ENSINO FUNDAMENTAL BNCC - Como Funciona, Etapas e Classificações

preview_player
Показать описание
Olá,
ACESSE O LINKS PARA SABER MAIS

Nosso Blog💡

***** 🎁Ebook Grátis - ALFABETO DAS COISAS 🎁 *****

É possível Alfabetizar de maneira rápida?

BNCC

Ensino Fundamental

Como Funciona?
O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros.
É dividido em Duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.
A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil.

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que, os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado, ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita, e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação, multimidiática e multimodal, e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil.
É necessário que a escola dialogue com a diversidade de formação e vivências para enfrentar com sucesso os desafios de seus propósitos educativos.

Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento. (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino religioso).
Elas favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares.
Cada área do conhecimento estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo dos nove anos. Essas competências explicitam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

COMPETÊNCIAS
Definidas como a "mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo de trabalho". Além das dez competências gerais, cada área e cada componente curricular têm competências específicas.

UNIDADES
São os grandes blocos temáticos em que a BNCC organizou o conhecimento escolar de cada componente. Um exemplo: em Ciências do Fundamental 1, há três unidades (Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo).

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Para cada unidade, são os conteúdos, conceitos e processos abordados nas habilidades, onde aparecem como o complemento do verbo. Por exemplo, em Ciências, a habilidade "nomear e representar graficamente partes do corpo humano" trabalha o objeto de conhecimento "corpo humano".

HABILIDADES
Dizem respeito às aprendizagens essenciais esperadas para cada disciplina e ano. São sempre iniciadas por um verbo que, segundo o texto da Base, "explicita o processo cognitivo envolvido". Exemplo: em Ciências, "deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso".

Essa forma de apresentação adotada na BNCC tem por objetivo assegurar a clareza, a precisão e a explicitação do que se espera que todos os alunos aprendam no Ensino Fundamental, fornecendo orientações para a elaboração de currículos em todo o País, adequados aos diferentes contextos.

Texto: Sistemamaxi e Nova Escola
Imagens: Freepik e Google

Agradecemos,
Grupo Pedagogia Mirim
Рекомендации по теме