental para o sucesso do Real, especialmente o corte de gastos dos governos estaduais onde era o verdadeiro ralo de dinheiro público no país já que cada governo verno estadual tinha a sua disposição seu próprio banco público com o qual poderia pedir empréstimos infinitamente, financiando assim a atividade do estado por meio de emissão de dividas que, naturalmente, nunca eram pagas por estes governos, forçando assim os diversos bancos estaduais a pedirem resgates ao banco central que, por força de lei, era obrigado a resgatar estes bancos públicos. Na prática essa dinâmica dava aos bancos estaduais o poder de “imprimir dinheiro do nada” poder esse que, em teoria, só a união deveria ter, com as privatizações desses bancos as torneiras dos gastos foram fechadas e as dividas impagáveis dos estados com a União foram reestruturadas em suaves parcelas infinitas.

2 - o URV era o dollar, sim, eles não te contaram mas o plano real foi um programa dolarizações, muito parecido com o que o Milei esta fazendo na Argentina neste momento e que a mídia tradicional crítica todos os dias.

3 - a crise de 1998 realmente abalou a economia brasileira, mas foi muito amplificada pelo aumento de gastos públicos que o próprio FHC estava promovendo no mesmo período como presidente, facilitando assim um ataque especulativo contra o Real, cenário muito parecido com o que nos temos hoje diga-se de passagem…

perigoleteBR
Автор

Pra resolver isso e simples deveria ter um limite x de gastos do governo e x nos cofres com isso nunca teríamos inflação se o governo seguisse a regra

JogodaVelha-tbzf
Автор

Resumindo:

O Estado privatizou e cortou gastos, e então conseguiu atrelar o Real em dólar, sem prejudicar o funcionamento do Estado por falta de dinheiro.

VisãoAnarcocapitalista
Автор

Eu tinha meus 20 anos .
Pra mim mim ce tem um milagre isso é um Pra bem do Brasil agora não entendo como o Fernando Henrique faz união com a esquerda isso é lamentável

DanielIsaki
Автор

1:40 a hipocrisia política está na omissão da implantação do Euro e o silêncio sobre a implantação do Mercosul e a omissão da evolução histórica sobre a Alca.🤔

leandrosantana