A BOLHA no Mercado de Tecnologia é Real?

preview_player
Показать описание
As oportunidades para programadores e profissional de tecnologia no geral não param de crescer. O problema é que esse movimento geram muitas desconfianças sobre uma possível bolha e se realmente a demanda vai continuar crescendo. Que tal vir conosco nesse vídeo analisar um pouco do passado, do presente e projeções para o futuro para tentarmos desvendar se realmente estamos vivendo em uma BOLHA DEV?

📝 𝗟𝗶𝗻𝗸𝘀 𝗖𝗶𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀

📰 𝗖𝗼𝗺𝗽𝗶𝗹𝗮𝗱𝗼: 𝙋𝙤𝙙𝙘𝙖𝙨𝙩 𝙚 𝙉𝙚𝙬𝙨𝙡𝙚𝙩𝙩𝙚𝙧

📡 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗗𝗙𝗧𝗩

☕ 𝗖𝗹𝘂𝗯𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗖𝗗𝗙𝘀 𝗻𝗼 𝗬𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗲

𝑵ó𝒔 ❤️ 𝒓𝒆𝒄𝒆𝒃𝒆𝒓 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔, 𝒄𝒂𝒓𝒕𝒂𝒔, 𝒃𝒓𝒊𝒏𝒅𝒆𝒔 𝒆 𝒎𝒊𝒎𝒐𝒔.
Caixa Postal: 91735 - Cep: 25620-972
Petrópolis / RJ

#BolhaDev #Mercado #Futuro
#Vlog195
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou desenvolvedor desde 2010 e vejo a essa desistência dos estudantes desde meu primeiro ano de faculdade em 2007. Na minha opinião, todo o começo é difícil, quando eu comecei, tive muitas dificuldades para aprender, porém, quando não entendia algo, ai que me dava mais vontade de estudar pra aprender. Hoje temos muitas pessoas que desistem na primeira frustração. Outra coisa, não pense que conseguiu o primeiro emprego, ta ganhando bem, agora devo me acomodar, não é assim que funciona, se você ficar sem estudar 1 ano, já perde muito conteúdo, pois a área é muito dinâmica, então tenha em mente que ser desenvolvedor vai requerer estudar sempre.

pulagrilo
Автор

Trabalho com desenvolvimento de software desde 2012. E o maior problema é a alta demanda e a falta de profissionais realmente qualificados. Isso se dá ao fato de iniciantes caírem no famoso marketing: “se torne um programador em 30 dias e ganhe 15k por mês”
Minha humilde opinião: propagandas assim deveriam ser um crime. 😬

jefersonalmeida
Автор

O problema é que as empresas de tecnologia querem um Dev Júnior com 30 anos de experiência 10 projetos e que saibam todas as linguagens de programação.

EliasSilva-mqkn
Автор

Só quem estuda afundo programação sabe que uma tonelada desiste no caminho.

heitorgoncalez
Автор

To vendo muita gente reclamando que o mercado está pedindo gente com experiência, então vou dar minha opinião de vivência de mercado que tenho: Buscar profissional que tenha experiência não quer dizer que o profissional tenha anos de trabalho! A maioria das empresas grandes migraram para CLOUD, seja AWS, GCP ou Azure! Estude e domine uma dessas! Domine versionamento com GIT, seja bom em pelo menos uma linguagem de programação! Eu vejo muito programador iniciante se contentando apenas com Python, e a menos que você seja analista de dados, ML, ou algo similar, Python (e aqui vai minha opinião que é MUITO pessoal) é excelente para dados, mas não é tão bom quando se fala em criar projetos muito grandes. Não estou dizendo que Python é ruim ou que você não vai conseguir emprego ou muito menos que empresas só usam Python pra dados, mas você ser bom em alguma outra coisa te coloca em outro nível, exemplo: JS, C# ou Java. E aqui vai o mais importante: Enquanto você não consegue a sua vaga, crie projetos pessoais legais e coloque no GitHub como público, contribua em projetos opensource e para os mais corajosos, busque freelas porque isso vai te dar coragem, experiência e bagagem para que empresas te contratem!

alexspmiranda
Автор

Comecei na faculdade de física, larguei para ir pra astronomia e larguei fazem 2 anos para ir pra sistemas de informação.
Melhor decisão que tomei. Consegui um estágio em uma multinacional logo no primeiro ano, ja fui efetivado e tenho muita perspectiva.

MatBat__
Автор

Não sou da área (ainda) mas meu irmão está a uns 5 anos na área e é Dev backend. Pelo que ele fala, a tendência do Brasil é ficar brigando por pleno/sênior, dão pouquíssimas vagas pra júnior. Os profissionais estão aprimorando o inglês e trabalhando pra empresas do exterior ganhando em dólar, assim como meu irmão está ganhando. Brasil vai demorar pra deixar o mercado legal.

jonathantorquato
Автор

Cara, na real? Enquanto as empresas no Brasil quiserem Júnior com experiência de Pleno ou ficarem brigando por Pleno/Sênior, essa escassez vai continuar aumentando porque quem tem a cabeça no lugar vai aprender outro idioma e trabalhar para empresas de fora do Brasil. Eu fiz isso, conheço tantas outras pessoas que fizeram isso e cada vez mais existem mais pessoas que fazem isso.

analuiza
Автор

Consegui minha vaga de estágio como analista em uma startup de Floripa. Tô muito feliz trabalhando com dados na vida real 🤩

abelrapha
Автор

Sou analista de sistemas e desenvolvedor. Recebo de três a quatro propostas de emprego por dia, muitas delas de empresas grandes. Isso vem se intensificando de maneira muito notória nos últimos anos. No entanto, dos 40 alunos que iniciaram a faculdade comigo na época em que comecei, somente 16 se formaram. O que posso dizer é que a profissão está aí para todos, mas nem todos são para ela. É necessário que a pessoa preencha alguns requisitos de personalidade para dar certo nessa área. Não há nada de mal nisso. Por isso temos médicos, motoristas, administradores, agricultores, desenvolvedores. A vocação existe e na área de T.I. não é diferente. É uma área que exige muito esforço da mente, e só quem realmente gosta disso consegue se firmar.

ACS
Автор

Se fosse tão alto a demanda como dizem os alunos já sairiam dos cursos e faculdades empregados já que menos da metade se forma, o que não acontece a maioria dificilmente consegue encontrar um estágio, é uma demanda para pessoas muito experientes que querem trabalhar na faixa salarial que lhe são apresentados, mas isso serve para qualquer profissão o resto é ter sorte mesmo, se vc não está encontrando emprego na sua área que não é TI e acha que mudar para TI vai resolver o seus problemas vc está totalmente enganado.

jamaisnunca
Автор

Vai pra Alura. Já faço Java a seis meses e estou adorando. Mercado de tecnologia, o cinquentão está chegando 😉

dantas
Автор

Sempre amei tecnologia, já fui professor de informática, e sou apaixonado por cybersecurity, porém a vida me levou para a área de manutenção predial e industrial onde atuo como supervisor. Esse ano estou fazendo a virada, estou estudando engenharia de software e dou aulas de robótica para o ensino fundamental. Um fantasma que não sai da minha cabeça é minha idade <43><\44>. De coração vcs acham que não é tarde para recomeçar? Estou me identificando muito com o canal. Abraço.

leandrorodrigues
Автор

Estou com 10 anos de Dev. e vou fazer como alguns aqui dos comentários, vou focar no inglês e trabalhar para fora porque não compensa trabalhar aqui... ou seja a demanda só tende a aumentar mesmo.

alexandreborges
Автор

Eu sou dev. senior web e desktop, com MSc. em Ciência da Computação e atuando desde 2001 (21 anos).
Já trabalhei no Brasil, numa estatal, no início da carreira. Depois comecei a trabalhar para clientes no exterior e nunca mais corri atrás de trabalho por aqui no Brasil. Também fui professor por 12 anos em cursos de graduação.
Aqui a exigência na contratação é bizarra, exigem conhecimentos "Yoda Level" da última versão de todos os frameworks já lançados na face da terra e depois querem pagar uma merreca!
🤣🤣🤣
Não vale a pena trabalhar com TI no Brasil.

Lemure_Noah
Автор

Tenho notado que muitos Devs em início de carreira ficam com medo de nao saberem o suficiente pras vagas ou até acham que as empresas só querem profissionais experientes, mas acredito que haja um pouco distorção na visão do que ocorre no mercado.
Sou Dev a 8 anos e enfrentei esses mesmos problemas no passado e cheguei a conclusão de que as empresas, sejam grandes ou pequenas, querem Devs maduros no sentido literal, ou seja, soft skills. Elas precisam de profissionais que estejam dispostos a aprender, não necessáriamente super experts, mas que tenham disposição e maturidade pra dizer "Não sei muito sobre isso, mas vou correr atrás de aprender".

OBSERVAÇÃO IMPORTENTE: Isso que falei antes não se encaixa em perfis de empresa que pedem que o profissional saiba TUDO do momento e querem parar 2 mil em PJ. Vagas absurdas PRECISAM ser combatidas.

dhanielr
Автор

Sou novato na área, mas a minha impressão é que a maior parte dos cursos estão direcionados para desenvolvimento Web, e não tanto para Big Data Analytics. Talvez seja essa a impressão da tal "bolha"? muito bom o vídeo.

henriquekramer_
Автор

Meu curso de Sistemas, a sala começou com 30 alunos e terminou com 7 se formando.

thallesvs
Автор

Hj, ainda não, porém irá estourar daqui um tempo. É muita notícia de que é um mercado carente, que paga muito bem, mas sem mostrar toda a realidade. Vendo o movimento de pessoas indo pra área (principalmente front, pq é oq as pessoas acham que é "mais fácil"), da a entender que vai estar extremamente abarrotada a área, vai subir cada vez mais a régua, hj mesmo já dá pra ver, 500 pessoas se candidatando a uma vaga de Jr ou estágio, e estas pessoas que estão migrando desesperadamente para área de programação, muito provavelmente irão ficar sem emprego. Tem muita gente indo de olhos fechados, sem nem saber se gosta ou se vai se dar bem trabalhando com tecnologia, é bizarro pq tem pessoas em profissões completamente diferente indo por esse caminho e não os culpo, pois tem um boom de propaganda irreal por aí, onde tira a necessidade dessas pessoas buscarem a entender se realmente vale a pena.

saquinhodelixomunicipal
Автор

a Questão do "Desespero das empresas" é que eles não se adequam a oferta e demanda, tem poucos dev's disponíveis e querem exigir qualidades muito específicas e pagar o mínimo, mas aí neh vai outra empresa que e toma o funcionário por 1000 pila a mais... tbm todos querem alguém que resolva os problemas acumulados para ontem... e não se preocupam com treinamento e adaptação.... até hoje só uma vaga me ofereceu treinamento antes de iniciar as atividades...por exemplo eu manjo de tudo mas não conheço AWS, aí não te contratam ao invés de te ajudar a desenvolver essa skill ou te treinar, ai tu vai ver coisa de uma semana tu já atendia o que a empresa precisava.. é aquela coisa eles não se adequam a situação atual de oferta e demanda, cobram muito e que querem altos resultados para ontem, sempre trabalham no limite ou forçando horas extras que nunca serão pagas... poucas empresas realmente entendem como as pessoas e o mercado funcionam e trabalham sem explorar os dev's, mas tem empresas assim por aí a questão é não perder muito tempo nas ruins...

victorhugosoareslima