SCUDERIE DETETIVE LE COCQ: O MAIS LETAL DOS ESQUADRÕES #historia #crime #riodejaneiro

preview_player
Показать описание
Seja membro do canal e tenha acesso a conteúdos exclusivos:

LIVROS INDICADOS:

Cavalos Corredores - Emir Laranjeiras

Meu Depoimento sobre o Esquadrão da Morte - Hélio Bicudo

Tortura Nunca Mais

Mercados Ilegais Violencia e Criminalização

Apresentação: Joel Paviotti
Texto e roteirização: Joel Paviotti
Revisão: Adriana de Paula
Câmera e produção: Fernando Zeneratto
Edição: Eduardo/IB Media
Ilustração: IB Media
Direção: Caio Picinini
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

MISSE, M. Malandros, marginais e vagabundos & a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

iconografiadahistoria
Автор

Mano o sinistro desse canal e que o final de uma história sempre faz ponte pra outra. Já perdi as contas de quantos vídeos assisti só hj. Conteúdo excelente.👏🏿👏🏿👏🏿

luanlemos
Автор

Durante um tempo existiu também o tal de MÃO BRANCA, onde era deixada uma luva branca no local da execução, Vale a pena pesquisar.

vilmarlopes
Автор

Tenho 46 anos e sou de MG, acredite se quizer meu Tio fez parte da Scuderie Le Cocq e operou na regiao de MG e ES as historias sao muito loucas. Abracos da Florida.

leaodejudahalmeida
Автор

Fui diretor da scuderie detetive lê cocq por décadas e até hoje tenho muito orgulho disso.

mauriciofigueiredo
Автор

Bom dia. A história da Le Coq no ES é talvez mais violenta ainda, merecia ter sido abordada. Parabéns.

leonardosartorio
Автор

A minha avó tem 72 anos, ela disse que na época chegou a falar com um dos caras que fazia o tal do "Mão branca", ela disse que na época o povo acobertava os justiceiros junto com o pessoal da Scuderie .

phelippeteodoro
Автор

Tem uma galera que não tem só problema de interpretação de texto, tem tbm problema de audição seletiva, os cara pedindo E.M em alguns lugares, não ouviram que no final ficou provado que os cara tinham envolvimento com diversos tipos de crime

cristiandossantosdeoliveir
Автор

Eu tenho 57 anos e lembro muito bem dessa época!

jacs
Автор

Sou sobrinho do detetive Mario Ferreira Portela, ele foi um dos que atuou no Rio de Janeiro nessa época, foi assassinado em 1968 e os parceiros prometeram vingança, .

maritonioportelaescultor
Автор

Existiu um grupo de extermínio que era composto por policiais chamado de "Invernada de Olaria" que acho que tinha ligação com o Le Coq, que inclusive parece que depois virou uma espécie de "clube" por um tempo, após de praticamente ser extinto como grupo de extermínio e que não era composto somente por policiais, pois eu lembro que na época que eu era criança, tinha um dono de um ferro velho (desmanche) que era "associado" e este não era policial...

maocaldeira
Автор

Se o ESQUADRÃO DA MORTE ainda existisse aqui no Rio de janeiro, eu duvido que estaria essa zona toda, duvido que essa BANDIDAGEM de hoje tinha se criado pra chegar a esse ponto, mas DUVIDO MUITO MESMO

marcospaulomagalhaesdossan
Автор

Joel, seus vídeos e conteúdos (tanto no YouTube e no Instagram) são enriquecedores demais ! Parabéns pelo trabalho! Gosto demais e acompanho todos, principalmente voltado para criminalidade!

brunosardinhafranca
Автор

Observação quanto a pronúncia do sobrenome de Mariel Mariscot: /mariscô/. Era assim que era pronunciado o nome dele na época. Mariel Mariscot foi assassinado no Centro do Rio. Estava tentando entrar no mundo do jogo do bicho. O fato teve grande repercussão na época, sendo matéria do Jornal Nacional.

Irlandes
Автор

Não perco um vídeo de vocês. Muito enriquecedor!!!! Parabéns

cimedcelulares
Автор

Muito bom trabalho, mostrando as fontes bem diferente de vários canais que abordam esse tema em busca de views com a fonte japonesa Tireidoku.

alexandreteixeira
Автор

Seu canal e seus vídeos são muito bons.
Vivi a época do Esquadrão da Morte. Era um período que andávamos com tranquilidade e sem medo pelas ruas, podia ser à noite ou durante o dia. Sabíamos onde era perigoso ou não, podíamos entrar em favelas. Tínhamos segurança, não vivíamos trancados dentro de casa, com muros de 5m e arame tipo Campo de Concentração. Os roubos à veículos eram muito menores . E bandido tinha medo da polícia. Isso durou dos anos70 até 1982, quando o Governador Brizola começou a mudar tudo, para favorecer os marginais, potenciais e fiéis eleitores. Com a desmoralização da polícia e a entrada cada vez maior de armamento militar para as quadrilhas.
O esquadrão teve indivíduos, se metendo com a contravenção, amiga do governador. Os cavalos corredores matavam muitos inocentes, e a maioria dos integrantes já está morta. Não se comparavam ao E.M. Abandidagem já estava toda bem armada também. A esquerda, fez e faz de tudo para defender a bandidagem e fazer a sua própria. Até a Imprensa começou a tratar bandido, como vítimas da sociedade.

marcelogartner
Автор

Aqui em Pernambuco também teve um grupo de extermínio chamado Thundercats que causava um medo danado, era um mito falar deles no Recife e região metropolitana!

fernando_mattheus
Автор

Brilhante levantamento de dados e explanação! Parabéns pelo capítulo!

evandroscarpa
Автор

Boa tarde Joel
Ki Deus abençoe seu trabalho mano !!
Sou Capixaba
E nós anos 90 existia uma escuderia no ES ! Não tenho certeza se ainda era a Lê Cóque
Eram policiais e davam ataques em bandidos, traficantes e assaltantes de bancos vindo num Opala preto e tmb vinham encapucados !!
Eles avisavam antes de vim
Eles davam a ordem pra todos estarem dentro de casa até as s 21 hrs da noite, quem não estivesse em dentro de casa depois das 21 hrs eles matavam !!
Bem próximo da casa que morava.
No de Santa Rita VV
Tinha dois caras que foram mortos dentro do guarda-roupa
Eles levaram mais de 50 tiros
Ficaram penerados dentro do guarda roupa
Os dois bandidos eram conhecidos cm Baby e Quechado, eles eram bandidos do bairro !!
Esse homicídio foi reportado por todo o ES na época!!
Era entre 96, 98 não tenho certeza do ano !!
Faz uma investigação jornalística sobre esse fato que ocorreu nós anos 90 no ES

michaelcleverson