Disbiose intestinal: o que é, sintomas, o que fazer

preview_player
Показать описание
Disbiose intestinal é uma alteração da microbiota intestinal bastante comum. Ela pode afetar negativamente a nossa saúde de diversas formas e em diversos graus. Nessa alteração passam a predominar as bactérias intestinais ruins para a nossa saúde em detrimento das bactérias boas para a nossa saúde.

Consequências da disbiose: A microbiota intestinal alterada leva à alteração do pH intestinal, o que prejudica a absorção de diversos nutrientes, como vitamina B12, cálcio, magnésio, ferro, zinco, triptofano… Essas carências nutricionais podem levar a diversos problemas de saúde, desde fadiga intensa a anemias, osteoporose, depressão. Essa alteração de microbiota pode levar à candidíase crônica em mulheres, baixa imunidade, piorar a hipocloridria. Essa última é uma condição que costuma estar presente já anteriormente, e pode levar a ainda mais consequências na saúde. A alteração da microbiota intestinal pode levar ao aumento da permeabilidade intestinal, que pode levar à diversas alergias e sensibilidades alimentares, e até mesmo à intolerância à histamina.

Como diagnosticar a disbiose? A disbiose pode ser facilmente diagnosticada através de sinais e sintomas e, também, pode ser constatada através de um exame de urina chamado Pesquisa Indican. Esse exame analisa em uma amostra de urina (seja a primeira da manhã ou de 4h) a quantidade de triptofano metabolizada. Quanto mais indican (resultado do metabolismo do triptofano) tiver na urina, maior será o grau de disbiose.

Os sinais e sintomas são: gases em excesso, gases fétidos, distensão/inchaço e desconforto abdominal, constipação intestinal ou diarreia, cansaço constante, dor de cabeça, ansiedade, depressão, má digestão, refluxo.
Os sintomas são bem parecidos com a síndrome do intestino irritável (SII), porém as diferenças são que, na SII, há presença de dor abdominal e desconforto abdominal com o consumo de determinados alimentos. Na disbiose não há necessariamente dor abdominal e sim desconforto, e este surge ao longo do dia, à medida que vai se alimentando.

O que causa a disbiose? Existem 3 principais causas:
A má alimentação pode ser causa. Uma alimentação rica em gordura, açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico e pobre em frutas, verduras e alimentos integrais estimula o crescimento da microbiota dita negativa em detrimento das bactérias ditas boas para a nossa saúde.

Como tratar a disbiose: Primeiramente, é importante melhorar a qualidade alimentação. Segundo, é importante diminuir o nível de estresse. Em paralelo, é importante corrigir a acidez gástrica, reparar a mucosa gástrica e intestinal, corrigir a permeabilidade intestinal e a microbiota intestinal. Tudo isso melhorará a nutrição, a imunidade, disposição, rendimento mental, funcionamento intestinal e qualidade da evacuação, sensibilidades alimentares e possíveis reações alérgicas.
Outra causa é o uso de medicamentos como antibióticos, especialmente o uso repetido.
E, por fim, o estresse. Sabe-se que quando estamos estressados o corpo entra em modo de economia de energia e, com isso, passa a produzir menos ácido clorídrico no estômago. Essa alteração de acidez gástrica levará à alteração de pH intestinal e, consequentemente, à alteração da microbiota.

💻 CONHEÇA MEU SITE E MEU BLOG:

📱 INFORMAÇÕES PARA CONSULTAS ONLINE - WhatsApp: (51) 3037-1112.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu vinha fazendo uma má alimentação (rica em açúcares, chocolates, nutella), fiz uso de alguns antibióticos também ano passado e uma vez esse ano e por fim meu estresse no trabalho e lembro que no dia que desencadeou a diarreia foi o dia que eu estava na academia, tinha pego muito peso, havia dormido mal, levantei 4:15 da manhã e fui malhar. Enfim, a disbiose levou ao intestino irritável e várias intolerâncias alimentares. Estou tratando desde maio/2024, espero ter melhora e que possa voltar a consumir alguns alimentos de que gosto muito. Pois até abacaxi, beterraba, queijos, milho, mel eu me tornei intolerante, inclusive á lactose. Não vem sendo fácil. Mas estou seguindo a dieta FOOD MAPS e tomando as medicações prescritas, pré-bióticos e suplementos vitamínicos, além de Glutamina e enzimas digestivas.

ruberlenojunior
Автор

Esqueceu de infecção urinária e Refluxo estomacal

anamariadefaria
Автор

Depois de tomar antibiótico pra hpylor fiquei fom mt constipação e dor intestinal noturno que tira o sono.
Fezes mt ressecadas .mesm na dieta e bebendo mt água .

jessicasousa
Автор

Que profissional é essa . . . incrível
.

herikfelipefaria
Автор

Você b explica muito bem. Continue assim. Através deste vídeo, descobri a disbiose intestinal. 80% do quadro passado aqui são os meus sintomas.

SolangeStopiglia
Автор

Sofro com vários sintomas, depois de vários exames o gastro constatou disbiose mas só deu um tratamento e não passou dieta nem suplemento

marlibertolai
Автор

Assinat:
Deus/Jesus seja SEMPRE LOUVADO pq é DIGNO de Toda Honra e Glória!!!

Forte Abraço e
Tudo de Bom com Jesus!!!

thomasnvsbrasilpe
Автор

Como diminui o estresse com esse quadro há 4 meses? Estou desesperada, nem como mais, pq tudo me dá diarreia 😭

patricianorberto
Автор

A senhora atende online uma criança de 7 meses diagnosticada com disbiose?

gisellelopescabral
Автор

Dra eu tenho uma dor do lado direito já fiz coloroscopia indoscopia ultrassom e não deu nada tenho hipotirodismo

franciscamuitolindosantos
Автор

Acredito o q mas contribui para essa alteraçao e refrigerante q deixa o ph ácido demais .

eduardomoreiragomes
Автор

O meu problema é so muitos gases, a 15 anos atrás fiz varios exames, me viraram do lado avesso (colonoscopia, clister opaco, endoscopia, ecografias) e não descobriram nada, são muitos anos sem resolver o sei se tomo probiotico por conta semana resolvi fazer teste na alimentação, passei uma semana sem comer carne mas já deu pra ver que ela nao é a vilã pois continuo com o problema, esa semana agora vou tirar o feijão e voltar com a carne, vamos ver no que vai dar, se não for o feijão semana que vem tiro o glúten....

miriamrius
Автор

Já fiz varios exames ao longo de anos. Como não envontraram nada me diagnosticaram como sindrome do intestino irritavel, mas acho que tem algo mais comi este desequilíbrio de bactérias, tenho que mudar minha alimentação e reduzir o estresse, o que será muito difícil.

brunoalmeida
Автор

Parabéns, estou com esse problema, já passei por diversos médicos e n chega a uma conclusão, estou com problema de histamina, obgda❤

margaretebarbosa
Автор

Perfeito seu vídeo! Técnica e didática ao mesmo tempo. Obrigada!

MarcelaNapoleao
Автор

Boa noite doutora a disbiose dá queda de cabelo e emagrecimento pq estou sentindo todos esses sintomas a doutora passou pra mim uma endoscopia e uma colonoscopia só que ainda não fiz pq são exames muito caro

valcianecoelho
Автор

Eu mim encaixo todo nesse assunto a diversos dias estou com diarreia, ando muito estressado e isso esta mechendo com meu ontestino ate meu açúcar aumentou.. dessa vez ta brabo de verdade

vagnerdearaujoaraujo
Автор

Oi Dra. Parabéns pelo vídeo tenho Disbiose, estou em tratamento e realmente ela prejudica muito nossa qualidade de vida, por isso tenho seguido direitinho as orientações da nutricionista, pois desejo muito recuperar a minha flora intestinal. Um beijo e obrigada por dividir conosco este conteúdo. 🌸🌼

jeufarias
Автор

Boa tarde Dra. Parabéns pelo vídeo, toda comida que eu como estufa minha barriga, eu como pouca comida e parece que eu comi um boi. já fiz vários exames e não deu nada, pode ser disbiose? Desde já lhe agradeço pela informação e sucesso.

ailtondossantosvieira
Автор

Doutora tenho varias crises de diarreia a anos
E fezes moles todos os dias
Você trata isso?
Não tenho dores apenas diarréia necessidade urgente de evacuar
Vc atende e trata esses problemas?

v.dl.k